Casa Rosada

Um presente para Belo Horizonte

Casa Rosada Gasmig Minas é oficialmente apresentada ao público

Uma manhã inesquecível! Pela primeira vez desde que o Minas Tênis Clube assumiu a gestão do imóvel conhecido como Casa Rosada, o público teve a oportunidade de visitar o casarão histórico. Dentro do Minas na Rua, evento comemorativo dos 90 anos do Clube, a Casa Rosada Gasmig Minas foi palco da solenidade que oficializou a entrega da casa. 

Para saciar a curiosidade do público, foram realizadas visitas guiadas ao espaço, em ação que integrou o Projeto “Expedições do Patrimônio”, uma atividade educativa da Diretoria de Patrimônio Cultural da Fundação Municipal de Cultura, coordenado por Patrícia Urias. A condução dos três grupos ficou a cargo do arquiteto Ulisses Morato.

Ainda neste ano, o equipamento será aberto ao público, tornando-se mais um ponto de acesso à cultura e à arte, integrando o pilar de Cultura do Clube. “A Casa Rosada Gasmig Minas é um exemplo de como os entes estatais, junto com a iniciativa privada e a sociedade civil, são capazes de deixar um legado de cultura para a população. Este legado foi construído passo a passo, com Minas Gerais, pela Gasmig, com a Prefeitura de Belo Horizonte, que cedeu ao Minas o espaço pelos próximos 20 anos, e com as entidades privadas, como a Gerdau e a Unimed-BH. Toda a população poderá desfrutar desse ambiente”, pontuou o presidente do Minas, Carlos Henrique Martins Teixeira.

A adaptação do casarão em espaço expositivo foi conduzida pelo escritório Arquitetos Associados. Na parte principal, a primeira ação prevista é uma mostra com núcleos expositivos que exploram a história de Belo Horizonte. A exposição terá assinatura dos curadores Marconi Drummond e Maurício Meirelles, responsáveis por traçar um diálogo entre o imóvel e a história da rua da Bahia e da cidade. A parte de trás da casa será ocupada por eventos culturais, exposições temporárias e um espaço gastronômico.

Cozinha Gasmig Minas + Afeto
Conheça o novo espaço gastronômico! No menu, assinado por Maria Luiza Alves e Pedro Cunha, clássicos da culinária mineira afetiva, além de cafés especiais, pães artesanais e produtos Afeto. Com capacidade para 40 pessoas, a Cozinha Gasmig Minas Mais Afeto funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 18h, e aos finais de semana e feriados, das 8h às 13h.