Notícias

Cultura

Virtual Amilcar de Castro

No sexto vídeo da série, as esculturas de Amilcar de Castro

A Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas abriga, até 24 de janeiro de 2021, a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e luz”, que tem o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A mostra reúne cerca de 50 obras do artista mineiro e marca as comemorações pelos seus 100 anos de nascimento (8.6.1920 - 21.11.2002). Por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de ocupação da Galeria do CCMTC foi reduzida a 30 pessoas simultaneamente. Assim, essa versão virtual da exposição foi produzida para que todos tenham a oportunidade de apreciar as obras do mestre. A série de vídeos apresenta e explica a arte de Amilcar de Castro, incluindo depoimentos de artistas e galeristas.

 

A escultura "Estrela", de 1952, está na Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto: Orlando BentoA escultura "Estrela", de 1952, está na Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto: Orlando Bento

 

Amilcar é um mestre na arte tridimensional nacional. Utiliza aço, ferro e alumínio em suas obras. Somente cortando e dobrando, cria formas que interagem com a luz, proporcionando nova observação da peça de diferentes ângulos. Está na exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz” a escultura “Estrela”, iniciada em 1952. Neste vídeo, você confere as várias possibilidades de contemplação dessa obra.

 

 

 

Depoimento

O crítico e curador Paulo Sérgio Duarte destaca que as obras de Amilcar são “importantes contribuições para a história da escultura no século XX”. Veja o depoimento completo do especialista aqui.

 

 

O Educativo Malacaxeta realiza as visitas on-line! 
O intuito da visita mediada é possibilitar as pessoas a dialogarem e vivenciarem ações do educativo, observando as obras expostas na Galeria, dentro da segurança que é a própria casa! Agende sua visita gratuitamente por meio do e-mail: educativogaleria@mtc.com.br

 

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 



Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!