Basquete

Não deu

Minas Storm abre vantagem, mas erra no último período e é superado pelo São Paulo

David Jackson foi o cestinha do jogo, com 25 pontos (Foto: Mari Sá/LNB)David Jackson foi o cestinha do jogo, com 25 pontos (Foto: Mari Sá/LNB)

Minas e São Paulo estiveram frente a frente mais uma vez pela semifinal do Novo Basquete Brasil (NBB) 2020/21. Na noite dessa quarta-feira, no Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), o time mineiro teve uma postura agressiva na primeira metade do jogo, chegou a abrir boa vantagem, mas acabou errando no fim. O time paulista virou o placar e venceu a partida por 90 a 85 (23/32, 14/22, 23/15 e 30/16). Com o resultado, o São Paulo abre 2 a 0 série melhor de cinco.

O terceiro jogo entre as equipes será neste sábado (15/5), às 18h, também no Maracanãzinho. O Minas precisa vencer a qualquer preço para continuar sonhando com a inédita final do NBB. Se conseguir a vitória, o time força o quarto jogo, previsto para a próxima segunda-feira (17/5) e precisa vencer novamente para levar a decisão para o quinto duelo, previsto para 19/5, todos no Rio de Janeiro. Com qualquer derrota, a partir de agora, o time mineiro se despede do NBB.

O cestinha do jogo foi o minastenista David Jackson, com 25 pontos, cinco rebotes e seis assistências. O uruguaio Luciano Parodi anotou 20 pontos, com mais quatro rebotes e quatro assistências. O norte-americano Johnson Sr também apresentou bons números, com 19 pontos, cinco rebotes e duas assistências. Pelo lado do São Paulo, Georginho somou 22 pontos, 11 rebotes e nove assistências.

Após a partida, o uruguaio Luciano Parodi lamentou a forma como a equipe foi derrotada. “No primeiro tempo, a nossa defesa e o ataque atuaram muito bem. No segundo, deixamos eles chegarem e permitimos eles chutar bolas de dois e três pontos. A gente tem que ser regular os 40 minutos de jogo. Pode ver que, quando defendemos, a gente conseguiu fazer a nossa rotação de ataque. Aí o time estava muito bem, mas quando perdemos um pouco, ficou tudo mais difícil”, comentou Parodi.

O jogo
O Minas iniciou o jogo de forma agressiva no ataque e teve uma defesa consistente no primeiro tempo. O time mineiro mostrou bom volume de jogo e chegou a abrir 15 pontos de vantagem (30/15) nos 10 minutos iniciais. Porém, o São Paulo conseguiu diminuir a diferença para nove no fim do primeiro período (32/23). Bem melhor no jogo, o Minas manteve o ritmo e aplicou o marcador para ir para o vestiário na frente: 22/14 (54 a 37).

Com o retorno à quadra, o Minas teve momentos de altos e baixos na partida, e o São Paulo cresceu do jogo. Correndo atrás do resultado, o time paulista teve melhor aproveitamento e venceu o terceiro período (23/15), se mantendo atrás no placar: 69 a 60 para o Minas. O último período pegou fogo. Nos dois minutos iniciais, o São Paulo diminuiu a diferença para um ponto (69 a 68). O técnico Léo Costa parou o jogo e tentou organizar o time, que voltou a abrir três pontos. O nervosismo tomou conta do jogo e, com isso, o Minas errou. Mais tranquilo e com bom aproveitamento nas bolas de três e nos rebotes, o São Paulo virou o placar e conseguiu finalizar a partida na frente: 30/16 (90 a 85).

Na outra semifinal, estão Flamengo e Paulistano. A equipe da capital fluminense venceu o primeiro. O segundo jogo será nesta quarta-feira, às 20h45.

Ficha Técnica
São Paulo: Benett, Shamell, Jefferson, Georginho e Lucas Mariano. Entraram: Dawkins, Gerson, Isaac e Renan. Técnico: Cláudio Mortari.Minas Storm: Parodi, Johnson Sr, David Nesbitt, David Jackson e JP Batista. Entraram: Davi, Ronald, Queirós, Gui Santos. Técnico: Léo Costa.

Tabela Semifinal
10/5 – segunda-feira Jogo 1
Minas Storm (70 x 88) São Paulo

12/5 – quarta-feira – Jogo 2
São Paulo (90 x 85) Minas Storm

– 15/5 – sábado – Jogo 3
18h – São Paulo x Minas Storm – TV Cultura, ESPN, Twitch e DAZN

O Campeonato Brasileiro Interclubes de Basquete – NBB 2020/2021 faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

O técnico Léo Costa e o preparador físico Paulo Alberto de Paula participam do projeto FORMAÇÃO DE ATLETAS POR MEIO DO INVESTIMENTO EM PROFISSIONAIS DO ESPORTE CICLO 2021-2024 – Termo de Execução nº25/2020, parceira Minas e Comitê Brasileiro de Clubes – CBC.


Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Fotos: Mari Sá/LNB