Notícias

Outros

Acupuntura no Minas

Saiba mais sobre a ciência oriental e marque sua sessão

Se o esporte está no DNA do Minas e os associados são a sua essência, a promoção da saúde é a força-motriz que faz tudo funcionar. Seja por meio de atividades físicas, como o Pilates e a Musculação, ou curtir um bom show, em um domingo à tarde, com a família, a vivência dentro do Clube é garantia de uma vida mais saudável. Dentre os diversos serviços oferecidos, voltados sempre para o bem-estar dos minastenistas, a acupuntura está disponível no Minas I. 

Conhecimento milenar que atravessou continentes, a acupuntura faz parte da medicina tradicional chinesa. É uma prática que consiste no estímulo, por meio de agulhas, de pontos estratégicos do corpo para melhorar dores e queixas dos pacientes, promovendo, assim, uma melhora no equilíbrio energético corporal.
Para abordar os benefícios da acupuntura, convidamos o  acupunturista Flávio Mineiro, que atua há 10 anos na área, para explicar melhor sobre a prática e esclarecer possíveis dúvidas.

 

Quais são os benefícios da acupuntura?

A acupuntura pode tratar uma ampla variedade de condições, tanto físicas quanto emocionais. Alívio de dores, redução do estresse e ansiedade, melhora no sono são alguns de seus benefícios. Questões hormonais e muitas outras queixas podem ser resolvidas com algumas sessões.

 

Quais são os principais pontos de tensão que a acupuntura trata?

Existem três grandes demandas, a principal delas é o tratamento de dores. Temos articulares, outras orgânicas – causadas, por exemplo, por cólicas intestinais, menstruais ou mesmo enxaqueca. Buscamos, então, o reequilíbrio dos órgãos nesses casos. A segunda demanda é mais voltada para questões emocionais. Nesses casos, a acupuntura reduz bastante a ansiedade e o estresse, melhora a qualidade do sono, ajuda no equilíbrio hormonal, na menopausa e no ciclo menstrual como um todo. E a última é sobre o fortalecimento do sistema imunológico em que a prática vai ajudar no aumento das células de defesa do corpo dos pacientes.

 

Em média, quantas sessões devem ser feitas para a melhora significativa da dor indicada?

Deve ser feita uma análise de cada caso e cada paciente. De forma geral, em uma condição aguda, geralmente 5 a 10 sessões bastam. Já em casos mais extremos, de 10 a 20 sessões.

 

Existe alguma contraindicação? Como gravidez ou fobias?

Nesses casos, é importante ter cautela. No caso específico das gestantes, a acupuntura é indicada, por exemplo, no auxílio do enjoo e das dores. Já sobre a questão da fobia de agulha, caso o paciente tenha essa queixa, é possível estimular os pontos da acupuntura de outras formas. A agulha é a mais comum e, provavelmente, a mais eficaz, mas não é a única. Temos outros meios tão bons, como laser, ímãs, calor, eletroestimulação e a própria massagem.

 

Como o especialista escolhe os pontos de acupuntura para um paciente? O processo é personalizado?

Sim, é um processo estudado a partir da análise de cada paciente. Na medicina chinesa, existe uma máxima que fala: “um ponto trata várias doenças e a mesma doença pode ser tratada por diversos pontos”. Então, por meio de um diagnóstico, é possível determinar o padrão de desequilíbrio do paciente e qual será o tratamento ideal.

 

A acupuntura pode ser combinada com outras terapias ou tratamentos médicos convencionais?

Com certeza. É muito comum as pessoas chegarem aqui já com dores que estão sendo cuidadas, por exemplo, na fisioterapia, e a acupuntura auxilia muito nesse tratamento, principalmente nas dores, nas articulações e inflamações musculares. No caso do tratamento de psicoterapias e tratamentos médicos, de pacientes que são atendidos pela medicina alopática, a acupuntura é outra forma de auxílio para todos esses casos.

 

Cuide da sua saúde e agende sua consulta:

Flávio Mineiro -  Acupunturista e Terapeuta da Medicina Tradicional Chinesa

Contato: (31) 9 8887-8483 | Instagram: @acupuntura_bh

Local: Minas l – CF 2  (próximo ao Acompanhamento Escolar UniBH)

Sobre o profissional: com mais de 10 anos de experiência, Flávio é especialista nas práticas da Medicina Tradicional Chinesa e dedica sua trajetória ao estudo e aplicação de acupuntura, fitoterapia e dietética chinesas. Desenvolveu uma atuação focada no tratamento de dores em geral, afecções psicossomáticas, doenças autoimunes, recuperação pós-AVC e cuidados complementares a pacientes oncológicos. Para potencializar os resultados, ele utiliza uma combinação de técnicas tradicionais e modernas, como craniopuntura, laserterapia, acupuntura Tung, método Xing Nao Kai Qiao, Reiki, auriculoterapia e eletroestimulação. Essa abordagem diversificada permite tratamentos personalizados e eficazes, proporcionando alívio, recuperação e qualidade de vida.


Esse site armazena dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!