Cultura

Cinema premiado

Teatro do CCMTC tem sessões gratuitas de dois curtas do Coletivo 1921

O Teatro do Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) exibirá, nesta sexta-feira (1º de novembro), às 20h, dois curtas-metragens produzidos pelo Coletivo 1921.  Vencedor do Festival Cinefoot, o curta “Azul escuro” conta a história de um torcedor cego que vive na Amazônia.  O outro filme, “Eterno – um capítulo incontestável”, relata o dia em que uma família participou do recorde de torcedores do Cruzeiro no Mineirão. Os ingressos são gratuitos (quatro por pessoa) e podem ser retirados na bilheteria do Teatro, a partir das 18h. Os organizadores sugerem ao público a doação de um pacote de fraldas geriátricas, que serão destinadas, pelo Programa Minas Tênis Solidário, a instituições assistenciais.

Com duração de 25 minutos, “Azul escuro” conta a história de Seu Lúcio, um cruzeirense que vive na Amazônia. Após ficar cego e quase suicidar, Seu Lúcio passou a produzir um livro sobre o Cruzeiro, sua paixão acalentada desde a infância de órfão. Por um surpreendente acaso, sua história de menino escondido no interior da floresta chegou à imensa torcida em Belo Horizonte, levando a vida do torcedor solitário a um desfecho emocionante. Para produzir o filme, o Coletivo 1921 fez um financiamento coletivo, e cerca de 330 torcedores doaram a quantia necessária para as gravações na Amazônia e em Belo Horizonte.

Produzido em 2017, “Eterno – Um capítulo incontestável” tem duração de 7 minutos e mostra a história da família Ribeiro, que, no dia 22 de julho de 1997, lotou uma Kombi, em Betim, e foi assistir à partida do Cruzeiro contra o Villa Nova, no Estádio Governador Magalhães Pinto, o Mineirão, integrando a multidão de 132.834 torcedores. Aquele seria o “eterno recorde” de público do segundo maior estádio do Brasil. Vinte anos depois, a família Ribeiro se reuniu novamente para reviver aquele dia em que a torcida do Cruzeiro escreveu um dos capítulos mais importantes de sua história. Em outubro último, o filme foi selecionado e está entre os finalistas do 370 FICTS (Sport Movies International Fest Festival), em Milão, na Itália.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

Serviço

Exibição dos curtas “Azul Escuro” e “Eterno – um capítulo incontestável”

Data: 1° de novembro, sexta.
Horário: 20h.
Classificação: livre.
Ingressos: gratuitos (até quatro por pessoa), com retirada a partir das 18h, na bilheteria do Teatro.
Horário de funcionamento da bilheteria: segunda a sábado, das 12h às 20h, e domingo, das 12h às 19h. A bilheteria funciona até 30 minutos depois do início do espetáculo. Formas de pagamento: dinheiro e todos os cartões de débito e crédito. Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.
Mais informações: (31) 3516-1360.
Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. Valores: R$ 12, para sócios, e R$ 24, para não sócios.