Notícias

Esporte Judô

A volta do judô

Copa Brasil Interclubes de judô será realizada neste mês no interior de SP

O mundo do esporte, aos poucos, está voltando aos trilhos. Desde de parada, em março, devido à pandemia de Covid-19, o calendário da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) estava suspenso. Em outubro, a Federação Internacional de Judô realizou o Grand Slam de Budapeste, na Hungria, primeiro evento após a pausa das competições. Agora, chegou a vez do Brasil. Neste mês, entre os dias 25 e 29, em Santana do Parnaíba (SP), será realizada a primeira edição da Copa Brasil Interclubes de Judô, nova competição e principal evento nacional CBJ em 2020, que contará com a presença de grandes nomes da modalidade. Todas as lutas serão transmitidas pelo Sportv.



A competição será disputada por equipes mistas, no formato da nova prova olímpica do judô para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e terá seis clubes brasileiros na disputa pelo título. O Minas Tênis Clube estará presente e entra forte na competição. “Será uma boa competição, em um momento interessante para o judô, que estava parado desde março. O judô internacional também voltou a se movimentar, no último mês, e eu acho que é válido sim a gente ter uma competição como essa aqui no Brasil, claro que respeitando todas as normas e recomendações das autoridades de saúde. A nossa equipe está preparada para o torneio e vamos buscar fazer uma boa competição. O nosso objetivo inicial é tentar chegar à final, vamos trabalhar duro para alcançar esta meta”, planeja o treinador do Minas, Fúlvio Miyata.

Para a realização da competição, a CBJ preparou um rigoroso protocolo de segurança. A Copa Brasil de Judô será realizada em estilo “bolha”, onde todos os envolvidos ficarão confinados no local do campeonato sem ter contato algum com pessoas de fora do evento. Antes, todos os atletas e membros das comissões técnicas serão testados e as medidas de distanciamento deverão ser seguidas à risca, exceto na área de competições, onde o contato entre os atletas é inevitável.

O campeonato promete ser em altíssimo nível. Além do Minas Tênis Clube, estão na disputa o Instituto Reação (RJ), a Sogipa (RS), o Esporte Clube Pinheiros (SP), o Clube Paineiras do Morumby (SP) e o Sesi (SP). Todas as equipes são formadas, em sua maioria, por judocas que integram a seleção brasileira principal, fortalecendo ainda mais a preparação desses atletas rumo a Tóquio.

Cada equipe mista terá seis judocas em combate, sendo três homens, nas categorias 73kg, 90kg e +90kg, e três mulheres, nos pesos 57kg, 70kg e +70kg, podendo ter até dois atletas reservas. No local onde será disputada a Copa Brasil será permitida a entrada apenas dos oito atletas de cada clube, além de um treinador e um fisioterapeuta ou um médico de cada equipe.

O presidente da CBJ, Sílvio Acácio Borges, destaca que a competição só pode ser realizada graças ao esforço dos clubes e da entidade máxima do judô nacional e que reacende a esperança para dias melhores. “A Copa Brasil Interclubes de Judô nasceu de um esforço conjunto entre a CBJ, nosso patrocinador master, e os principais clubes do Brasil, pensando em um formato inédito que pudesse viabilizar, de forma segura, uma competição de judô em solo brasileiro neste ano, depois da paralisação do nosso calendário. Esse evento reacende nossa esperança para superarmos esse momento difícil e é uma injeção de ânimo nos atletas, fãs, técnicos, enfim, na família judô como um todo. É uma enorme satisfação para a CBJ concretizar a Copa Brasil e é também uma significativa demonstração de união dessas instituições em prol do judô nacional”, explica o presidente da CBJ.

A disputa
Os seis clubes serão divididos em dois grupos de três. Todos se enfrentam dentro dos seus respectivos grupos e os dois melhores classificados de cada lado avançam às semifinais. Os vencedores das semifinais se enfrentarão pelo título, enquanto os perdedores decidem o terceiro lugar.

Programação da Copa Brasil Interclubes de Judô
24/11 - Chegada das equipes e realização de testes (PCR)
25/11 - Treinamento das equipes
26/11 - 1º Dia de Competição - Fase de Grupos
27/11 - 2º Dia de Competição - Fase de Grupos
28/11 - 3º Dia de Competição - Semifinais
29/11 - 4º Dia de Competição - Final e Terceiro Lugar

Patrocinador: Interodonto

Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: 
/mtcesporte
Instagram: @mtcesporte

Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do Projeto Olímpico de Judô - Minas Tênis Clube, processo nº 58000.009434/2018-92 parceria entre Secretaria Especial do Esporte do Ministério da Cidadania e Minas Tênis Clube.


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!