Notícias

Esporte Basquete

Por WO

Com 8 casos de coronavírus, Corinthians não joga e Minas Storm ganha mais 2 pontos no NBB

Mogi das Cruzes (SP) - A equipe de basquete do Corinthians confirmou, na tarde desse domingo, por meio de nota oficial publicada em suas redes sociais, que oito atletas estão infectados pelo coronavírus. Assim, a equipe paulista suspendeu todas as suas atividades presenciais por cinco dias. Desta forma, o jogo contra o Minas Storm, que já está em Mogi das Cruzes (SP), não vai ser disputado nesta segunda-feira (14/12). Conforme o regulamento do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21, aprovado por todos os clubes, a equipe impedida de competir perde o jogo por WO técnico. Assim, o Minas ganhará mais dois pontos na tabela de classificação, e o Corinthians recebe um ponto, referente à derrota. A Liga Nacional de Basquete (LNB), organizadora do NBB, também publicou nota oficial lamentando os casos de Covid-19 no time paulista e ressaltando o regulamento da principal competição do basquete brasileiro (confira a nota completa abaixo).


O Minas Tênis Clube também lamenta os casos de infecção na equipe do Corinthians, se solidariza com o time paulista e torce para que seus atletas se recuperem o quanto antes.

A equipe mineira desembarcou, no início da noite desse domingo, em Mogi das Cruzes, que será sede regional de mais uma série de jogos do NBB. O time do técnico Leo Costa vai treinar nesta segunda-feira, pela manhã, e aguarda definição da LNB para saber se precisará ou não se apresentar no ginásio Professor Hugo Ramos para confirmar a vitória por WO. Este será o 8º triunfo minastenista em nove rodadas.

O próximo compromisso do Minas Storm no NBB será, agora, nesta quarta-feira (16/12), contra o time da casa, o Mogi Basquete. A partida será às 17h e vai ser transmitida, ao vivo, pelo canal oficial do Minas no Youtube.

O jornalista José Luiz Júnior, da Assessoria de Comunicação do Minas Tênis Clube, acompanha a delegação minastenista em Mogi das Cruzes. Pedidos de fotos, áudios e entrevistas com atletas do Clube podem ser solicitadas pelo e-mail: jose.luiz@minastc.com.br ou pelo telefone: 31-99106-1834 (whatsapp).  

 

CONFIRA A NOTA OFICIAL DA LNB
A Liga Nacional de Basquete vem por meio desta nota fazer um esclarecimento referente à solicitação de adiamento dos jogos por parte do Sport Club Corinthians Paulista devido a casos de Covid-19 no elenco, fato exposto em Nota Oficial publicada pelo clube na tarde deste domingo (13/12).

Em resposta ao pedido do SCCP, que não foi atendido em virtude do Regulamento, esclarecemos o que segue:

  1. Na reunião do Conselho de Administração da LNB em 06 de outubro de 2020, TODOS os Clubes decidiram que não haveria adiamento de jogos em função do Covid-19, fosse por casos confirmados ou suspeitos. Na ocasião, os Clubes decidiram ainda que a equipe que não disputasse algum jogo seria atribuído um WO Técnico, onde a equipe que não comparecesse receberia 01 (um) ponto pela derrota.
  2. Esta decisão unânime contou, inclusive, com o voto do Corinthians que na oportunidade integrou o Conselho de Administração. As decisões do Regulamento do NBB são feitas, sempre, de maneira participativa e democrática.
  3. A decisão dos Clubes passou então a fazer parte do Regulamento do NBB desta temporada e um não cumprimento do mesmo poderá abrir um precedente de alto risco para todas as equipes, para a competição e causar uma situação de desigualdade entre as mesmas.
  4. Não obstante os argumentos acima, há de se considerar ainda:
  • Um calendário com poucas alternativas para remarcações de jogos.
  • Equipes que já jogaram a competição com um grande número de atletas e comissões técnicas infectados e impossibilitados de atuarem e não tiveram seus jogos remarcados em face do que acordado anteriormente.
  • Necessidade de se concluir o turno até o dia 12 de janeiro para decidirmos os classificados ao Super 8 o qual que se inicia no dia 15 de janeiro. Neste caso, mesmo se fosse possível, o SCCP faria uma sequência de jogos nos dias 04, 06, 09, 10, 12 e 13 de janeiro, algo insano que comprometeria toda a sequência da equipe.
  • Alto custo de remarcação de passagens e hospedagens as quais são de conhecimento do SCCP.

Em razão do exposto acima, mesmo entendendo a gravidade da situação e nos solidarizando ao Sport Club Corinthians Paulista, infelizmente não podemos atender à solicitação do Clube em função de estarmos indo frontalmente contra o Regulamento aprovado da competição e ainda uma decisão dos Clubes a respeito deste tema específico e que levaram em consideração, naturalmente, todas as nuances deste momento tão atribulado e optaram por este modelo.

Esperamos ter esclarecido todas as dúvidas e desejamos rápido reestabelecimento de todos.

O NBB é uma competição organizada pela Liga Nacional de Basquete (LNB), com chancela da Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e em parceria com a NBA e o CBC, e conta com os patrocínios oficiais da Budweiser, Nike, Penalty, Plastubos, EY, Betmotion, IMG Arena e Genius Sports.

Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21 – Primeiro turno
10/11 – Flamengo (102 x 68) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
12/11 – Minas (76 x 54) Pato Basquete – Rio de Janeiro (RJ)
14/11 – Campo Mourão (54 x 90) Minas – Rio de Janeiro (RJ)
19/11 – Fortaleza Basquete Cearense (67 x 82) Minas – Mogi das Cruzes (SP)
21/11 –Minas (108 x 99) Unifacisa – Mogi das Cruzes (SP)
2/12 – Minas (105 x 100) Brasília – Brasília (DF)
4/12 – Caxias do Sul (63 x 94) Minas – Brasília (DF)
6/12 – Minas (97 x 77) Cerrado Basquete – Brasília (DF)
14/12 – 20h – Minas x Corinthians – Mogi das Cruzes (SP)
16/12 – 17h – Mogi x Minas – Mogi das Cruzes (SP) - Youtube do MTC
19/12 – 16h – Minas x São Paulo – São Paulo (SP)
21/12 – 14h30 – Pinheiros x Minas – São Paulo (SP)- Youtube do MTC
23/12 – 17h30 – Minas x Franca – São Paulo (SP) – DAZN
5/1 – 17h – Bauru x Minas – São Paulo (SP) – DAZN
7/1 – 20h – Minas x Paulistano – São Paulo (SP) – DAZN

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: 
Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!