Imagem institucional MTC

O Sonhos dos Pioneiros

Os matemáticos dizem que a estrutura geométrica mais resistente que há no mundo é o triângulo. Nós, do Minas Tênis Clube, pedimos o direito de discordar. Por nossa rica e sólida história, acreditamos que o quadrado é mais resistente. E são quatro os pilares que fundamentam o trabalho no Minas, com o objetivo de assegurar aos sócios satisfação e alegria de viver. Conectados, esporte, educação, cultura e lazer formam a força do Clube, que, a cada dia, escreve um novo capítulo na história de Minas Gerais.

Entretanto, a força do quadrado, formado por esporte, educação, cultura e lazer, não existiria sem a paixão do grupo de destacados cidadãos que fundou o Minas Tênis Clube, em 15 de novembro de 1935. Ainda hoje, a paixão de conselheiros, diretores, sócios, atletas e colaboradores é o que movimenta o nosso Clube. Sem esse componente, a vitoriosa trajetória minastenista não passaria de um sonho.

Nosso brasão carrega as principais cores da nossa marca: Azul Royal e Branco. Azul é uma das três cores primárias, juntamente com vermelho e amarelo, e, apesar de estar na escala de cores frias, significa a reunião de todos os sentimentos bons da vida, do equilíbrio emocional e das virtudes intelectuais. Já o branco é a reunião de todas as cores do arco-íris. Assim, Azul Royal e Branco, juntas, representam exatamente o espírito Minas Tênis Clube: nossos sócios são felizes, estão de bem com a vida e sempre próximos de pessoas que amam e acreditam em um futuro próspero.

Tradição e Modernidade

Ao longo das décadas, nós temos conseguido mesclar, na medida certa, tradição e modernidade. Sim, estamos sempre de olho no futuro, mas nunca esquecemos o passado. Aqui no Minas, o amanhã já é uma realidade. Com essa visão, nos tornamos referência nacional em gestão no segmento de clubes, potência no esporte de alto rendimento, exemplo na formação de cidadãos por meio da educação esportiva e polo disseminador de cultura e lazer.

Hoje, o nosso Minas Tênis Clube é um complexo sociodesportivo e cultural, formado por três Unidades urbanas, Minas I e II, localizados em bairros nobres de Belo Horizonte, e Minas Country, que fica ao pé da Serra do Curral, marco geográfico e uma das mais bonitas vistas da capital mineira, além do Minas Náutico, do qual detém o controle de cotas e a gestão, localizado na Lagoa do Ingleses, em Nova Lima, Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Bela Cidade

Administrar uma instituição da grandeza do Minas não é uma tarefa fácil. O Clube é uma verdadeira, e bela, cidade dentro de Belo Horizonte, com área total de 454 mil m², incluindo as três Unidades urbanas e o clube náutico. São 81,5 mil sócios, sendo 27 mil cotistas (incluindo o Minas Náutico), e 3,031 milhões de acessos às Unidades/ano.

A nossa gestão do Minas é baseada no trabalho por resultados, adotando as modernas práticas de excelência das corporações que buscam a sustentabilidade. A gestão estratégica efetiva e a sólida condição financeira asseguram a constante evolução do Clube, que faz parte do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC)/Federação Nacional de Clubes (Fenaclubes) e da Federação dos Clubes do Estado de Minas Gerais (Fecemg).

Por um Mundo Melhor

Praticamos a responsabilidade social e contribuímos para a melhoria da qualidade de vida da comunidade de seu entorno. Desde 2003, mantemos um programa de voluntariado, que foi reformulado em 2017. O Programa Minas Tênis Solidário tem ampla atuação humanitária, desenvolvendo campanhas beneficentes e apoiando instituições assistenciais e programas beneficentes de empresas mineiras e nacionais.

No pódio

O nosso Clube é considerado uma das principais e mais importantes escolas de esporte do país. Várias vezes campeões brasileiros e donos de muitos títulos internacionais, contamos, em nove modalidades esportivas de alto rendimento, com 1.000 atletas federados, sendo 900 deles em formação, que participam de competições de basquete, futsal, ginásticas artística e de trampolim, judô, natação, vôlei e tênis, todos com certificação ISO 9001:2008. As nossas atividades esportivas estão concentradas no Centro de Treinamento Juscelino Kubitscheck, no Minas I, considerado como um dos mais modernos complexos esportivos da América Latina, com 15.600 m² e 13 espaços esportivos, em cinco níveis, incluindo uma Arena Multiuso com 3.600 lugares numerados.

Como prova do reconhecimento da nossa excelência esportiva, firmamos a parceria com as Associações Olímpica e Paralímpica do Reino Unido (British Olimpic Association / BOA e British Paralimpic Association / BPA) e fomos a sede, no Brasil, da delegação britânica que disputou os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. O nosso Minas, inclusive, recebeu as visitas do príncipe Harry e da princesa Anne, durante os treinamentos dos atletas do Team GB nas Unidades.

O esporte é o nosso DNA. Por isso, a cor do pilar é azul, mas em um tom mais claro, derivando do Azul Royal institucional: o Azul Clássico. Nossos atletas são heróis e estão no topo, representam o presente e o futuro, são exemplos para nossos sócios e, por isso, aqui no Minas, esporte é azul.

Educação

A educação por meio do esporte é um dos segmentos da nossa atuação, visando à formação cidadã dos nossos associados. Oferecemos 31 modalidades de cursos, nas áreas de formação esportiva, artística e cultural e academia, que contam com mais de 18 mil alunos. Os cursos de basquete, futsal, judô, natação, tênis, vôlei, musculação e o Curso Básico de Esportes têm a certificação ISO 9001:2008.

Também participamos da formação intelectual e acadêmica das crianças e dos adolescentes minastenistas. O Programa Acompanhamento Escolar, criado em 1997, dá suporte didático-pedagógico aos associados que cursam a Educação Infantil e o Ensino Fundamental, na realização de atividades escolares. Anualmente, são realizados cerca de 10 mil atendimentos, que são gratuitos e feitos por graduandos dos cursos de pedagogia, letras e matemática de centro universitário parceiro do Clube.

O verde é mais do que uma cor, é a essência da natureza. Por isso, representa uma ideologia, um estilo de vida: consciência ambiental, amor à natureza e esperança de um futuro melhor. E é a cor que mais tem variações, sendo flexível a transformações e evoluções. Por isso, nada melhor que o verde para representar nosso pilar educação.

Cultura

O nosso Minas é polo disseminador de cultura em Belo Horizonte desde os anos 1940, quando foi inaugurada a Sede Social da Unidade I, em estilo art decó, palco dos mais relevantes eventos da capital. Ampliando nossa atuação, em 2013, entregamos à cidade nosso Centro Cultural, construído conforme o Plano Diretor da Unidade I, aprovado em 1998. Com 1.556 m², o Centro Cultural Minas Tênis Clube (CCMTC) é aberto ao público em geral e inclui Teatro com capacidade para 602 pessoas, dotado de alta tecnologia cênica, palco italiano e os mais arrojados equipamentos; Galeria de Arte com 412 m², espaço de divulgação da produção de artistas renomados nos cenários nacional e internacional; Centro de Memória, que abriga cerca de 4 mil objetos, mais de 40 mil fotografias, acervo arquivístico e de filmes, que contam a trajetória do Minas Tênis Clube e sua influência na história de Belo Horizonte. O CCMTC também é dotado de com Café Cultural e Salas Multimeios e estão sendo implantadas Biblioteca e Salas de Cinema. Um dos símbolos da tradição cultural do Clube é o Coral do Minas, em atividade desde 1964 e formado exclusivamente por associados.

O vermelho é a mais antiga denominação cromática do mundo e uma das três cores primárias. Quando os homens ainda viviam nas cavernas e pintavam sua paredes rochosas, já conheciam cores vermelhas de pintura. Por isso, ela é a cor das artes! Vermelho também é a cor da empatia e da liberdade, sentimentos necessários para que os artistas representem a sociedade em suas obras. Aqui no Minas, a cultura é mais que vermelho, é vinho.

Lazer

Oferecemos atividades recreativas para todos os nossos segmentos de sócios: Espaço da Criança (até 12 anos), Projeto Juventude (13 a 17 anos), Projeto Jovem (18 a 40 anos), Programa Entretenimento (todas as idades) e Programa Cabeça de Prata (acima de 60 anos). Valorizando e investindo na integração da família minastenista, mantemos ampla agenda de grandes festas, que reúnem milhares de associados, com destaque para Réveillon, Carnaval, Festas das Mães, das Crianças e dos Pais, Festa Junina, Aniversário do Clube, além de festas dançantes, eventos gastronômicos, torneios esportivos recreativos e equipes de corrida de rua, triathlon e natação máster.

Laranja é a união das cores vermelha e amarela e une os pontos mais fortes e positivos de cada uma delas, além de ser a cor complementar do azul. Assim, laranja é cor da recreação, da diversão, da sociabilidade e do lúdico, trazendo leveza para o azul tradicional e exemplar. Sem laranja não há lazer!

Grandes negócios

A solidez financeira, a moderna gestão e a nossa atuação destacada no segmento clubístico atraem empresas dos mais variados segmentos, que associam suas marcas e produtos ao nosso Clube, em parcerias nas áreas de marketing e negócios e, ainda, por meio da destinação de recursos a projetos do Minas aprovados nas Leis Federal e Estatual de Incentivo ao Esporte e à Cultura.

Amarelo é a cor do sol. E, como o sol, a cor age de modo alegre e revigorante. Representa o otimismo, a iluminação, a sagacidade e a negociação. Assim, a cor é perfeita para representar a nossa área de Negócios.

Notícias


Esse site armaneza dados (como cookies), o que permite que determinadas funcionalidades (como análises e personalização) funcionem apropriadamente. Clique aqui e saiba mais!