Notícias

Esporte Basquete

Levantar a cabeça

Minas Storm retorna aos treinos e foca 100% no returno do Novo Basquete Brasil

A Copa Super 8 já ficou para trás. O Minas Storm, agora, está 100% focado no returno do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. Após disputar a semifinal da competição, o time minastenista retornou aos treinamentos nesta sexta-feira (22/1), na Arena MTC, e foca na estreia no segundo turno do NBB, que será na próxima terça-feira (26/1). Líder isolado, com 14 vitórias em 15 jogos, a equipe mineira encara o Cerrado Basquete, no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). A partida será transmitida, ao vivo, pelo canal digital DAZN.

Até o momento, 14 dos 15 jogos do Minas Storm no segundo turno do NBB serão transmitidos pelo DAZN. Ainda não é assinante do canal? CLIQUE AQUI e faça a sua assinatura.

O Minas Storm é o líder do NBB, com 14 vitórias seguidas em 15 jogos. O time tem 93,3% de aproveitamento e 29 pontos. O Flamengo é o segundo colocado, com 86,7% em aproveitamento e 28 pontos. Na terceira posição aparece o Bauru, com 73,3% de aproveitamento e 26 pontos. o adversário minastenista de terça-feira é o 14º colocado, com 20% de aproveitamento (3 vitórias e 12 derrotas). 

Equipe Minas Storm retornou ao treinos na manha dessa sexta-feira, na Arena MTC (Foto: Divulgação/MTC)Equipe Minas Storm retornou ao treinos na manha dessa sexta-feira, na Arena MTC (Foto: Divulgação/MTC)
Para o técnico Léo Costa a eliminação na Copa Super 8 para o São Paulo, na semifinal, mostrou o que precisa ser corrigido em quadra. Para ele, a equipe tem que levantar a cabeça e seguir o trabalho para alcançar coisas maiores na principal competição do calendário nacional. “Não saímos da Copa Super 8 da maneira como queríamos, é claro. Tínhamos o objetivo de chegar à final inédita do torneio, mas infelizmente nós não estávamos em uma noite muito inspirada, e o São Paulo teve todos os méritos, fez uma defesa muito forte. A gente não conseguiu ter um dia de bom aproveitamento nos arremessos. Penso que, na defensiva, gente até fez um bom papel, com algumas exceções dos erros de rebote. Contra uma equipe como o São Paulo, não se pode errar como erramos e isso foi fatal para a gente não conseguir reverter. Essas coisas acontecem no esporte de, em alguns momentos, você ter uma queda de produção e, infelizmente, para nós foi em uma fase tão importante como uma semifinal”, lamenta o treinador.

Apesar da derrota e da eliminação, Léo Costa mantém o foco e sabe que a equipe tem potencial para continuar fazendo bonito no NBB. “É levantar a cabeça, o nosso grupo é experiente, a gente sabe que tem um segundo inteiro pela frente e os playoffs. A gente não pode ficar preso nessa derrota, muito pelo contrário, a gente vinha de 15 vitorias seguidas. Vamos levar como aprendizado, levantar a cabeça e continuar trabalhando sério como a gente vem fazendo e buscar esses novos objetivos, agora, focado 100% no NBB”, destaca Léo Costa.

Após a semifinal em São Paulo, na última terça-feira, o Minas Storm aproveitou a folga na tabela do NBB. O elenco teve dois dias de descanso, já que vinha de uma sequência intensa de jogos e viagens e se reapresentou no Minas I, na manhã dessa sexta-feira. O preparador físico da equipe, Paulo Alberto de Paula, comandou uma atividade física com uma série de exercícios feitos na quadra. “O trabalho realizado, hoje, com o grupo teve como objetivo a manutenção da parte física dos atletas. Um trabalho combinado de força e resistência. As nossas sequências de jogos exigem muito dessas demandas. Outro detalhe importante é que temos pouco tempo para treinar a parte física e técnico/tático antes de cada sede, e, com isso, preciso encontrar o melhor momento para encaixar esse tipo de trabalho na quadra, mais a parte de força na academia”, explica o preparador físico.

Preparador Paulo Alberto (Segurando a fita) comandou treinamento de força e resistência com o elenco minastenista (Foto: Divulgação/MTC)Preparador Paulo Alberto (segurando a fita) comandou treinamento de força e resistência (Foto: Divulgação/MTC)
O Novo Basquete Brasil 2020/21 está sendo disputado em sedes regionais, onde cada sede recebe quatro, cinco ou seis times, que fazem uma série de jogos em um curto período de tempo. A medida adotada pela Liga Nacional de Basquete, organizadora do NBB, visa minimizar o número de viagens áreas e o contato físico nos aeroportos em meio à pandemia de Covid-19.

Em fevereiro, entre os dias 9 e 14, a Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), receberá uma série de jogos do NBB. Será a primeira vez na temporada que o Minas Storm jogará em casa. Além do Minas, estarão na capital mineira o Flamengo, o Pato Basquete e o Campo Mourão. Cada equipe fará três jogos em seis dias. Confira, abaixo, os jogos do Minas no segundo turno do NBB.

NBB – Segundo turno
26/1 – 17h – Cerrado x Minas – Rio de Janeiro (RJ) – DAZN

28/1 – 17h – Brasília x Minas – Rio de Janeiro (RJ) – DAZN
31/1 – 18h – Unifacisa x Minas – Rio de Janeiro (RJ) – DAZN
9/2 – 19h – Minas x Flamengo – Arena MTC – ESPN
12/2 – 20h – Minas x Campo Mourão – Arena MTC – DAZN
14/2 – 16h – Pato Branco x Minas – Arena MTC – DAZN
25/2 – 17h – São Paulo x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
27/2 – 19h – Franca x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
1/3 – 20h – Paulistano x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
11/3 – 17h – Minas x Caxias – São Paulo (SP) – DAZN
14/3 – 12h – Minas x Mogi – São Paulo (SP) – DAZN
16/3 – 20h – Corinthians x Minas – São Paulo (SP) - DAZN
27/3 – 16h – Minas x Bauru – São Paulo (SP) - DAZN
29/3 – 20h – Minas x Pinheiros – São Paulo (SP) – DAZN
31/3 – 20h – Minas x Fortaleza – São Paulo (SP) – DAZN

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.



Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!