Basquete

No Uruguai

123 Minas inicia disputa da Basketball Champions League Americas

Primeira janela será disputada no estádio Palacio Peñarol, em Montevidéu (Foto: Orlando Bento/MTC)Primeira janela será disputada no ginásio Palacio Peñarol, em Montevidéu (Foto: Orlando Bento/MTC)

O 123 Minas inicia, na próxima semana, mais um importante desafio da temporada 2022/2023. Trata-se da Basketball Champions League Americas (BCLA), principal competição internacional da modalidade no continente. No Grupo B do torneio, a equipe minastenista enfrentará velhos conhecidos da última edição do campeonato: Biguá (URU) e Quimsa (ARG).

A primeira janela será disputada no ginásio Palacio Peñarol, em Montevidéu, capital do Uruguai. A estreia é na segunda-feira (12/12), contra o anfitrião Biguá, às 19h. Na terça (13/12), a Tempestade encara o Quimsa, às 19h, novamente em solo uruguaio.

A Arena UniBH será o palco da segunda janela de jogos, marcada para janeiro de 2023. No dia 16, o 123 Minas recebe o Quimsa e, depois, no dia 18, enfrenta o Biguá. A última rodada será em Santiago del Estero, na Argentina, com as partidas definidas para 4 e 5 de fevereiro/23, contra uruguaios e argentinos, respectivamente.

Técnico da equipe mineira, Léo Costa falou sobre os desafios da competição e a missão de superar os resultados do 123 Minas no torneio, que ficou com a medalha de bronze nas duas últimas edições. “Estamos entrando em nossa terceira participação consecutiva na BCLA, algo que não é fácil de se conseguir. Trouxemos medalhas nas outras duas edições e nosso pensamento tem que ser sempre o de buscar os postos mais altos em todas as competições que disputarmos”, afirma.

Para o treinador, não será tarefa fácil avançar para os playoffs da competição. “Vejo o nosso grupo como um dos mais fortes, com Biguá, atual vice-campeão da BCLA, e Quimsa, vice-campeão argentino. Não será uma missão fácil, mas todo o grupo está focado neste objetivo”, garante.

BCLA – Fase de grupos

12/12 | 19h – Biguá x 123 Minas | Palacio Peñarol – Montevidéu (URU)
13/12 | 19h – 123 Minas x Quimsa | Palacio Peñarol – Montevidéu (URU)
16/1 | 19h – 123 Minas x Quimsa | Arena UniBH
18/1 | 19h – 123 Minas x Biguá | Arena UniBH
4/2 | 21h – Biguá x 123 Minas | Estadio Ciudad – Santiago del Estero (ARG)
5/2 | 21h – Quimsa x 123 Minas | Estadio Ciudad – Santiago del Estero (ARG)

Siga as redes sociais do Basquete do Minas:

Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete

Patrocinador: 123milhas
Patrocinador: Sportsbet.io
Patrocinador: UniBH
Material esportivo: Icone

Os atletas são beneficiados com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. O técnico Leonardo Costa, o preparador físico Pablo Rebouças e a fisioterapeuta Ellen Exmalte participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e CBC.