Notícias

Esporte Basquete

Entre os melhores

Minas Storm encerra a temporada 2020/21 como semifinalista do NBB

Minas e São Paulo disputaram a semifinal do Novo BAsquete Brasil / Fotos: Bruno Lorenzo/LNBMinas e São Paulo disputaram a semifinal do Novo Basquete Brasil / Fotos: Bruno Lorenzo/LNB

O Minas Storm encerrou a temporada 2020/21 entre os quatro melhores times do Novo Basquete Brasil (NBB). Após a campanha espetacular na primeira fase e a vitória sobre o Sesi Franca nas quartas de final, a equipe parou na semifinal, diante do São Paulo. No terceiro jogo da série melhor de cinco, realizado na noite deste sábado (15/5), no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), o time minastenista foi superado pela equipe paulista, por 80 a 79 (19/18, 19/24, 25/20 e 17/17), e se despediu do torneio. O São Paulo já havia vencido os dois primeiros jogos, fez 3 a 0 na série e avançou para a final. Na decisão pelo título, a equipe vai enfrentar o Flamengo, que passou pelo Paulistano.

Campanha histórica
O Minas iniciou a sua trajetória nesta edição do NBB batendo recordes e fazendo história. O time chegou a ter 17 vitórias consecutivas na primeira fase, marcando a sua melhor campanha na principal competição nacional. A equipe minastenista encerrou a primeira fase em segundo lugar na tabela de classificação, com 86,7% de aproveitamento, sendo 26 vitórias em 30 jogos disputados. Por ter ficado em segundo lugar, o Minas passou direto para as quartas de final e, nesta etapa, venceu o Sesi Franca, por 2 a 1 na série. Com a vitória, o time comandado pelo técnico Léo Costa passou para a semifinal, em que foi superado pelo São Paulo. 

A última vez em que o Minas havia disputado a semifinal do Novo Basquete Brasil foi na segunda edição do torneio, na temporada 2009/10, quando o time mineiro ficou em quarto lugar. Na temporada anterior (2008/09), o Minas ficou em terceiro lugar da competição nacional, melhor colocação final do time até então.

No Jogo das Estrelas, tradicional evento do basquete brasileiro, o Minas contou com recorde de participação de minastenistas nesta temporada. David Jackson, Nano Parodi, David Nesbitt, Johnson Sr, Gui Santos e o técnico Léo Costa estiveram presentes no grande evento promovido pela Liga Nacional de Basquete (LNB), em março, no Rio de Janeiro.

No pódio das américas
Na temporada 2020/21, além da campanha histórica no Novo Basquete Brasil, o Minas Storm garantiu o terceiro lugar na Basketball Champions League Americas (BCLA). Na disputa pela vaga no pódio, o time minastenista venceu o São Paulo. Após a conquista, a equipe foi recebida pelo presidente do Minas, Ricardo Vieira Santiago, pelo diretor de basquete do Clube, Alexandre Cunha, e pelo presidente do Conselho Deliberativo do Clube, Kouros Monadjemi, que cumprimentaram os jogadores e comissão técnica pela boa campanha e resultado alcançado.

Após a partida deste sábado, o armador uruguaio Luciano Parodi lamentou o resultado, mas enalteceu a campanha da equipe ao longo da temporada. “Acho que no primeiro jogo fomos muito abaixo do nosso rendimento e isso fez a diferença. Lutamos, tentamos nos jogos, mas o São Paulo fez um trabalho melhor. É um pouco difícil olhar para as coisas positivas agora, mas, sem dúvida, fizemos um grande trabalho ao longo da temporada. Jogamos muito bem também na Champions League. O time é novo, é um time bem montado, que é gostoso para trabalhar e isso é sempre muito bom. Acho que ainda temos muito trabalho pela frente”, afirmou. 

Parodi foi o maior pontuador do Minas Storm neste sábado, com 15 pontos / Fotos: Bruno Lorenzo/LNBParodi foi um dos maiores pontuadores do Minas Storm neste sábado, com 15 pontos / Fotos: Bruno Lorenzo/LNB

A semifinal
O Minas Storm começou melhor no jogo deste sábado e saiu na frente. Já na segunda metade da parcial, as equipes trocaram bolas de três, e a partida ficou equilibrada. Pelo time minastenista, destaque para David Jackson, que anotou oito pontos. Ao fim do primeiro quarto, o São Paulo terminou em vantagem, por 19 a 18. No segundo período, os times seguiram com um ritmo intenso de jogo e aproveitaram as chances de ataque. Com bom aproveitamento nas bolas de três e bem postado na defesa, o Minas retomou a liderança do placar e seguiu à frente até o fim da parcial. As equipes foram para o intervalo com o Minas Storm vencendo por 42 a 38.

O São Paulo voltou melhor para o terceiro quarto e virou o placar ainda no início da parcial. A equipe paulista aproveitou a instabilidade da defesa do Minas, criou boas jogadas e converteu os arremessos. Do outro lado, o time minastenista reagiu e chegou a empatar a partida com duas bolas de três seguidas de Parodi. No fim, o São Paulo fez 25 a 20 no período, e terminou à frente no placar geral: 63 a 62. Já na última parcial, o jogo ficou ainda mais emocionante e disputado até os segundos finais. As equipes se alternaram na liderança do placar e disputaram jogada a jogada. Faltando menos de dez segundos para encerrar o jogo e com o placar empatado, o Minas Storm teve a bola para virar, mas desperdiçou o ataque. No rebote, o juiz marcou falta para o time paulista, que converteu o lance livre e ficou com a vitória por 80 a 79 (17 a 17).

Ficha técnica

São Paulo: Benett, Shamell, Jefferson, Georginho e Lucas Mariano. Entraram: Dawkins, Gerson, Isaac e Renan. Técnico: Cláudio Mortari.

Minas Storm: Parodi, Johnson Sr, David Nesbitt, David Jackson e JP Batista. Entraram: Davi, Ronald, Queirós, Rafa Moreira, Gui Santos e Dias. Técnico: Léo Costa.

Tabela Semifinal

10/5 – segunda-feira – Jogo 1
Minas Storm (70 x 88) São Paulo

12/5 – quarta-feira – Jogo 2
São Paulo (90 x 85) Minas Storm

15/5 – sábado – Jogo 3
São Paulo (80 x 79) Minas Storm

Fotos: Bruno Lorenzo/LNB.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

O técnico Léo Costa e o preparador físico Paulo Alberto de Paula participam do projeto FORMAÇÃO DE ATLETAS POR MEIO DO INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS DO ESPORTE CICLO 2021-2024 – Termo de Execução nº25/2020, parceira Minas e Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.

 

Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio:Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete

Instagram: @mtcbasquete


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!