Notícias

Esporte Basquete

Com autoridade

Minas vence o São Paulo e é o terceiro melhor time da Champions League

Equipe Minas Storm fecha a BCLA entre as três potências do continente (Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA)Equipe Minas Storm fecha a BCLA entre as três potências do continente (Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA)

Foi um duelo duríssimo e com muita disputa de bola. Na raça, o Minas Storm pisou na quadra do ginásio poliesportivo Alexis Arüello, em Manágua, na Nicarágua, determinado a buscar o terceiro lugar na Basketball Champions League Americas (BCLA). E foi isso que aconteceu! Diante de um resistente São Paulo, o time mineiro precisou jogar muita bola, especialmente no primeiro tempo de jogo, que foi mais equilibrado. Na etapa final, o Minas dominou o jogo, amassou o time paulista e vai trazer para Belo Horizonte o troféu de terceiro lugar das Américas, ao vencer o duelo por 75 a 58 (13/15, 15/12, 29/17 e 18/14).

O norte-amaricano David Jackson, mais uma vez, foi o destaque do Minas no jogo, com 14 pontos e mais oito rebotes e sete assistências. Além dele, outros quatro minastenistas somaram dois dígitos no jogo: Rafa Moreira (11 pts, seis rebotes e uma assistência); JP Batista (11 pts, sete rebotes); e David Nesbitt (10 pts e oito rebotes).

David Jackson domitou o setor ofensivo e obrigou a defesa paulista a trabalhar (Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA)David Jackson dominou o setor ofensivo e obrigou a defesa paulista a trabalhar (Foto: Gaspar Nóbrega/FIBA)
Após a partida, o técnico Léo Costa avaliou o resultado e destacou a importância do terceiro lugar para o Clube. “A gente conseguiu colocar bom ritmo de jogo, principalmente na defesa, com pouquíssimos erros nas situações combinadas, apesar de termos tido um aproveitamento abaixo do que a gente estava acostumado no ataque. A gente sabia que, em algum momento, a bola ia voltar a cair e isso fez a diferença para a nossa equipe. Conseguimos retomar o aproveitamento durante o jogo e, quando isso aconteceu, a gente abriu boa diferença e conseguimos administrar muito bem. Então, foi uma partida dentro do que a gente se propôs. Viemos com muita vontade de buscar este terceiro lugar, a gente sabe que não é fácil estar entre os três melhores times das américas. Para nós, este resultado de hoje vale muito”, comemorou o treinador minastenista.

O que vem na sequência
O foco do Minas, agora, é outro. O time mineiro se dedica 100% para os play-offs do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. Dono da segunda melhor campanha da primeira fase da competição, com 86,7% de aproveitamento, o time não precisa disputar as oitavas de final e já está garantido nas quartas de final. A Arena Minas Tênis Clube será sede das duas etapas do torneio nacional e receberá, entre os dias 22 e 26 de abril, dois dos quatro confrontos das oitavas de final, com Franca (7º) x Fortaleza (10º) e Corinthians (6º) x Pato Basquete (11º), que disputam a série melhor de três.

Já as quartas de final serão disputadas entre os dias 29 de abril e 3 de maio. O Minas vai encarar o classificado de Franca x Fortaleza. Na outra chave, o São Paulo (3º) vai encarar o vencedor de Corinthians x Pato Basquete. Todos os jogos serão na capital mineira. Os horários dos jogos serão confirmados, em breve, pela Liga Nacional de Basquete.

A campanha na BCLA
O Minas teve uma campanha honrosa na competição continental. Indicado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para disputar o torneio, após a desistência dos uruguaios, o time mineiro caiu no grupo D, apontado como o “grupo da morte”, com Flamengo e o Instituto Córdoba, um dos times de maior investimento na Liga Argentina.

Com boas atuações, o time mineiro venceu dois dos três jogos disputados contra os argentinos e garantiu a segunda posição do grupo. Na segunda fase, após sorteio, o Minas encarou o Quimsa, que até então, era o campeão da BCLA e o líder da Liga Argentina. Com grande jogo, o time brasileiro venceu o argentino, por 87 a 60, e garantiu vaga na semifinal.

Na disputa por uma vaga na decisão, o Minas acabou superado pelo forte Real Estelí, time da casa. Em um jogo totalmente equilibrado do início ao fim, o Minas, por pouco, não conseguiu vencer o jogo: 98 a 95.

A disputa
A briga pelo terceiro lugar da BCLA foi bastante acirrada. Desde os primeiros minutos de jogo, os dois times se revezaram no ataque. O Minas chegou a abrir cinco pontos de vantagem (11/6), porém, na reta final, o São Paulo cresceu e venceu a primeira parcial: 15/13. A disputa seguiu muito equilibrada, mas o Minas se manteve por mais tempo à frente no placar. Com mais consistência, a equipe mineira fechou o primeiro tempo na frente, com boa atuação do pivô JP Batista, que liderou as ações de ataque, com oito pontos e dois rebotes ofensivos e dois defensivos: 28/27 (15/12).

O Minas voltou para o segundo tempo impondo muita velocidade de jogo e, logo de cara, abriu 9 a 3 na parcial, com grande atuação de Gui Santos. O São Paulo buscou a reação, mas o time mineiro seguiu com bom volume de jogo e boa consistência ofensiva, fechando a terceira parcial com dois dígitos de vantagem: 57 a 44 (29/17). No último quarto, o Minas manteve o ritmo e não deixou o São Paulo jogar. Sem reação, a equipe paulista foi superada por 75 a 58 (18/14).  Ao fim do jogo, o torcedor nicaraguense, que lotou o ginásio em Manágua, aplaudiu o Minas.

Ficha técnica:
Minas: Davi Rosseto, David Nesbitt, Gui Santos, David Jackson e Ronald. Entraram: Queiróis, Rafa Moreira, JP Batista e Johnson Sr. Técnico: Léo Costa. 

São Paulo: Jefferson, Bennet, Shamell, Georginho e Lucas Mariano. Entraram: Gerson, Isaac, Igor, Kenny e Renan. Técnico: Cláudio Mortari.

Árbitros: Marcos Benito (Brasil), Alexis Pacheco (Porto Rico) e Rodrigo Leon (Colômbia).

Quartas de final
10/4
Jogo 1 - San Lorenzo (75 x 78) São Paulo
Jogo 2 -  Flamengo (74 x 59) Caballos de Coclé
Jogo 3 - Quimsa (60 x 87) Minas
Jogo 4 - Real Esteli (94 x 73) Sesi Franca

Semifinal
11/4
Jogo 5 - São Paulo (66 x 75) Flamengo
Jogo 6 - Minas (95 x 98) Real Estelí

Disputa de 3º lugar
13/4
Jogo 7 - Minas (75 x 58) São Paulo - Disputa pelo 3º lugar

Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

FOTOS: Gaspar Nóbrega/FIBA


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!