Notícias

Cultura

Per tutti

18º Festival de Cinema Italiano

A Sala 1 do Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas exibe sete filmes do 18º Festival de Cinema Italiano, entre os dias 23 e 29/11. Além da programação, no dia 21/11, terça-feira, às 19h, na Sala 1, será exibido o filme “Por um destino insólito”, que terá comentários do coordenador e programador do Cine Humberto Mauro (Palácio das Artes), Vitor Miranda. As sessões serão gratuitas com retirada de ingressos uma hora antes da sessão.

A 18ª edição do Festival de Cinema Italiano no Brasil é uma celebração espetacular da rica cinematografia da Itália. A mostra apresenta filmes dirigidos pelos mais renomados cineastas italianos da atualidade e películas independentes.

A mostra se revela como uma oportunidade para os amantes do cinema italiano assistirem uma ampla e variada programação que leva para o público obras dos mestres da commedia all´italiana, como Mario Monicelli, Dino Risi, Federico Fellini e Lina Wertmüller, e outros diretores que surfaram pelo gênero, como Luigi Comencini, Steno, Elio Petri, Luciano Salce, Giuseppe Bertolucci, Nanni Loy, Luigi Filippo D'Amico, Luigi Zampa, Alberto Lattuada e Pasquale Festa Campanile. 

Confira os títulos que serão exibidos no Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas:

A terra das mulheres
Drama, 14 anos, 1h44, Itália

Direção: Marisa Vallone
Sinopse: Em uma Sardenha rural, durante a Segunda Guerra Mundial, vive Fidela, a sétima filha, uma mulher considerada bruxa pela tradição popular. Ela encontra amor e conexão com a terra e a água, mas também enfrenta o desafio de ser diferente em uma sociedade que busca conformidade. Quando Fidela se torna mãe de uma criança confiada a ela, sua vida é transformada e ela descobre a força da própria identidade. Uma história envolvente sobre empoderamento feminino, aceitação, maternidade e a busca pela verdadeira liberdade

Sessão: 25/11, sábado
Horário: 16h

 

O primeiro dia da minha vida
Comédia, 14 anos, 2h, Itália

Direção: Paolo Genovese
Sinopse: Um homem misterioso se apresenta a quatro pessoas que atingiram o fundo do poço e desejam acabar com suas vidas, para propor-lhes um pacto: uma semana para redescobrirem o amor pela vida. Seu propósito é oferecer a possibilidade de ver como o mundo seria sem elas e ajudá-las a encontrar um novo significado para suas existências. Uma história sobre a força de recomeçar quando tudo ao redor parece desmoronar.

Sessão: 23/11, quinat-feira
Horário: 16h

 


Billy
Drama, 14 anos, 1h37, Itália

Direção: Emilia Mazzacurati
Sinopse: Billy era um jovem prodígio. Aos nove anos, ele criou e apresentou um podcast musical de grande sucesso. Agora, aos 19 anos, Billy enfrenta uma crise de identidade e incerteza sobre seu futuro. Ele vive com sua excêntrica mãe, tem uma paixão secreta por uma garota e se relaciona principalmente com crianças entre 8 e 12 anos. Tudo muda quando ele tem um encontro inesperado com seu ídolo de infância, um músico desaparecido há anos. Esse encontro leva Billy a repensar seu caminho e encontrar uma nova perspectiva para enfrentar o futuro. No entanto, nem sempre as coisas acontecem como esperamos, e Billy terá que lidar com desafios e descobrir seu verdadeiro destino.

Sessão: 29/11, quarta-feira
Horário: 16h

Um amor de domingo
Drama, 14 anos, 1h38, Itália

Direção: Pupi Avati
Sinopse: Drama que se passa em Bolonha, nos anos 70. Marzio, Samuele e Sandra são jovens cheios de sonhos e formam a banda musical "I Leggenda". Enquanto buscam o sucesso, eles enfrentam desafios pessoais e uma reviravolta inesperada em suas vidas. Acabam produzindo apenas uma única música: “O décimo quarto domingo do tempo ordinário”. Trinta e cinco anos depois, eles se reencontram e precisam lidar com as consequências de suas escolhas passadas. O filme é uma história de amizade, sonhos e nostalgia, permeado pela música e pelos altos e baixos da vida. Uma síntese do cinema de Avati, permeado por música, melancolia e com o toque irônico que o caracteriza.

Sessão: 26/11, segunda-feira
Horário: 16h

 

O homem na estrada
Drama, 14 anos, 1h50, Itália

Direção: Gianluca Mangiasciutti
Sinopse: Irene é uma jovem assombrada pela morte de seu pai nas mãos de um motorista fugitivo. Determinada a encontrar justiça, ela se envolve com Michele, o dono da fábrica onde trabalha, sem saber que ele é o responsável pelo trágico acidente. À medida que os sentimentos de proteção se transformam em amor, Irene se vê dividida entre vingança e afeição. Enquanto a verdade se aproxima, algo inesperado acontece, desafiando o destino de ambos. Um suspense emocionante que mergulha nas complexidades da culpa, segredos e redenção

Sessão: 28/11, terça-feira
Horário: 16h

 

A invenção de um crime
Drama, 14 anos, 2h10, Itália

Direção: Gianni Amelio
Sinopse: Itália, anos 60. Aldo Braibanti é um influente dramaturgo condenado por plágio e seu aluno é internado em um hospital psiquiátrico. Inspirado em eventos reais, o filme retrata a história de várias vozes, incluindo familiares, amigos, acusadores e apoiadores, enquanto um jornalista busca a verdade em meio a suspeitas e censuras. Amelio lembra o caso Braibanti denunciando uma Itália homofóbica e intolerante. O filme foi apresentado no 79º Festival de Cinema de Veneza vencedor do Prêmio Brian, NuovoImaie Talent Award para Leonardo Maltese.

Sessão: 24/11, sexta-feira
Horário: 16h

Primeira mulher
Drama, 14 anos, 1h42, Itália

Direção: Marta Savina
Sinopse: No cenário da Sicília dos anos 60, Lia Crimi é uma jovem de 21 anos que reage à mais terrível das violências com um ato de rebeldia, abalando as convenções sociais de sua época. Em um mundo onde prevalece a lei do mais forte, a máfia está enraizada e aceita como parte natural da vida, os poderosos decidem e os mais fracos obedecem, sua coragem abrirá caminho para a luta pelos direitos das mulheres.

Sessão: 27/11, segunda-feira
Horário: 16h

Bilheteria - 10h às 20h30, todos os dias.

Estacionamento com acesso interno: entrada pela rua da Bahia, ao lado do Teatro. Após estacionar o veículo, o usuário chega ao Cinema por elevador interno, com rapidez e segurança. 

 

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook/mtccultura
Instagram@mtccultura

 

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!