Notícias

Esporte Basquete

Dominou geral

Minas tem ataque agressivo, vence o Sesi Franca e está na semifinal do NBB

O Minas Storm está na semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. O time minastenista garantiu a classificação na noite dessa segunda-feira ao derrotar o Sesi Franca, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), no terceiro jogo das quartas de final. O time mineiro provocou uma tempestade na capital mineira e, com um ataque agressivo e uma defesa consistente, venceu a equipe paulista por 93 a 68 (25/19, 27/14, 23/11 e 18/24). A última semifinal de NBB do Minas foi há 11 temporadas.

PARA FOTOS EM ALTA RESOLUÇÃO, CLIQUE AQUI.

O cestinha do Minas foi o norte-americano David Jackson, que somou 16 pontos e conseguiu recuperar cinco rebotes e deu duas assistências. O armador Luciano Parodi também contribuiu muito com a vitória, com 14 pontos, três rebotes e oito assistências. Além deles, mais três minastenistas somaram dois dígitos, o que mostra a força do ataque mineiro. Queirós saiu do banco e somou 12 pontos, além de dois rebotes e uma assistência. Ronald e Johnson Sr somaram 11 pontos cada, além de seis e cinco rebotes, respectivamente.

David Jackson foi o cestinha do Minas, com 16 pontos (Foto: Orlando Bento/MTC)David Jackson foi o cestinha do Minas, com 16 pontos (Foto: Orlando Bento/MTC)
Na semifinal, o Minas vai enfrentar o São Paulo, que eliminou o Corinthians. A próxima fase do NBB será disputada em série melhor de cinco jogos, com datas previstas para 10, 12, 15, 17 e 19 de maio. A disputa será no Rio de Janeiro (RJ), casa do Flamengo, time de melhor campanha da fase classificatória do NBB. A outra semifinal será entre Flamengo, que eliminou o Mogi das Cruzes, e Paulistano, que superou o Bauru.

A última vez que o Minas disputou a semifinal do Novo Basquete Brasil foi na segunda edição do torneio, na temporada 2009/10, quando o time mineiro ficou em quarto lugar. Na temporada anterior (2008/09), o Minas ficou em terceiro lugar da competição nacional, melhor colocação final do time até então.

O técnico Léo Costa destaca que a equipe esperava duelos complicados nas quartas de final e, por tudo que ocorreu nos três jogos, o time chega para a semifinal fortalecido e pronto para o desafio. “Play-offs, contra uma equipe tradicional como Franca, a gente não esperava que seria uma disputa fácil para a gente, muito pelo contrário. O primeiro jogo foi atípico, o tanto que a gente abriu de diferença. Depois, no segundo jogo, eles voltaram com energia muito grande e conseguiram tirar a gente da posição confortável e tivemos muita dificuldade para jogar. Eles venceram por méritos deles. Hoje, a gente voltou, ajustou o que precisava ser ajustado, mas eu destaco que muito de hoje foi da entrega dos jogadores, do espírito de luta que a gente colocou no jogo e, por isso, saímos fortalecidos. Entramos bem nesse sentido por conta também, minha opinião, da Champions e quando você passa por situações duras, o grupo reage como reagiu. A gente sai muito forte para esta semifinal, sabendo que vamos enfrentar uma grande equipe, mas nós estamos, na minha opinião, prontos para o desafio”, avaliou o treinador do Minas Storm.

O jogo
O Minas entrou em quadra com o quinteto diferente do último jogo, com Parodi, no lugar de Davi Rosseto, Nesbitt, Johnson Sr, David Jackson e Ronald. O time teve uma postura totalmente diferente e foi agressivo desde o princípio. Com cinco minutos de jogo, a equipe mineira já mostrava um bom poderio de ataque, abrindo vantagem (11/2). Mais consistente e organizado no setor ofensivo, especialmente nos rebotes, o Minas levou a melhor na parcial: 25/19. O time manteve bom volume de jogo e conseguiu anular as ações do Franca. David Jackson ditou o ritmo do ataque, com Ronald e Nesbitt tendo bom aproveitamento nos rebotes. Com quase 60% de aproveitamento nas bolas de três pontos, o Minas foi para o vestiário com boa vantagem: 52 a 33 (27/14).

No recomeço do jogo, após o intervalo, a equipe minastenista parecia a mesma do primeiro tempo. Totalmente fechado na defesa, o Minas impediu o ataque adversário de fazer o seu jogo e, com isso, ampliou a vantagem e liderou mais uma parcial de ponta a ponta: 75 a 44 (23/11). Dez minutos separavam o Minas da semifinal do NBB. Embalado, o time mineiro manteve uma postura agressiva no ataque e administrou o placar. O Sesi Franca tentou a reação, mas a diferença no placar se manteve e, assim, a equipe paulista se despediu no NBB: 93 a 68 (18/24).

Ficha técnica
Minas Storm: Parodi, Nesbitt, Johnson Sr. David Jackson e Ronald. Entraram: Davi, Queirós, Rafa Moreira, Gui Santos e JP Batista. Técnico: Léo Costa.
Sesi Franca: Elinho, Fuzaro, Lucas Dias, Gui Abreu e André Góes. Entraram: Márcio, Adyel, Edu Marília e Hubner. Técnico: Hélio Rubens Filho.
Árbitros: Cristiano Maranho, Fabiano Huber e Marcos Antônio Ferreira.

Tabela de jogos e resultados das quartas de final do NBB
Quarta-feira (27/4) - Sede no RJ
Flamengo (109 x 79) Mogi das Cruzes
Paulistano (78 x 66) Bauru

Quinta-feira (29/4) - Sede Arena MTC
Corinthians (71 x 78) São Paulo
Sesi Franca (85 x 91) Minas Storm

Sexta-feira (30/4) - Sede RJ
Paulistano (77 x 87) Bauru
Flamengo (77 x 67) Mogi das Cruzes

Sábado (1/5) - Sede Arena MTC
São Paulo (79 x 68) Corinthians
Minas Storm (72 x 82) Sesi Franca

Domingo (2/5) - Sede RJ
Paulistano (78 x 65 )Bauru (5º)

Segunda-feira (3/5) - Sede Arena MTC
Minas Storm ( 93 x 68) Sesi Franca

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

O técnico Léo Costa e o preparador físico Paulo Alberto de Paula participam do projeto FORMAÇÃO DE ATLETAS POR MEIO DO INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS DO ESPORTE CICLO 2021-2024 – Termo de Execução nº25/2020, parceira Minas e Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.


Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Fotos: Orlando Bento/MTC


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!