Notícias

Esporte Basquete

Chegou a hora

Nesta terça-feira, Minas inicia a busca pelo título do NBB 2020/21

Mais de seis meses longe das quadras e academias. Um longo período sem nenhum contato com os companheiros de time. Não faz muito tempo que essa era a realidade vivida pelos atletas que atuam no basquete brasileiro. Mas, felizmente, essa parece ser uma época superada. Agora, chegou o momento da bola subir no Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. Com um elenco bastante reformulado, o Minas inicia a busca pelo título nacional na noite desta terça-feira (10/11), às 20h, no Rio de Janeiro (RJ), contra o Flamengo. O confronto será transmitido, ao vivo, pela ESPN.

O comando do time do Minas segue com o treinador Léo Costa. Da última temporada, quem permanece dentro de quadra é o armador campeão do NBB Davi Rossetto. Davi conquistou o título nacional na temporada 2018/19, com o Flamengo. Na maior competição do basquete nacional, tem médias de 7,9 pontos, 2,4 rebotes e 2,8 assistências por partida.

“Estamos muito animados em voltar a competir, depois de um longo tempo. Foram meses de incertezas, mas seguimos nos preparando para que esse momento chegasse. A torcida é parte fundamental do espetáculo e, com certeza, fará muita falta, mas jogar sem público é a maneira mais prudente para que o NBB volte. Mesmo de longe, eles podem matar a saudade. Eu, que joguei algumas Ligas de Desenvolvimento de Basquete (LDBs), sinto que o formato acabou ficando bem parecido. E embora não seja o que estamos acostumados, o importante é estarmos de volta, com segurança e fazendo o que a gente ama. Temos nos preparado muito bem, foi formada uma excelente equipe, que no dia a dia vem trabalhando muito duro, para que, o quanto antes, nos entrosemos e possamos alcançar os objetivos para a temporada”, comentou o armador.

Após muitos dias de trabalho em Belo Horizonte, o Minas viajou até Brasília, onde, na última semana, disputou dois amistosos contra o Cerrado Basquete. No primeiro duelo, o Minas venceu a equipe adversária por 91 a 89, com grandes atuações de Gui Carvalho (15 pontos, 7 rebotes e 2 assistências), JP Batista (16 pontos, 7 rebotes e 5 assistências), Shaquille Johnson (18 pontos, 2 rebotes e 3 assistências) e Nesbitt (16 pontos, 9 rebotes e 2 assistências). Já no segundo encontro, o Cerrado levou a melhor e superou a equipe mineira por 85 a 78. Os destaques do Minas foram JP Batista (23 pontos, 12 rebotes e 4 assistências), Shaquille Johnson (13 pontos, 1 rebote e 8 assistências) e Parodi (11 pontos, 2 rebotes e 3 assistências).

Contratado nesta temporada, o pivô JP Batista chega para ser uma das referências da equipe minastenista. Os números do camisa 13 nos amistosos da capital federal provam a força do experiente e vitorioso atleta. Para ele, os dois primeiros jogos da temporada ajudaram no processo de construção da identidade da equipe mineira.

“Os amistosos que fizemos em Brasília foram muito importantes para o nosso grupo. Infelizmente, por conta da situação sanitária, não tivemos a oportunidade de fazer mais jogos, um dos amistosos teve que ser cancelado. Com o grupo ainda incompleto, estamos buscando nossa identidade, e esse início do NBB será de extrema importância para o nosso crescimento”, disse.

O Minas no NBB 2020/21

Além das renovações de contrato do técnico Léo Costa, do armador Davi Rossetto e da chegada do pivô JP Batista, o Minas terá a força do ala/pivô Rafael Moreira, que retorna ao Clube após sete anos. Nas últimas duas temporadas, o atleta de 28 anos atuou no Brasília Basquete e, na edição passada do NBB, teve médias de 11,7 pontos, 3,6 rebotes e uma assistência por partida.

Um dos principais jogadores estrangeiros da história do NBB, o ala/armador norte-americano David Jackson também irá reforçar a equipe minastenista. Na temporada passada, o atleta, de 38 anos, representou o Sesi-Franca e teve médias de 17,1 pontos, 4,6 rebotes e 3,2 assistências por jogo.

Na criação de jogadas, o Minas conta com o armador uruguaio Luciano Parodi, de 26 anos. Ele defendeu o Sesi-Franca no último NBB, com médias de 10,5 pontos, 3,1 rebotes e 4 assistências por partida. No Brasil, Parodi também atuou pelo Corinthians na temporada 2018/19.

Nascido nas Bahamas, o ala-pivô David Nesbitt será o novo camisa 25 do Minas. Aos 28 anos, o jogador tem dois títulos do NBB no currículo, com Paulistano e Flamengo. Na última temporada, Nesbitt atuou pelo Corinthians e teve médias de 12,5 pontos, 6,5 rebotes e 1,7 assistência por partida.

Também reforça o garrafão minastenista o pivô Ronald Rudson, de 28 anos. Revelado pelo Brasília Basquete, equipe em que atuou nas últimas nove edições do NBB, Ronald tem médias superiores a 11,5 pontos e 7 rebotes por partida.

Além dos atletas experientes, o Minas terá em quadra cinco jovens atletas: o ala/armador Gui Carvalho, de 18 anos e convocado recentemente para a seleção brasileira adulta; Samuel Ribeiro, ala, também de 18 anos; o pivô Tiago Daniel, de 19 anos; o pivô Augusto Alcassa, 19 anos, e o ala/pivô Felipe Queirós, de 22 anos.

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete - NBB 2020/2021 - 1º Turno - 10/11/2020 - 12/01/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes - CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21 – Primeiro turno

10/11 – 20h – Flamengo x Minas – Rio de Janeiro (RJ) – ESPN
12/11 – 20h30 – Minas x Pato Basquete – Rio de Janeiro (RJ)
14/11 – 15h – Campo Mourão x Minas – Rio de Janeiro (RJ)
19/11 – 16h – Fortaleza Basquete Cearense x Minas – Mogi das Cruzes (SP)
21/11 – 17h30 – Minas x Unifacisa – Mogi das Cruzes (SP)
2/12 – 21h – Minas x Brasília – Brasília (DF) – DAZN
4/12 – 16h – Caxias do Sul x Minas – Brasília (DF)
6/12 – 14h – Minas x Cerrado Basquete – Brasília (DF)
14/12 – 20h – Minas x Corinthians – Mogi das Cruzes (SP) – DAZN
16/12 – 17h30 – Mogi x Minas – Mogi das Cruzes (SP)
19/12 – 15h – Minas x São Paulo – São Paulo (SP)
21/12 – 16h – Pinheiros x Minas – São Paulo (SP)
23/12 – 18h30 – Minas x Franca – São Paulo (SP) – DAZN
5/1 – 17h30 – Bauru x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
7/1 – 20h – Minas x Paulistano – São Paulo (SP) – DAZN

Patrocinador: CVC
Patrocinador: Quatree
Fornecedor de Material Esportivo: Icone

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete 


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!