Notícias

Cultura

Novo Cinema Argentino

Mostra exibe filmes de Martín Rejtmam na Sala I

O Ciclo de Cinema Supergasbras apresenta a última mostra de sua programação. Entre os dias 20 e 26 de abril, serão exibidos seis filmes do diretor argentino Martín Rejtman, três filmes oriundos da Carta Branca a Martín Rejtman, mais debates, bate-papos e sessões comentadas. No dia 20/4, o diretor argentino estará na capital para realizar uma masterclass junto ao cineasta mineiro Affonso Uchôa, também haverá uma palestra com Mariana Mol, 26/4. Os ingressos para as sessões custam R$ 2 (inteira), e é necessário verificar a classificação indicativa dos filmes. As outras atrações têm inscrição gratuita.

 

Martín Rejtman, diretor e escritor homenageado, estará no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto:Gerardo NaumannMartín Rejtman, diretor e escritor homenageado, estará no Centro Cultural Unimed-BH Minas. Foto:Gerardo Naumann

Segundo Samuel Marotta, curador da mostra e coordenador das Salas de Cinema, trazer filmes de Rejtman juntos é uma honra. “Sinceramente, somos privilegiados por receber nas Salas do Centro Cultural Unimed-BH Minas um artista da importância de Martín Rejtman, um dos grandes cineastas de sua geração não só na Argentina mas em perspectiva mundial”, atesta. Samuel aponta que Rejtman transformou a cena cinematográfica argentina. “Seu longa-metragem de estreia “Rapado”, de 1992, foi o filme responsável não apenas por mudar a forma de produção de cinema em seu país mas também por influenciar uma gama enorme de cineastas ao redor do mundo. Vejo, por exemplo, uma clara adesão de cineastas portugueses contemporâneos (João Nicolau, Miguel Gomes) com Rejtman”, observa o curador.

Como de costume nas mostras do Ciclo de Cinema Supergasbras, serão exibidos filmes dirigidos pelo diretor homenageado, três outras obras escolhidas por Martín Rejtman e sessões de curtas do diretor argentino. “Os três filmes da mostra (que não são dirigidos por Martín Rejtman) compõem a Carta Branca ao diretor: o uruguaio “La Vida Util”, dirigido por Federico Veiroj; o chileno “Verano”, de José Luis Torres Leiva e o brasileiro (de Contagem/BH) “Arábia” filme mineiro, dirigido por Affonso Uchoa e João Dumans”, conta o curador.

 

Cena do filme Rapado, destaque da mostra.Cena do filme Rapado, destaque da mostra

Para as atividades como masterclass e palestra, Samuel Marotta convidou o cineasta mineiro Affonso Uchôa e a Doutora e Mestre em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, com pesquisa relacionada ao cinema latino-americano, Mariana Mol. “A escolha pelo diretor brasileiro para o debate com Martín tem como objetivo proporcionar um diálogo entre duas cinematografias potentes dos seus respectivos países, ou seja, um diálogo entre realizadores em que daí certamente sairá questões de modos de produção, estética, questões inerentes à direção cinematográfica”, justifica o curador. Affonso Uchôa, no processo de finalização do seu último filme “Sete anos em maio”, feito em Buenos Aires, estreitou sua relação com Martín Rejtman, que já havia assistido “Arábia”, realizado por Uchôa. Quanto ao convite feito para a Mariana Mol, Samuel entende que ela contribuirá para “uma contextualização histórica, estética e territorial do cinema de Martín Rejtman”, atesta. Mariana é autora do livro “Filmes de Estrada e América Latina – Caminhos de Uma Estética e Narrativa Própria”.

Com essa mostra, Samuel deseja trazer para o público belo-horizontino a obra deste realizador argentino que é pouco conhecido na capital mineira. “Ainda que Martín Rejtman seja um realizador central na Argentina e em vários cantos do mundo, sua obra ainda é pouco conhecida no Brasil, especialmente em Belo Horizonte. O objetivo, portanto, é apresentar ao público das salas do Centro Cultural Unimed-BH Minas um cinema que inspirou e inspira outros públicos e olhares”, conclui.

 

Confira a programação

20/04- Quinta-feira
Sala 1

18h15
- Rapado I Martín Rejtman, Argentina, 75 min, 1992
20h - Masterclass I com Martín Rejtman e Affonso Uchôa (com tradução em libras)

21/04- Sexta-feira
Sala 1

18h15
- Entrenamiento Elemental para Actores I Martín Rejtman e Federico León Argentina,62 min, 2009
19h30 -The magic gloves I Martín Rejtman, Argentina/França/Alemanha/Países Baixos, 90 min, 2003

22/04 - Sábado
Sala 1

18h15
- Carta Branca a Martín Rejtman | Arábia | Affonso Uchôa e João Dumans, Brasil, 96 min, 2017
20h
- Dois Disparos I Martín Rejtman, Argentina/Chile/Alemanha/Países Baixos, 104 min, 2014

23/04 - Domingo
Sala 1

18h15
-Carta Branca a Martín Rejtman | La vida útil | Federico Veiroj, Uruguai/Espanha, 70 min, 2010
20h
- Carta Branca a Martín Rejtman | Verano | José Luis Torres Leiva, Chile, 93 min, 2011  

24/04 - Segunda-feira
Sala 1

16h
- FILMES CURTOS I DOLI VUELVE A CASA I Martín Rejtman, Argentina, 9 min, 1986; SHAKTI I Martín Rejtman, Argentina/Chile, 19 min, 2019; COPACABANA I Martín Rejtman, Argentina, 56 min, 2006
18h15 -  SILVIA PRIETO I Martín Rejtman, Argentina, 93 min, 1999 
20h- THE MAGIC GLOVES I Martín Rejtman, Argentina/França/Alemanha/Países Baixos , 90 min, 2003

25/04 - Terça-feira
Sala 1

18h15
- ENTRENAMIENTO ELEMENTAL PARA ACTORES I Martín Rejtman e Federico León, Argentina, 2009, 62 min
20h
SILVIA PRIETO I Martín Rejtman, Argentina, 93 min, 1999        

26/04 - Quarta-feira
Sala 1

18h15DOIS DISPAROS I Martín Rejtman, Argentina/Chile/Alemanha/Países Baixos, 104 min, 2014
20h15-  RAPADO I Martín Rejtman, Argentina, 75 min, 1992
Palestra: O novo de novo: como a geração anos 1990/2000 reinventou o cinema argentino, com Mariana Mól (com tradução em libras)

Bilheteria - 10h às 20h30, todos os dias.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Cinema por elevador interno, com rapidez e segurança. 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!