Cultura

Arrigo Barnabé

MTCCultura promove mostra de cinema e show em que o artista é a estrela

O Centro Cultural Unimed-BH Minas recebe programações em que a arte de Arrigo Barnabé será enaltecida. Será realizada, entre os dias 27 e 30/7, nas Salas do Cinema, a mostra “Isto é Arrigo”, com a exibição gratuita de cinco títulos em que o artista atuou, fez a trilha sonora e o roteiro, e uma sessão comentada com o Arrigo. No Teatro, o músico faz no dia 30/7, às 19h, o show “Quero que Vá Tudo pro Inferno”, na programação do projeto “Uma voz, um instrumento”, parceria do Centro Cultural Unimed-BH Minas e o produtor Pedrinho Alves Madeira. Os ingressos para o show custam R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do Tetaro ou no site eventim. As ações fazem parte da agenda dos dez anos do Centro Cultural Unimed-BH Minas. 

Depois de “Caixa de Ódio”, um mergulho no universo das canções de Lupicínio Rodrigues, agora Arrigo Barnabé interpreta Roberto e Erasmo Carlos em seu novo show “Quero que Vá Tudo pro Inferno”, acompanhado pelos músicos Paulo Braga no piano e Sérgio Espíndola no violão. A admiração de Arrigo pelo rei vem desde sua juventude e nasceu quase que ao mesmo tempo que seu interesse e entusiasmo pela canção popular brasileira. 

No show, a escolha do repertório transita entre canções românticas – “Como é grande o meu amor por você”, “Gatinha manhosa”, “Os seus botões”, “Eu te darei o céu”, “Detalhes” , as irreverentes  “Quero que vá tudo para o inferno”, “Sua estupidez”, “Se você pensa”, “Vem quente que eu estou fervendo” e  as existencialistas  “Sentado à beira do caminho” e “As curvas da estrada de Santos”. 

Sobre a curadoria de Samuel Marotta, coordenador e programador das Salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, a mostra Isto é Arrigo tem como objetivo apresentar ao público de Belo Horizonte a obra do artista que é pouco conhecido no cinema. “É provável que algumas pessoas que vão ao show de Arrigo Barnabé não conheçam (ou se sabem, não viram) sua carreira carreira marcante no cinema, como músico, ator, roteirista e talvez outras funções”, observa Marotta. Cabe ressaltar que o multiartista não se atém apenas ao fazer musical cinematográfico, mas mergulha nos diversos âmbitos da sétima arte. “As participações de Arrigo Barnabé superam a de um músico contratado exclusivamente para compor a trilha sonora de um determinado filme. O toque Arrigo está na consolidação de um espírito de uma época”, afirma o curador. Serão exibidos cinco filmes “que resumem a relação dilacerante de Arrigo Barnabé com o cinema”, revela.

Serão exibidos os títulos Nem tudo é verdade, de Rogério Sganzerla, Ostinato, de Paula Gaitán; Cidade Oculta, de Chico Botelho, Estrela Nua, de Ícaro C. Martins e José Antônio Garcia e Passagem Secreta, de Rodrigo Grota. “Foram selecionados filmes que contam um pouco da relação profícua de Arrigo Barnabé com o cinema e vice-versa. Dessa forma, selecionei alguns trabalhos que considero representativos da força e da potência criativa de Arrigo”, explica o curador Samuel Marotta.

O curador diz que acredita que trazer esses títulos para o grande público vai ser uma oportunidade de entrar em contato com a arte completa de Arrigo. “Sinto que para Arrigo Barnabé o cinema sempre foi e é uma forma de lidar com o popular. Algo que ele sempre buscou na música às suas maneiras e formas. Não à toa dois dos filmes que estão na mostra, “Estrela Nua” e “Cidade Oculta” são películas que deliberadamente flertam com o que era popular em suas respectivas épocas de lançamento. O primeiro é uma falsa pista de filme erótico, que no início dos anos 80, quando foi lançado, ainda atraía multidões aos cinemas baratos de São Paulo. No segundo, Arrigo é ator de um filme policial, de gangster, gênero presente desde a invenção do cinema. Ou seja, a relação com o grande público sempre foi central para a obra do artista. Isto – também – é Arrigo”, diz.

Com ingressos gratuitos, além da exibição dos filmes, a mostra “Isto é Arrigo”, será realizada uma sessão em que o artista vai conversar com o público. “Tenho certeza que será uma oportunidade incrível para ouvir as inúmeras histórias dos sets de filmagem, das relações com diretores consagrados, como Rogério Sganzerla, Paula Gaitán, Chico Botelho, Ícaro Martins, e principalmente a respeito do processo criativo de Arrigo. Será um barato!”, vaticina Samuel Marotta.

PROGRAMAÇÃO DA MOSTRA ISTO É ARRIGO

Filmes:

OSTINATO I Paula Gaitán, Brasil, 2021, 56min., cor
NEM TUDO É VERDADE I Rogério Sganzerla, 1h35, Brasil, 1986
ESTRELA NUA I  Ícaro C. Martins e José Antônio Garcia, 1h30, Brasil, 1984
CIDADE OCULTA I Chico Botelho, 1h20, Brasil, 1986
PASSAGEM SECRETA I Rodrigo Grota, Brasil, 1h35, 2022

 

27/7 – Quinta-feira
Sala 1

18h15 – NEM TUDO É VERDADE I Rogério Sganzerla, 1h35, Brasil, 1986
20h10 – ESTRELA NUA I  Ícaro C. Martins e José Antônio Garcia, 1h30, Brasil, 1984

 

28/7 – Sexta-feira
Sala 1

18h30 – CIDADE OCULTA I Chico Botelho, 1h20, Brasil, 1986
20h10 – OSTINATO I Paula Gaitán, Brasil, 2021, 56min, cor

29/7 – Sábado
Sala 1

17h OSTINATO I Paula Gaitán, Brasil, 2021, 56min, corsessão comentada por Arrigo Barnabé
20h – NEM TUDO É VERDADE I Rogério Sganzerla, 1h35, Brasil, 1986

Sala 2

14h10 – PASSAGEM SECRETA I Rodrigo Grota, Brasil, 1h35, 2022

30/07Domingo

Sala 1

18h30 – CIDADE OCULTA I Chico Botelho, 1h20, Brasil, 1986
20h – ESTRELA NUA I  Ícaro C. Martins e José Antônio Garcia, 1h30, Brasil, 1984

Sala 2

14h10 – PASSAGEM SECRETA I Rodrigo Grota, Brasil, 1h35, 2022

 

 

Serviço:

Arrigo Barnabé – Uma voz, um instrumento

Data: 30 de julho de 2023, domingo
Horário: 19h
Classificação: livre
Ingressos: R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia). 

COMPRE AQUI 

Horário de funcionamento da bilheteria: de segunda a sábados, das 12h às 20h ou até 30
minutos após o início do espetáculo. Domingos e feriados, das 12h às 19h ou
até 30 minutos após o início do espetáculo.

Horário de abertura da plateia para entrada do público: 30 minutos antes do horário da apresentação.

Mais informações: (31) 3516-1360.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Teatro por elevador interno, com rapidez e segurança.  O Estacionamento fica aberto até meia hora após o fim do espetáculo. 

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