Cultura

Brasília – Sinfonia da Alvorada

Concerto clássico chega ao Teatro em setembro. Não perca!

Como musicar a inauguração da nova capital do Brasil, projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com suas particularidades e relevância histórica? A Sinfonia da Alvorada, composta em 1959, pelos consagrados artistas Antônio Carlos Jobim e Vinícius de Moraes, foi uma demanda do presidente Juscelino Kubitschek para a inauguração da nova capital do país, Brasília.

O feito histórico, narrado por Vinícius e musicado por Tom, iria compor um espetáculo de luz e som para o evento, em 21 de abril de 1960. No entanto, a obra foi lançada oficialmente em disco, em fevereiro de 1961 e somente em 1986, seis anos após a morte de Vinícius, a peça estreou na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Essa é uma das 44 obras, frutos da parceria entre Tom e Vinícius, menos conhecida pelo grande público e parte dessa lacuna, será preenchida no dia 5 de setembro, em sua segunda apresentação no Centro Cultural Unimed-BH Minas. A proposta é que o projeto siga para outras cidades nos próximos meses, em especial, a terra natal de JK, Diamantina.

A versão que será mostrada na capital, contará com original para hepteto e voz, com direção de Paulo Rogério Lage, músicos da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e com narração do conceituado ator Jonas Bloch. A obra, uma homenagem a JK, foi apresentada pela primeira vez em Ouro Preto, em 2024, em comemoração aos 122 anos de seu nascimento e 48 de sua morte.

A direção é de Paulo Rogério Lage, com Sérgio Oliveira do Amaral, na produção executiva, regência de Robson Fonseca e arranjos de Waltson Tanaka. O recitativo está a cargo do ator Jonas Bloch e as músicas são interpretadas por Aymi Shigeta no piano, Jovana Trifunovic no violino, Katarzyina Druzd na viola, Lucas Barros no violoncelo, Renata Xavier na flauta, Wagner Mayer no trombone e Fábio Ogata na trompa. A cenografia é de Tati Trópia, a iluminação de Pedro Pederneiras, o som de Wellington Paim e a gerência do projeto de Sérgio Rafael do Carmo.

Para Paulo Rogério, responsável também pela produção e direção de grandes espetáculos, como o musical “Música de Protesto Brasileira”, “Valencianas” e o “Ballet do Amor Brasileiro”, vale destacar que “JK compreendeu a grandiosidade da missão e convocou dois dos maiores nomes da música brasileira para a tarefa. Momento a celebrar um tempo em que o presidente do Brasil se unia ao que havia de melhor na música, na literatura e na arquitetura do país e que representa um verdadeiro ato político de exaltação e valorização da nossa cultura”.

A realização é da Palco Marketing Cultural, com produção da Escola Saramenha de Artes e Ofícios. O Festival Saramenha 2026 conta com o patrocínio da Supermix, terceira etapa, PRONAC 2511436, via Lei Rouanet.

SERVIÇO

BRASÍLIA: SINFONIA DA ALVORADA
Data: 5/9/2026, sábado, às 20h
Ingressos: R$ 90 (inteira)
Classificação: Livre
Local: Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas – rua da Bahia, 2.244 – Lourdes
Vendas: Sympla ou bilheteria do Teatro
Bilheteria: (031) 3516.1360
*Após o início da apresentação perde-se o direito ao lugar marcado.