E por falar em saudade
Entre os dias 3/7 e 6/8, a Galeria de Arte do Minas II abriga a exposição “E por falar em saudade”, do artista mineiro Paulo Rosae. A mostra apresenta 12 pinturas abstratas e expressionistas com referência aos artistas americanos da década de 1950/1960, na técnica acrílica sobre tela e colagens feitas com retalhos de pinturas, com cinco dimensões distintas. O nome da exposição é inspirado no verso da canção “Onde anda você”, de Hermano Silva e Vinícius de Moraes. e Paulo diz “que assim como na música, quero falar mais do que a saudade”. A Galeria de Arte do Minas II fica na avenida dos Bandeirantes, 2.323, na Serra, aberta de segunda a sexta-feira, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h. A entrada é franca.
A escolha do tema saudade para a mostra surgiu de maneira natural. “Há um ano venho realizando trabalhos que, de certa forma, me direcionavam para esse tema. Então, quando percebi, já tinha um emaranhado de ‘saudades’ no meu espaço de pintura. Assim surgiu a série”, revela o artista. Além da canção, os escritos de Pablo Neruda (1904 – 1973) também inspirou Paulo Rosae. O pintor diz que a poesia “sempre me influência e não só o Neruda. Esse sentimento é maravilhoso e enigmático ao ponto de estar presente em várias artes (literatura, cênica, visual, música, arquitetura, etc)”, observa Paulo.
Obra “Algumas saudades não morrem”, que estará na Galeria do Minas II.
Dentre as peças da exposição, Paulo destaca a tela “Algumas saudades não morrem” na dimensão 100 x100 cm, na técnica de monotipia (impressão muito simples, em que se consegue a reprodução de um desenho numa prova única). “Essa obra foi realizada com base no poema de Paulo Miquéias, ‘De fato não dormem’. Algumas saudades nos perseguem mesmo no sono mais profundo, invadindo nossos sonhos, fincando suas raízes. As cores são sugestivas para essa reflexão: o vermelho da paixão e do perigo; o azul da serenidade e dos sonhos. Tudo tão ambíguo quanto a palavra e o sentimento saudade”, explica.
Paulo afirma que seus trabalhos “têm boas vibrações e isso já é o suficiente” para que o visitante saia da mostra encantados. “Desejo que saiam de lá com aquela saudade boa, com aquele sentimento de que algum dia, retornará a essa lembrança física ou emocionalmente”, conclui o artista.
Serviço
Exposição “E por falar em saudade”, de Paulo Rosae
Data: de 3 de julho a 6 de agosto de 2023
Local: av. dos Bandeirantes, 2.323, Serra, no Minas II.
Horário: de segunda a sexta, das 6h às 22h; aos sábados, das 6h às 20h; e aos domingos e feriados, das 6h às 19h.
Siga as redes sociais oficiais da cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura