Cultura

A obscena senhora H – paixão e obra de Hilda Hilst

51ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança

Com atuação de Luciana Veloso, Melhor Atriz pelo Prêmio Nacional Cenym 2020, o monólogo traz um olhar questionador sobre a dominação masculina nas relações sociais, promovendo uma reflexão sobre o machismo, a violência contra a mulher e a cultura da opressão. 

“A Obscena Senhora H – Paixão e Obra de Hilda Hilst” reconta a paixão da premiada escritora brasileira por seu primo, Wilson Hilst, durante a criação de um de seus mais aclamados livros, “A Obscena Senhora D”. Em cena, Luciana vive Hilda em seu processo de escrita, bem como outros personagens de ‘A Obscena Senhora D’, lançado em 1982. A vida e a obra se misturam à medida em que o tablado recebe reflexos do relacionamento violento e abusivo vivido pela autora com seu primo, 20 anos mais jovem. O encontro marca uma relação no qual realidade e ficção se entrelaçam num mesmo enredo.

“Hillé, personagem central do livro e fio condutor de nossa ficção no teatro, é um autorretrato da escritora que leva ao extremo a tensão entre a materialidade da carne e a intangibilidade do espírito. Ela é a voz de Hilda num tempo em que, desamparada, a escritora parecia distante de si mesma. Enquanto transbordava intensidade através da personagem forte, que não se submete aos homens, à vida, ao mundo e a Deus, a escritora viveu um dos piores momentos de sua história”, destaca Veloso, que completa ainda, “se para Hillé a procura da luz parece ter chegado ao fim, para nossa sorte e deleite foi na literatura que Hilda depositou a sua salvação. Foi vivendo entre paixão e sombra que Hilda escreveu uma de suas obras mais completas, um trabalho irretocável que é ‘A Obscena Senhora D”, explica a atriz.

“A peça apresenta a realidade que muitas mulheres ainda enfrentam nos dias atuais. Mesmo escrita há 40 anos, a obra de Hilda se faz atual e necessária, quando traz reflexões sobre práticas machistas, violência contra a mulher e o verdadeiro sentido da vida, com personagens que questionam Deus, a vida, a morte e o corpo”, ressalta Dias.

FICHA TÉCNICA
Criação: Juarez Guimarães Dias e Luciana Veloso
Atuação: Luciana Veloso
Dramaturgia e Encenação: Juarez Guimarães Dias
Direção de Movimento: Sitaram Custódio
Direção de Produção: Janine Avelar
Cenografia: Juarez Guimarães Dias
Design de luz: Bruno Cerezoli
Figurino: Andreia Gomes
Máscaras: Lívia Rabelo
Preparação Vocal: Ana Hadad
Trilha Sonora Original e Design de Som: Daniel Nunes
Fotografias: Guto Muniz, Marília Fiuza e Matheus Soriedem (créditos nas fotos)
Redes Sociais: Mayra Castro

SERVIÇO
A obscena senhora H – paixão e obra de Hilda Hilst
6/2/2026, sexta-feira, às 20h
Ingressos: R$25,00 nos postos, site e aplicativo do Sinparc
Classificação: 16 anos
Teatro do Centro Cultural Unimed-BH Minas
Rua da Bahia 2244 – Lourdes

Siga as redes sociais oficiais da Cultura do Minas:
Facebook: /mtccultura
Instagram: @mtccultura