Peri Fuentes e o pivô Renato trabalharam juntos no Sub-20 na temporada passada (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
No início de 2016, Peri Fuentes chegava ao Minas para assumir o comando da equipe Sub-20 e ser auxiliar do time principal do Clube. Três anos depois, o gaúcho natural de Sant’Ana do Livramento começou a atual temporada como técnico da equipe adulta. Nos próximos meses, o Minas terá compromissos pela Liga Nacional de Futsal (LNF), Copa do Brasil e Campeonato Estadual. Os treinos, porém, já começaram, e o Minas está na segunda semana de atividades.
Nesta quinta-feira (24/1), na Arena MTC, Peri Fuentes comandou mais um treino tático. No elenco, atletas jovens, revelados nas categorias de base, e jogadores experientes, mas que já defenderam as cores do Minas em outras oportunidades. Renatinho, Maico e Henrique voltam a vestir a camisa do Clube. Já para Josué, o ano de 2019 será a primeira experiência como atleta minastenista.
Após a atividade dessa manhã, Peri falou sobre o início dos treinos, o fato de ter trabalhado com muitos jogadores do atual elenco na equipe Sub-20 e reforços da temporada.
Primeiros treinos
“A cada dia tentamos inserir situações táticas, até porque é uma equipe completamente nova, muitos atletas não estavam no Clube. Estamos dando continuidade ao processo de readaptação dos atletas. No retorno das férias, um ou outro atleta tem uma situação mais específica de ritmo. Então, estamos readaptando alguns atletas ao treinamento, intensidade e metodologia. Gradativamente, estamos colocando aspectos táticos e técnicos na equipe”.
Goleiro Anderson é um dos remanescentes da última temporada (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
Experiência no Sub-20
“A facilidade existe na assimilação das coisas. No trabalho, aquele grupo que estava comigo me ajuda diariamente na adaptação dos atletas novos. A gente sabe que Sub-20 é uma coisa e o adulto é outra, ainda mais no nível de Liga Nacional, que é um nível altíssimo. A gente precisa fazer alguns ajustes, algumas adaptações, algumas modificações em relação ao jogo do Sub-20 no adulto. Estamos mesclando atletas jovens com atletas mais experientes, mas todos eles têm o mesmo perfil e o mesmo objetivo. É a busca do espaço no cenário nacional, buscando consolidar uma continuidade em equipes de Liga Nacional”.
Reforços
“A gente tem conversado muito com eles, até para mostrar a importância e aquilo que a gente espera deles. Não é só o papel dentro de quadra, mas fora de quadra. É a conduta, o comprometimento diário. Alguns até estão retornando ao Clube, como são os casos do Maico, Renatinho e Henrique. Agora, eles participam de um novo contexto no Minas. Antes, eram atletas muito jovens em busca de espaço. Agora, são atletas experientes, mas com aquele objetivo de serem protagonistas, buscando afirmação. Uma coisa é você conhecer o atleta sendo adversário, outra coisa é você conhecer o atleta trabalhando com ele diariamente, conhecendo mais ele”.
Patrocinador: Optical Express
Patrocinador: Grupo Risotolândia
Siga as redes sociais oficiais do Futsal do Minas:
Facebook: /mtcfutsal
Instagram: @mtcfutsal</p