Notícias

Cultura

Vai e Vem

Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas lança sua publicação

CONFIRA A REVISTA AQUI

 

Há um ano, o Centro Cultural Unimed-BH Minas inaugurou as suas Salas de Cinema. Desde março de 2022, foram exibidos cerca de 200 filmes para um público de 20 mil espectadores, além da realização de 13 mostras produzidas pelo Centro Cultural Unimed-BH Minas ou realizadas nas salas cedidas para as exibições. No dia 29/6, foi lançada a primeira edição da publicação Vai e Vem, uma revista que conta com um apanhado crítico das mostras que contemplaram o Ciclo de Cinema Supergasbras, que contou com seis exibições temáticas especiais. A partir de 5/7, quarta -feira, a revista será distribuida gratuitamente na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas (edição limitada a 1000 exemplares).

Segundo o coordenador e programador das Salas de Cinema do Centro Cultural Unimed-BH Minas, Samuel Marotta, o conteúdo da revista busca “sobretudo a diversidade de pensamentos e estilos. Nesse sentido, contribuíram para a revista profissionais de vários segmentos da realização cinematográfica: direção, programação, crítica, técnica, academia, educação e também da literatura e da música”, explica. Para além das informações incluídas na revista, há um pouco de saudosismo e um resgate da memória das publicações sobre a sétima arte de tempos atrás. “A Vai e Vem surge antes como saudade das revistas impressas de cinema. Adorava comprar todo mês a revista Sete quando adolescente. Em seguida as revistas online como Filmes Polvo, Contracampo, Cinemascópio, Cinequanon, Olhos Livres, dentre outras experiências. A Vai e Vem tem esse contexto como inspiração”, lembra Marotta.

Capa da primeira edução da Revista Vai e VemCapa da primeira edução da Revista Vai e Vem

A revista terá nova edição a cada fim de ciclo de mostras e/ou edições especiais nas Salas de Cinema. “Dividi com a Glaura Cardoso a coordenação editorial e Ana Bahia foi responsável pelo design e diagramação. Em inúmeras conversas, existia um norte na concepção da Vai e Vem: queríamos uma revista de banca em detrimento das revistas de livraria. Em outras palavras, tentamos criar um produto a partir de textos sintéticos e curtos, mas não por isso menos inventivos”, revela Samuel Marotta.

Carlos Henrique Martins Teixeira, presidente do Minas Tênis Clube, observa que a revista Vai e Vem afirma o compromisso do Clube com a democratização da cultura. “A publicação demonstra a pujança da Cultura no Minas, anuncia e divulga com mais intensidade os eventos do cinema do Clube. É isso que desejamos, que a cultura seja universalizada. A revista Vai e Vem é mais uma iniciativa e uma inovação do Clube no campo da cultura”, diz o dirigente.

Na primeira edição

A publicação conta com textos de Paulo Santos Lima, Renan Rovida, Pedro Pimenta, Carolina Santana, Iaci Carneiro, Paula Kimo, Gustavo Kattah de Lima, Julia Katharine, André Felix, Pérola Mathias, Maru, Gabriel Aquino, Luiz Pretti, Patrícia Bizzotto, João Dumans, entrevista de Martin Rejtman por Affonso Achoa, Leonardo Mouramateus, Nina Gazire, Gabriela Albuquerque, Lucas Barbi, Ricardo Aleixo, Letícia Marotta, Carol Macedo, Pedro Kallil, Elisângela Dantas, Evie Mota, Fabrício Cordeiro, Kênia Freitas, Lívia Cabrera, Luís Fernando Moura, Marcelo Cordero, Mardem Machado e Vitor Graize.


A publicação conta com fotos de Alexandre Homem, Elisa Jardim, Gerardo Naumann, Maykel Douglas, Letícia Marotta e Orlando Bento, e ilustrações de Iaci Carneiro, Sara Lambranho e Roberto Bellini.

São 124 páginas divididas em editorias que contam sobre as exibições temáticas que integraram o Ciclo de Cinema Supergasbras que foram: a Cine Clubinho, Paul Newman Diretor, Cine Improvisado, Retrospectiva Martín Rejtman, Cine Improvisado e Retrospectiva 2022. A tiragem é de mil exemplares com distribuição gratuita no Centro Cultural Unimed-BH Minas.

Serviço:

Distribuição gratuita na Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas

Data: 5 de julho de 2023, quarta-feira
Local: Biblioteca do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Horário: de terça a sexta-feira, das 10h às 18h30. Aos sábados, de 9h às 13h.

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:

Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura

 


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!