Por mais vitórias
O Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21 está sendo disputada em um formato diferente das edições anteriores. Devido à pandemia de Covid-19, a principal competição nacional vem sendo realizada em sedes e as equipes fazem uma sequência de jogos no mesmo ginásio, o que minimiza deslocamentos e contatos em aeroportos e em aviões. Na próxima semana, o Minas Storm embarca para Brasília (DF), próxima sede do NBB, onde fará três jogos seguidos em um intervalo de cinco dias. Essa rotina pesada já faz da vida dos atletas, que precisam redobrar os cuidados para evitar lesões e estar em forma para o próximo compromisso.
No basquete, já era comum fazer dois jogos em quatro ou cinco dias. Com a pandemia, essa programação ficou mais apertada, com três ou quatro partidas sendo disputadas em menos de uma semana. O desgaste físico dos atletas, obviamente, é maior, mas, tendo cuidados extras e disciplina, é possível manter o ritmo, é o que garante o ala minastenista Rafa Moreira. “A gente estava acostumado a fazer dois jogos seguidos. Essa rotina mudou e ficou mais apertada, claro. Cada atleta tem que se cuidar da sua maneira. Alguns usam gelo, outros massagens e quando há piscina no hotel, a gente faz um trabalho na água para poder ficar bem para o próximo jogo. Eu percebi que, após as duas primeiras sequências de jogos que tivemos, no Rio de Janeiro e em Mogi (das Cruzes-SP), o time não ficou desgastado devido a esse compromisso de cada um. Os cuidados individuais, a alimentação e o descanso são fundamentais nesse período de jogos seguidos”, comenta o ala minastenista.
Equipe minastenista se prepara para mais uma sequências de jogos (Foto: Divulgação/MTC)
O preparador físico da equipe de basquete do Minas, Paulo Alberto de Paula, explica que, mesmo antes da volta aos treinos presenciais, o time minastenista já vinha se preparando para esta nova realidade. Segundo ele, a ação foi sugerida para deixar os atletas mais próximos dessa “nova era” do basquete. “Com certeza, é um momento novo para todos e essas mudanças já foram implementadas na pré-temporada. Eu tentei condicionar os jogadores para esse momento de jogos sequenciais em um curto espaço de tempo. Foram ações de quantidade de treinos intensos, simulando jogos em sequência como é feito hoje. Mesmo dentro do treino, os jogadores foram condicionados em uma situação real de jogo, com tempo de pausa igual aos dos jogos. Agora, no pré-jogo, temos um tempo reduzido de quadra e, por isso, o trabalho de mobilidade e ativação é feito ainda no vestiário”, ressalta.
O preparador físico minastenista reafirma a importância dos cuidados individuais e destaca que os atletas estão adaptados ao novo modelo de disputa. “No pós-jogo, é priorizado a reposição de macronutrientes imediata, sempre orientada pela nutricionista do Minas, e descanso. Alguns atletas ainda fazem algo a mais para se recuperar de um jogo para o outro. Com certeza, os atletas estão mais conscientes com os cuidados com o corpo, alimentação e sono, pois são fatores fundamentais para a performance esportiva. Na quadra, sinto que o os jogadores estão se adaptando melhor a cada jogo e acredito que estamos no caminho certo para conseguir um excelente resultado para o Minas neste NBB”, finaliza Paulo Alberto.
O time minastenista segue em preparação para os duelos da próxima semana. O Minas embarca para Brasília na terça-feira (1/12). O primeiro duelo na capital federal será no dia 2, contra o Brasília Basquete, pela sexta rodada da fase de classificação do NBB. O Minas está em quarto lugar, com 80% de aproveitamento, em cinco jogos.
Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21 – Primeiro turno
10/11 – Flamengo (102 x 68) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
12/11 – Minas (76 x 54) Pato Basquete – Rio de Janeiro (RJ)
14/11 – Campo Mourão (54 x 90) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
19/11 – Fortaleza Basquete Cearense (67 x 82) Minas – Mogi das Cruzes (SP)
21/11 –Minas (108 x 99) Unifacisa – Mogi das Cruzes (SP)
2/12 – 20h30 – Minas x Brasília – Brasília (DF) – DAZN
4/12 – 14h30 – Caxias do Sul x Minas – Brasília (DF)
6/12 – 14h30 – Minas x Cerrado Basquete – Brasília (DF)
14/12 – 20h – Minas x Corinthians – Mogi das Cruzes (SP) – DAZN
16/12 – 17h – Mogi x Minas – Mogi das Cruzes (SP)
19/12 – 16h – Minas x São Paulo – São Paulo (SP)
21/12 – 14h30 – Pinheiros x Minas – São Paulo (SP)
23/12 – 17h30 – Minas x Franca – São Paulo (SP) – DAZN
5/1 – 17h – Bauru x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
7/1 – 20h – Minas x Paulistano – São Paulo (SP) – DAZN
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

Patrocinador: CVC
Patrocinador: Quatree
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete