Esporte

Bate-papo

Bruno Fratus tem conversa descontraída com garotada da base do Minas

Fotos: Orlando Bento/MTC

Um dos principais nomes da natação brasileira, o velocista Bruno Fratus participou de um animado bate-papo com os atletas das categorias de base do Minas, na última terça-feira e nesta quarta-feira (23 e 24/4). O nadador conheceu todas as instalações do Clube e ministrou clínicas de natação para atletas do Mirim, Petiz e Infantil, que treinam no Minas I e no Minas II. O atleta, que foi campeão dos 50m livre no Troféu Brasil-Maria Lenk com o melhor tempo do ano (21s47), falou sobre sua trajetória no esporte, a sua rotina de treinos, as dificuldades e os desafios, e o grande sonho de ser medalhista olímpico.

Na tarde desta quarta-feira, Fratus conversou com os atletas da categoria Infantil que treinam no Minas I. Durante a conversa, o nadador passou ensinamentos para os jovens minastenistas. “Meu maior sonho é ser medalhista olímpico, eu quero trazer uma medalha para esse clube no ano que vem. E eu nunca desisti diante das dificuldades. Quando eu via os caras mais velhos nadando e tinha vontade de estar lá, eu sabia que só precisava ir ao treino e treinar bem. Tem que trabalhar fundamento, tem que ouvir o técnico e ter proatividade. A única coisa que pode minar o seu objetivo de ser um nadador olímpico é você arrumar desculpa para tudo. E vou dizer para vocês, eu também sou ser humano, eu também sinto dor e cansaço, eu também arrumo desculpa. Mas a vontade de ganhar uma medalha olímpica ainda é maior”, afirmou.

Bruno Fratus também respondeu às perguntas dos nadadores. Sobre as diferenças entre treinar e morar nos Estados Unidos e/ou no Brasil, o atleta comentou que a estrutura do Minas está além de estruturas internacionais. “Eu estou morando nos EUA por escolha pessoal, porque tenho mais oportunidades para alguns trabalhos. Mas a estrutura que vocês têm aqui é melhor. Eu preciso ralar mais lá para ter algo próximo do que vocês têm aqui. Vocês treinam na mesma piscina que um recordista mundial treina. E não é um recorde antigo, é de dezembro de 2018, e do Fernando Scheffer, que está aqui todo dia”.

Bruno Fratus visitou as instalações do Minas I e Minas IIBruno Fratus também visitou as instalações dos Minas I e II

Outra pergunta foi sobre o esforço necessário para alcançar nível de seleção brasileira. “Eu acredito em trabalho. Se você não souber o valor do trabalho, o seu talento não serve para nada. Eu controlo meu nervosismo treinando no dia a dia. Se eu treinar bem, eu vou competir bem. Você até pode fazer corpo mole e enganar o seu técnico no treino, mas atrás do bloco para competir não é o seu técnico. É você. Atrás do bloco só você sabe se você fez o seu melhor para estar ali. Se vocês querem alcançar algo de verdade, não pode ficar confortável. Tem que fazer força. Mas sempre vai valer a pena”, explicou.

Para finalizar, o medalhista mundial fez um balanço sobre os dois dias de conversas com os atletas e sobre o trabalho desenvolvido no Minas. “Me chamou muita atenção o tamanho do Minas Tênis Clube. E, ao mesmo tempo, o tipo de sentimento que move o trabalho que é feito com o esporte aqui. Os profissionais envolvidos acreditam no movimento olímpico, acreditam no esporte como formador social, como ferramenta social de educação, e não apenas no esporte competitivo e em espremer o resultado do atleta. O objetivo é a formação do cidadão e a formação de seres humanos, a paixão com que o esporte é tratado aqui é algo muito bonito”.

Desafio divertido
Durante o bate-papo, Fratus brincou e desafiou os atletas para um “tiro de 15m”. Após o nadador perguntar quem aceitaria e venceria a disputa contra ele, o jovem Theo Moraes, de 13 anos, foi corajoso e respondeu “Eu!”. Sem acreditar que realmente teria que cumprir o desafio, Theo relutou, mas, ao fim da conversa, os dois caíram na piscina e se divertiram. Fora da piscina, torcida dividida entre os nadadores minastenistas. Na água, a vitória ficou com Fratus.  

Bruno Fratus e Theo Moraes disputaram um tiro de 15mBruno Fratus e Theo Moraes disputaram um tiro de 15m

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:

Facebook: /mtcnatacao
Instagram: 
@mtcnatacao </p