Notícias

Cultura

Amilcar de Castro – Virtual

A arte em papel é tema do quinto episódio da websérie

A Galeria do Centro Cultural Unimed-BH Minas abriga, até 24 de janeiro de 2021, a exposição “Amilcar de Castro – Matéria e luz”, que tem o patrocínio máster do Instituto Unimed-BH. A mostra reúne cerca de 50 obras do artista mineiro e marca as comemorações pelos seus 100 anos de nascimento (8.6.1920 - 21.11.2002). Por causa da pandemia de Covid-19, a capacidade de ocupação da Galeria do CCMTC foi reduzida a 30 pessoas simultaneamente. Assim, essa versão virtual da exposição foi produzida para que todos tenham a oportunidade de apreciar as obras do mestre. A série de vídeos apresenta e explica a arte de Amilcar de Castro, incluindo depoimentos de artistas e galeristas.

 

A obra de Amilcar de Castro em papel também está na Galeria de Arte do Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto: Orlando Bento

 

Na exposição “Amilcar de Castro – Matéria e Luz”, que comemora dos 100 anos do nascimento do artista, são apresentados alguns desenhos sobre papel que fundamentam seu pensamento artístico. Os cortes no ferro das esculturas nascem em folhas de papel. Aprecie alguns dos desenhos de Amilcar que estão reunidos na mostra, na Galeria do CCMTC. Confira o vídeo aqui.

 

 

Depoimento

Foi em 1973 que Raquel Arnaud conheceu Amilcar de Castro. Ela estava abrindo sua primeira galeria de arte, e o artista mineiro levou seus trabalhos em papel para serem avaliados. Segundo a especialista, nas obras de Amilcar se vê uma “harmonia de linguagem, de geometria e de paz”. Veja, neste vídeo, o depoimento completo da galerista.

 

O Educativo Malacaxeta realiza as visitas on-line! 
O intuito da visita mediada é possibilitar as pessoas a dialogarem e vivenciarem ações do educativo, observando as obras expostas na Galeria, dentro da segurança que é a própria casa! Agende sua visita gratuitamente por meio do e-mail: educativogaleria@mtc.com.br

 

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!