O Esporte está no DNA do Minas, que conta com grandes parceiros para se manter como referência nacional em desenvolver atletas e na manutenção de nove modalidades de alto rendimento. Dentre as parcerias exitosas, uma que se destaca é com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC). Presente nos projetos incentivados do Minas desde 2014, o CBC é fundamental para a formação dos atletas minastenistas, segundo a coordenadora técnica de Projetos Incentivados do Minas, Helena Souza de Oliveira. “Participamos de todos os editais possíveis, cientes da importância dos recursos para o processo de formação e desenvolvimento dos atletas e cientes do quanto os recursos, somados aos do Minas, podem realizar grandes ações no esporte”.
Há quase oito anos, quando a parceria começou, o CBC apoiava apenas as categorias de base. Mas editais mais recentes passaram a apoiar também os atletas de ponta. Tudo propiciado por meio dos fundamentos, dos eixos ofertados pelo CBC para contribuir com o esporte: recursos humanos, materiais e equipamentos esportivos e os Campeonatos Brasileiros Interclubes.
Recursos humanos
No aspecto da formação, o Minas segue apoiado pelo CBC, via Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, com vigência até 31/12/2024. Neste ano, se inicia o Ano 3 do Projeto, prosseguindo o custeio integral ou parcial do salário de profissionais do esporte, como técnicos, fisioterapeutas e preparadores físicos.
Segundo Helena, é: “a viabilização de um corpo técnico de alta qualidade, mais de 40 profissionais do esporte, permitindo treinos planejados, fundamentados, rigorosamente alinhados às melhores práticas esportivas nacionais e internacionais para os atletas beneficiados”.

Atletas do 123 Minas são orientados pelo técnico Léo Costa, contratado via apoio do CBC
Materiais e equipamentos
O Minas começa, em 2023, o Ano 2 do Projeto Aquisição de Materiais e Equipamentos Esportivos com foco na Preparação de Atletas – Ciclo Olímpico 2021-2024 – Termo de Execução nº 49/2021, por meio do qual o Clube recebeu, em 2021, R$ 3 milhões de reais para adquirir materiais e equipamentos esportivos entre 2022 e 2024. No último ano, se deu a chegada de diversos itens essenciais à formação e ao desenvolvimento dos atletas, principalmente sistemas, softwares, materiais esportivos, máquinas e uniformes. Para o Ano 2, o foco é a renovação de materiais esportivos indispensáveis.
De acordo com a coordenadora, “as aquisições modernizam nossos espaços e formas de oferecer treinamento, aprimorando e ampliando as possibilidades de trabalho dos técnicos com os atletas beneficiados. Detalhes estratégicos no mercado esportivo, competitivo por décimos”.
Campeonatos Interclubes
De acordo com Helena Souza de Oliveira, “os Campeonatos Brasileiros Interclubes vieram para fortalecer. O CBC e as Confederações elaboram os calendários de competições, distribuindo as sedes dos eventos entre os clubes vinculados ao Comitê, para permitir que mais estados possam ter acesso aos eventos, realizados em locais devidamente equipados e organizados para eventos desse porte”.
Em 2023, o Minas segue para o 3º ano com os Campeonatos Brasileiros Interclubes (CBI) pelo Termo de Compromisso nº 1105/CBI: atletas e comissão técnica da base e ponta recebem passagens aéreas a cada jogo ou competição, conforme acordos com as Confederações/Ligas Nacionais. Os benefícios continuarão em 2023, em que o Clube também continuará se destacando como sediante/mandante no Campeonato Brasileiro de Voleibol – Superliga de Voleibol Feminino e Masculino – 2022-2023, além do Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquetebol – NBB 2022-2023. “Hoje temos três grandes CBIs da ponta: o NBB, do Basquete, e as Superligas Feminina e Masculina de Vôlei. O CBC está em quase todos os espaços de esportes do país, e nós temos orgulho de construir juntos esse trabalho”, finaliza Helena.

Minas Country é sede de etapas dos Campeonatos Brasileiro Interclubes de Tênis, no qual o tenista Washington Junior foi um dos principais destaques em 2022