Casa Rosada Gasmig Minas

Casa Rosada Gasmig Minas

Parceria com Gasmig e gestão do novo espaço integram programação de 90 anos do Clube

A Casa Rosada Gasmig Minas será oficialmente apresentada ao público no dia 16/8, sábado, como uma das atrações do Minas na Rua. O evento, apresentação da Casa e sua posterior entrega se somam às celebrações dos 90 anos do Minas. O imóvel passou por revitalização e, durante o Minas na Rua, será possível conhecer o espaço e a arquitetura em visitas guiadas. As visitas, com duração de cerca de 40 minutos, acontecem nos horários de 14h30, 15h30 e 16h30, e são parte do Projeto “Expedições do Patrimônio”, uma ação educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, coordenado por Patrícia Urias. O arquiteto Ulisses Morato é o convidado para conduzir os grupos.

As inscrições para as visitas guiadas devem ser feitas por meio deste formulário. Para participar do evento, também é necessário retirar o ingresso do Minas na Rua, na Sympla. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.

A Casa Rosada Gasmig Minas será aberta ao público, tornando-se mais um ponto de acesso à cultura e à arte, integrando o pilar de Cultura do Clube. Para o presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, a população de Belo Horizonte é a maior beneficiada da parceria. “É importante que pensemos no fomento à arte e à cultura para além das leis de incentivo, como a Gasmig e o Minas fazem neste novo equipamento cultural. Com a abertura da Casa Rosada ao público, criamos mais um espaço de preservação do nosso patrimônio histórico e arquitetônico. E, como os demais equipamentos mantidos pelo Minas, a Casa Rosada será aberta para todos, trazendo ao belo-horizontino mais uma opção de lazer e de fruição cultural”, afirma.

A adaptação do casarão histórico em espaço expositivo foi conduzida pelo escritório Arquitetos Associados. Na parte principal da Casa Rosada Gasmig Minas, a primeira ação prevista é uma mostra com núcleos expositivos que exploram a história de Belo Horizonte. A exposição terá assinatura dos curadores Marconi Drummond e Maurício Meirelles, responsáveis por traçar um diálogo entre o imóvel e a história da rua da Bahia e da cidade.  A parte de trás da casa será ocupada por eventos culturais, exposições temporárias e um espaço gastronômico.

 

Minas na Rua
No dia 16 de agosto, das 10h às 17h, a rua da Bahia será tomada pelo evento Minas na Rua para comemorar os 90 anos de histórias do Clube junto à população de BH. Será uma grande festa ao ar livre, em frente à Unidade I, entre as ruas Antônio Aleixo e Antônio de Albuquerque. Aberto ao público e gratuito, haverá atrações que vão da boa música ao teatro, das atividades infantis à gastronomia, das visitas históricas às experiências esportivas.

De acordo com o presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira, o propósito do encontro é comemorar a história e o futuro do Clube. “Será um dia para celebrarmos com todos, para agradecermos aos sócios e a todos os belo-horizontinos pela nossa trajetória. O 

Minas cresceu com Belo Horizonte e hoje compartilha suas conquistas com a capital. Acreditamos na força
da cultura, da educação, do esporte e do lazer, nossos pilares, como forma de transformar vidas. É uma festa feita para todos se divertirem”, conta. Ingressos aqui.

Cozinha Gasmig Minas Mais Afeto
O visitante da Casa Rosada vai poder, além de conhecer o espaço, se deliciar na Cozinha Gasmig Minas Mais Afeto. Com capacidade para 40 pessoas, o espaço abre em soft-opening no final de semana dos dias 23 e 24/8, das 8h às 13h. No menu, assinado por Maria Luiza Alves e Pedro Cunha, serão oferecidos clássicos da culinária mineira afetiva, além de cafés especiais, pães artesanais e produtos Afeto. O cardápio abarca opções salgadas, doces, bebidas e, em um segundo momento, menu executivo para almoço. O espaço vai funcionar, inicialmente, aos finais de semana e, posteriormente, expandirá suas atividades para terça a domingo.

Sobre a Casa Rosada
Casarão histórico localizado na rua da Bahia, n. 2.425, em frente ao Minas Tênis Clube. O projeto da casa é de 1929, do arquiteto Luiz Signorelli, e representa a primeira fase de ocupação da região. A edificação, conhecida por sua coloração, possui ornamentos que evocam rosas. O imóvel é, hoje, patrimônio arquitetônico da capital, concebido sob o estilo arquitetônico eclético, com influência neoclássica.

Tombado pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) em 2002, o bem cultural está inserido no “Conjunto Urbano Rua da Bahia e Adjacências”. Em 2015, o Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural do Município de Belo Horizonte (CDPCM-BH) aprovou a construção de uma nova edificação, de autoria do arquiteto Gustavo Penna. Uma das condições era a restauração integral da Casa Rosada e transferência em cessão, para que o imóvel fosse destinado a um uso cultural. O casarão passou por restauração entre 2018 e 2020, com projeto aprovado pelo CDPCM-BH em 2017. A cessão para gestão do Minas Tênis Clube é válida por 20 anos.

Sobre o Minas Tênis Clube
O Minas Tênis Clube é um dos mais tradicionais e modernos clubes sociodesportivos do Brasil e completa 90 anos em 2025. Sua atuação perpassa 4 pilares: Educação, Lazer, Cultura e Esportes. Considerado um celeiro de atletas, com um vasto histórico de títulos nacionais, internacionais e olímpicos, mais de 1.000 atletas federados, distribuídos em nove modalidades esportivas de alto rendimento, o Clube coleciona inúmeros títulos nacionais e internacionais. A educação também está no DNA do Minas, oferecendo 27 modalidades de cursos para mais de 20 mil alunos minastenistas. O Clube ainda é um polo disseminador de cultura, com o Centro Cultural Unimed-BH Minas que conta com espaços públicos e eventos para produções artísticas e atividades recreativas que promovem saúde, lazer e bem-estar.   

Sobre a Gasmig
A Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig) é a distribuidora exclusiva de gás canalizado em todo o território mineiro, por outorga de concessão pelo Estado de Minas Gerais, atendendo aos segmentos industrial, comercial, residencial, gás natural comprimido (GNC), gás natural liquefeito (GNL), automotivo, cogeração/climatização e termelétrico. A Gasmig é uma sociedade anônima sob o controle indireto do Estado de Minas Gerais, sendo seus acionistas a Companhia Energética de Minas Gerais – Cemig (99,57%) e o Município de Belo Horizonte – PBH (0,43%). A Companhia possui contratos de suprimento de gás de longo prazo com a Petrobras, capazes de garantir o abastecimento do mercado atual e de toda a expansão planejada para Minas Gerais.

Casa Rosada Gasmig Minas – Projeto “Expedições do Patrimônio”
Data: 16/8 (sábado)
Horários das visitas guiadas: 14h30, 15h30 e 16h30

As inscrições para as visitas guiadas devem ser feitas por meio deste formulário. Para participar do evento, também é necessário retirar o ingresso do Minas na Rua, na Sympla. A entrada é gratuita e sujeita a lotação.