Líder isolado da fase classificatória do Novo Basquete Brasil (NBB CAIXA), o KTO Minas estreia nos playoffs neste sábado (26/4), às 18h, diante do Desk Manager Mogi, 16º colocado, no interior de São Paulo. A partida terá transmissão ao vivo pelo YouTube do NBB e Basquetpass.
Com 29 vitórias e apenas cinco derrotas, a equipe minastenista garantiu a vantagem no mando de quadra em todas as séries de playoff que disputar ao assegurar o primeiro lugar geral da classificatória. Foram 16 triunfos e apenas um revés na Arena UniBH, o melhor retrospecto da classificatória entre as 18 equipes. Fora de casa, somou 13 resultados positivos e apenas quatro negativos – novamente o melhor desempenho no quesito.
Estatisticamente, a Tempestade foi destaque em diversas faces do jogo: melhor defesa do campeonato com apenas 70,9 pontos sofridos por partida, terceiro melhor ataque com médias de 82,2 pontos marcados, além de liderar a liga em rebotes (41,2), arremessos de dois pontos convertidos (21,1) e tocos (3,0).
Contra o Desk Manager Mogi, adversário das oitavas de final, o saldo foi positivo: duas vitórias em dois confrontos – a primeira em outubro, por 91 a 61, em Belo Horizonte; e a segunda em janeiro, por 79 a 68, no Ginásio Professor Hugo Ramos.
“Quando se trata de playoffs, sabemos que é um novo campeonato. Tudo que a gente faz na fase de classificação tem um certo peso, mas principalmente nós, que ficamos em primeiro lugar, sabemos que agora é tudo reconstruído. Mogi é uma equipe jovem, que corre bastante, joga em transição, mas estamos preparados para essa série e com muita confiança, mas sabemos que é uma nova mentalidade, um novo estilo de jogo que as equipes vão tentar implementar e temos que estar prontos para conseguir o nosso objetivo, que é chegar na final”, avaliou o capitão Alexandre Paranhos.
Na sequência do campeonato, a série vem à capital mineira, com compromissos marcados para terça-feira (29/4), às 19h, e quinta-feira (1º/5), às 18h, ambos na Arena UniBH. Se necessário, o jogo quatro será novamente no interior paulista, às 11h de sábado (4/5), e a quinta e decisiva partida na quarta-feira (7/5), às 19h, em BH.
Sistema de disputa
A partir desta temporada, o sistema de disputa do mata-mata será diferente. Das 18 equipes, 16 se classificam aos playoffs, que contará com todos os times brigando pelo título desde as oitavas de final – anteriormente, os quatro primeiros colocados avançavam direto às quartas. Além disso, as séries serão melhor de cinco partidas em todas as fases.
Outra mudança é a ordem dos mandos de quadra. O clube de melhor campanha disputa o primeiro jogo fora de casa para, na sequência, receber duas partidas seguidas em seus domínios. Caso necessário, o quarto jogo será no ginásio do pior colocado na tabela e o quinto e decisivo confronto novamente na casa do time de melhor retrospecto na fase regular.
Minas 90 anos
Considerado um dos principais e mais importantes clubes formadores do país, o Minas Tênis Clube comemora 90 anos em 15 de novembro. Para marcar a data, as comemorações vão se estender ao longo de todo o ano, com uma série de ações especiais. Nesta temporada, o KTO Minas entrou no clima festivo e passou a usar uniformes exclusivos em homenagem às nove décadas do Clube. Saiba mais em minas90anos.com.br.
NBB CAIXA – Oitavas de final
26/4 – 18h | Desk Manager Mogi x KTO Minas | Mogi das Cruzes (SP)
29/4 – 19h | KTO Minas x Desk Manager Mogi | Arena UniBH
1/5 – 18h | KTO Minas x Desk Manager Mogi | Arena UniBH
4/5 – 11h | Desk Manager Mogi x KTO Minas | Mogi das Cruzes (SP)*
7/5 – 19h | KTO Minas x Desk Manager Mogi | Arena UniBH*
*Se necessário
Patrocinador: KTO Brasil
Patrocinador: JAM Engenharia
Material esportivo: Nakal
Siga as redes sociais do KTO Minas:
Instagram: @mtcbasquete
Facebook: /mtcbasquete
Os atletas são beneficiados com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. Os técnicos Leonardo Costa e Carlos Lima, o preparador físico Tales Goulart e a fisioterapeuta Ellen Exmalte participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.