Notícias

Esporte Basquete

Jogo duro

Minas Storm faz duelo pesado contra o Flamengo e é derrotado na estreia da Champions League

Um jogo fora da curva. O Minas Storm deve esquecer a atuação que teve na noite dessa quarta-feira, especialmente no primeiro tempo. Na rodada de abertura do Grupo D da Basketball Champions League Americas (BCLA) 2021, com sede no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ), a equipe mineira não conseguiu manter o ritmo que vem tendo no Novo Basquete Brasil (NBB). Diante do Flamengo, dono da casa, o time minastenista cometeu alguns erros na marcação, não conseguiu encontrar o seu jogo e foi superado por 79 a 69, com parciais de 19/10, 17/12, 26/21 e 17/26. O ala minastenista Johnson Sr foi o nome do jogo e somou 25 pontos, com mais dois rebotes e uma assistência.

PARA FOTOS (em alta).

Mesmo bem marcado, Johnson Sr foi o destaque do jogo (Foto: Divulgação-FIBA)Mesmo bem marcado, Johnson Sr foi o destaque do jogo (Foto: Divulgação-FIBA)
Sem tempo para se lamentar, o Minas já pensa na segunda rodada da competição internacional. Nesta quinta-feira (5/2), a equipe minastenista volta à quadra e enfrenta o Instituto Córdoba, da Argentina, e precisa de uma vitória para seguir na briga por uma vaga na próxima fase do torneio, que terá outras duas etapas, em sistema de “bolha”, com sedes ainda indefinidas pela Federação Internacional de Basquete (FIBA). O duelo desta quinta será às 20h40, no horário de Brasília (DF). Já o Flamengo volta à quadra na sexta-feira (6/2) para enfrentar o time argentino.

A competição
A BCLA conta com 12 equipes participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua e Panamá. Os times foram distribuídos em quatro grupos com três equipes. A competição será disputada em três etapas e em sistema de “bolhas”, com a primeira entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, em três sedes regionais: Arena Obras (Buenos Aires), Polidesportivo Alexis Argüello (Manágua) e Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro). As datas previstas para a segunda e terceira etapas são de 4 a 9 de março e de 24 a 29 de março, com sedes ainda a serem definidas pela FIBA. A Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte (MG), deve receber uma das sedes.

O Minas Storm está no grupo D, ao lado de Flamengo e Instituto Córdoba, da Argentina. Na chave A estão Real Esteli (Nicarágua), Titanes (Colômbia) e Caballos de Cocle (Panamá). O grupo B tem Quimsa (Argentina), que é o atual campeão da Champions League, CD Valdívia (Chile) e São Paulo (Brasil). No grupo C estão San Lorenzo (Argentina), Sesi-Franca (Brasil) e Obras Basket (Argentina).

De acordo com o regulamento da competição, os dois melhores times de cada grupo se classificam para os play-offs. Definidos os oito classificados da fase de grupos, será realizado um sorteio para definir os jogos das quartas de final (1º de um dos quatro grupos x o 2º do outro dos quatro grupos), e, em seguida, outro sorteio para definir os confrontos das semifinais. As quartas de final, as semifinais e a final serão decididas em jogo único, em abril, com sede a ser confirmada pela FIBA.

CLIQUE AQUI e confira a classificação de todos os grupos e próximos jogos.

O Minas x Flamengo
O time minastenista encontrou um adversário muito forte. Logo no primeiro período, o Flamengo mostrou intensidade no ataque e conseguiu segurar a defesa mineira, que não se encontrou no jogo e viu os adversários vencer a parcial: 19/10. No segundo período, o Minas buscou a reação e foi ao ataque, mas acabou cometendo erros na marcação. Com isso, o Flamengo aumentou a pressão e foi para o vestiário com boa vantagem: 36 a 22 (17/12).

No segundo tempo, o Minas Storm até melhorou, mas os erros persistiram no início do terceiro período. Do outro lado, a equipe carioca manteve o ritmo no ataque e ampliou ainda mais a vantagem: 62 a 43 (26/21). No último período, o Minas Storm entrou em quadra e fez o seu jogo de costume. Com muita intensidade de ataque, a equipe tentou reagir, fez a diferença cair para oito pontos, mas não conseguiu evitar a derrota: 79 a 69 (17/26).

Ficha técnica
Flamengo: Baldi, Gonzáles, Hettsheimeir, Olivinha e Marquinhos. Entraram: Martinez, Léo Demétrio, Jhonatan, Rafa Mineiro e Yago Santos. Técnico: Gustavo Conti.

Minas: Parodi, David Nesbitt, Johnson Sr. David Jackson e JP Batista. Entraram: Queirós, Ronald, Gui Santos, Rafa Moreira e Davi Rossetto. Técnico: Léo Costa.

Árbitros: Guilherme Locatelli (Brasil), Daniel Garcia Nieves (Venezuela) e Leandro Lezcano (Argentina)

Sede: Rio de Janeiro - Grupo D
3/2 - Flamengo (79 x 69) Minas
4/2 - 20h40 - Minas x Instituto Córdoba (Arg)
5/2 - 20h40 - Flamengo x Instituto Córdoba - DAZN

Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook:
/mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Fotos: Divulgação/FIBA


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!