Notícias

Cultura

Bau de Pedro Nava

Letra em cena on-line apresenta a obra do memorialista mineiro

Na próxima terça-feira, 1º de setembro, às 20h, no canal oficial do Minas Tênis Cube no Youtube (youtube.com.br/minastcoficial), será realizada mais uma transmissão do “Letra em Cena on-line”, desta vez homenageando Pedro Nava (Juiz de Fora, 1903 – Rio de Janeiro, 1984).  A obra do escritor mineiro será analisada pelo professor de literatura da UFMG Antônio Sérgio Bueno, em entrevista ao curador do programa literário do Minas, jornalista José Eduardo Gonçalves. A leitura dos textos de Pedro Nava será feita pelo ator Odilon Esteves. Para saber informações e novidades sobre o programa literário do Minas Tênis Clube, faça sua inscrição no site da Sympla.

Considerado como um dos mais importantes memorialistas do Brasil, Pedro Nava escreveu sete livros, nos quais mostra um painel completo da cultura e dos costumes brasileiros, nos séculos XIX e XX. Em  Baú de Ossos, lançado em 1972, o autor resgata histórias dos seus antepassados, além de lembranças de infância. “Como bem disse Otto Lara Resende (1922 – 1992), quando leu os originais de Baú de Ossos: ‘trata-se de um livro que, sozinho, dá notícia de toda uma cultura’. A obra de Nava é um retrato bastante crítico da burguesia brasileira na segunda metade do século XIX e primeiras décadas do século XX”, afirma o professor Antônio Sérgio Bueno.

Antônio Sérgio Bueno, professor de literatura da UFMG, analisará as obras de Pedro Nava. Foto: Arquivo pessoalAntônio Sérgio Bueno, professor de literatura da UFMG, analisará as obras de Pedro Nava. Foto: Arquivo pessoal

As outras obras de Nava são Balão Cativo (1973) e Chão de Ferro (1976);  Beira-Mar (1978)Galo das Trevas (1981)O Círio Perfeito (2004) e  o livro póstumo incompleto Cera das almas (2006). Pedro Nava viveu cercado por jovens escritores modernistas, especialmente Carlos Drummond de Andrade, e Mário de Andrade. “O próprio Nava afirmava que o estilo literário de suas memórias vinha de Mário de Andrade e das igrejas barrocas de Minas Gerais”, destaca o professor.

Serviço

Letra em cena on-line. Como ler Pedro Nava
Data: 1º de setembro, terça-feira.
Horário: 20h.
Transmissão: canal oficial do Youtube do Minas Tênis Clube.

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!