Notícias

Cultura

Adeus, Palhano Júnior

Cultura mineira perde um de seus mais importantes promotores

O corpo de Palhano Júnior, ex-diretor do Departamento Cultural e Artístico (DCA) do Minas Tênis Clube, será velado hoje, 18 de agosto, terça-feira, entre 18h e 20h, no salão da Metropax, localizado na avenida do Contorno 3000, no bairro Santa Efigênia. Palhano Júnior morreu na tarde desta segunda-feira, em decorrência de uma infecção urinária e choque séptico. O Minas Tênis Clube lamenta a morte e se solidariza com sua família.

“Ele foi um precursor da área da Cultura numa época em que Belo Horizonte era ainda muito provinciana e com poucos espaços culturais. Visionário e pioneiro, Palhano Júnior abriu as portas para artistas como o pintor ítalo-brasileiro Amadeo Luciano Lorenzato, promovendo sua primeira mostra individual. Por toda a arte e cultura que trouxe para o convívio do Minas Tênis Clube, só temos a agradecer Palhano Júnior”, afirma André Rubião, diretor de Cultura do Minas.

Décimo aniversário do Departamento Cultural e Artístico do Minas, em 1972. Juscelino Kubitscheck e Palhano Jr. Foto: Centro de Memória MTCDécimo aniversário do Departamento Cultural e Artístico do Minas, em 1972. Juscelino Kubitscheck e Palhano Jr. Foto: Centro de Memória MTC

José Martins Palhano Júnior, conhecido por Palhano Júnior, foi atleta da natação do Minas Tênis Clube nas décadas de 1940 e 1950. Incentivado por José Mendes Júnior, então presidente do Clube, Palhano Júnior criou o Departamento Cultural e Artístico (DCA), do qual foi responsável entre os anos 1962 a 1986.

À frente do DCA, Palhano organizou importantes eventos culturais na capital mineira, como concertos, corais, audições, apresentações de orquestras, óperas-concertos, operetas, festivais, exposições de artes plásticas, lançamentos de jovens talentos mineiros da música, do canto, teatro e das artes em geral.

Siga como redes sociais oficiais da cultura de Minas:

Facebook : / mtccultura
Instagram : @mtccultura

 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!