Notícias

Esporte Basquete

Muda o foco

Minas Storm e Flamengo fazem o clássico brasileiro na abertura do grupo D da Champions League

As atenções de grande parte dos amantes do esporte da bola laranja pelo mundo estarão voltadas para o Ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro (RJ). Nesta quarta-feira (3/2), Minas Storm e Flamengo estarão frente a frente na rodada de abertura do grupo D da Basketball Champions League das Americas (BCLA), ex-Liga das Américas. O clássico brasileiro começa às 20h40, no horário de Brasília (DF), e vai ser transmitido no Brasil pelo canal digital DAZN.

Minas e Flamengo abrem o grupo D da BCLA, no Maracanãzinho (Foto: Gilvan de Souza / LNB)Minas e Flamengo abrem o grupo D da BCLA, no Maracanãzinho (Foto: Gilvan de Souza / LNB)
Assine o DAZN e acompanhe os jogos do Minas pela BCLA e pelo NBB 2020/21.

O Minas Storm disputa o torneio mais importante do continente americano após ser convidado, na semana passada, pela Federação Internacional de Basquete (FIBA), para substituir o Peñarol, do Uruguai, que, devido às medidas restritivas de seu país, por causa da pandemia, desistiu do torneio. O critério de qualificação para a Champions League leva em consideração a classificação final dos torneios nacionais da temporada anterior. Como o Minas estava em quarto lugar do Novo Basquete Brasil (NBB) quando a competição nacional foi paralisada e, posteriormente, cancelada, em março de 2020, devido à pandemia de Covid-19, o time mineiro foi indicado pela Liga Nacional de Basquete (LNB) para a FIBA, que formalizou o convite à equipe minastenista.

Na atual temporada, o Minas Storm lidera o NBB há várias rodadas, com 94,4% de aproveitamento. O time do técnico Léo Costa vem embalado no torneio e mantém uma invencibilidade de 17 jogos. A equipe só perdeu para o próprio Flamengo, adversário desta quarta, na estreia no NBB, em novembro do ano passado. Naquele jogo, o elenco minastenista ainda estava em formação, sem suas principais contratações e com alguns desfalques importantes. De lá para cá, só vitórias no NBB.

Para o ala Rafa Moreira, Minas e Flamengo vão apresentar aos torcedores um grande espetáculo e a partida promete ser muito equilibrada. “O nosso primeiro jogo contra o Flamengo, lá no início do NBB, foi um jogo um pouco diferente de como está o nosso time agora. Tínhamos desfalques e muitos jogadores não tinham chegado ainda. Apenas o Shaq (Shaquille Johnson) estava no time, mas também não pode jogar. De lá para cá, a nossa equipe evoluiu muito, assim como o Flamengo também  cresceu bastante durante esse tempo. Com certeza vai ser um jogo totalmente diferente do que foi aquele, um jogo mais aberto e a qualidade dos dois times é muito grande. O adversário está empolgado pelo título da Copa Super 8 e nós também estamos motivados pelas 17 vitórias seguidas no NBB. Então, com certeza, os torcedores não podem perder este jogo. Vai ser um duelo emocionante do início ao fim”, comenta Rafa Moreira.

Ala Rafa Moreira espera um duelo bem diferente do que o primeiro encontre entre mineiros e cariocas no NBB (Foto: Gilvan de Souza / LNB)Ala Rafa Moreira espera um duelo bem diferente do que o primeiro encontre entre mineiros e cariocas no NBB (Foto: Gilvan de Souza / LNB)
Após o duelo contra o Flamengo, o Minas encara o Instituto Córdoba, no dia 4/2, às 20h40 (horário de Brasília), também no ginásio do Maracanãzinho.

A competição
A BCLA conta com 12 equipes participantes da Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Nicarágua e Panamá. As equipes foram distribuídas em quatro grupos com três times. A competição, a princípio, será disputada em três etapas, com sistema de “bolhas”, com a primeira entre os dias 31 de janeiro e 5 de fevereiro, em três sedes regionais: Arena Obras (Buenos Aires), Polidesportivo Alexis Argüello (Manágua) e Ginásio Maracanãzinho (Rio de Janeiro).

O Minas Storm está no grupo D, ao lado de Flamengo e Instituto Córdoba, da Argentina. Na chave A estão Real Esteli (Nicarágua), Titanes (Colômbia) e Caballos de Cocle (Panamá). O grupo B tem Quimsa (Argentina), que é o atual campeão da Champions League, CD Valdívia (Chile) e São Paulo (Brasil). No grupo C estão San Lorenzo (Argentina), Sesi-Franca (Brasil) e Obras Basket (Argentina).

Outros jogos
O grupo A joga entre os dias 3 e 5 de fevereiro em Manágua, na Nicarágua. Os grupos B e C já disputaram a primeira etapa, que se encerrou nessa terça-feira, em Buenos Aires, na Argentina.

Sede: Rio de Janeiro - Grupo D
3/2 - 20h40 - Flamengo x Minas - DAZN
4/2 - 20h40 - Minas x Instituto Córdoba (Arg) - DAZN
5/2 - 20h40 - Flamengo x Instituto Córdoba - DAZN

As próximas etapas da fase de grupos serão com novas “bolhas” entre os dias 4 e 9 de março e 24 e 29 de março, com sedes ainda a serem definidas pelas FIBA. Os vencedores de cada um dos grupos se reunirão em um Quadrangular Final (Final Four) entre os dias 8 e 13 de abril.

Patrocinador: CVC
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Forte Banco

Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!