Em busca do Penta
Fiat/Minas disputa a primeira partida da final da Superliga nesta quarta-feira / Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV
A espera acabou e, após 12 anos, o Fiat/Minas está de volta à final da Superliga Masculina Banco do Brasil. O time minastenista é um dos maiores vencedores da competição, com quatro títulos, e vai iniciar a busca pelo pentacampeonato nesta quarta-feira (14/4). Às 19h, a equipe entra em quadra para a primeira partida da série melhor de três da decisão contra o EMS Taubaté Funvic, no Centro de Desenvolvimento de Voleibol (CDV), em Saquarema (RJ), com transmissão do Sportv 2.
De olho em mais um título da Superliga, o Fiat/Minas chega motivado para as finais, após eliminar o Vôlei Um Itapetininga na semifinal, com duas vitórias por 3 a 0. Antes, nas quartas de final, o time bateu o Apan/Eleva/Blumenau, com triunfos por 3 a 0 e 3 a 1. O time espera manter a boa fase contra a experiente equipe do EMS Taubaté Funvic, que anteriormente eliminou o Vôlei Renata, também em duas partidas, e venceu o Montes Claros América Vôlei nas quartas, por 2 a 1 na série.
O técnico Nery Tambeiro destacou o trabalho a longo prazo do Fiat/Minas para estar na disputa final. “Trabalhamos bastante, são sete anos em que estamos trabalhando e preparando esses jovens para grandes jogos. Conseguimos passar um pouco de vivência internacional para eles, como participações em torneios internacionais e sul-americanos. Ficamos agradecidos pela estrutura que o clube proporciona, e o resultado está vindo. No nosso grupo, mais da metade são atletas formados nas categorias de base. Tivemos uma evolução muito grande ao longo da temporada. Com isso, o nível dos treinamentos fica melhor, o que favorece o crescimento também na parte técnica e tática durante as partidas. No segundo turno, conseguimos colocar mais em prática o que queríamos para chegar bem nas fases finais”.
O treinador minastenista também comentou sobre a qualidade do EMS Taubaté Funvic. “Sabemos da qualidade do Taubaté, que tem grandes jogadores, acostumados com os jogos decisivos, mas nos preparamos bem para as situações de jogo”, afirmou.
O levantador e capitão William ressaltou que a equipe chega preparada e focada para as partidas decisivas. “A equipe passou muito bem pelas semifinais, fico satisfeito pela maneira como os jovens vêm se comportando. Sempre digo para eles disfrutarem de momentos como esse. Apesar de ser uma final, jogos com uma tensão a mais, tem que ter a tranquilidade para fazer as coisas que já estamos fazendo nos treinamentos. Acredito que a nossa equipe treinou bastante para chegar até esse momento da temporada. Agora temos que colocar isso em prática nos jogos”.
Levantador William garante que o time está focado para fazer o melhor dentro de quadra / Foto: Alexandre Loureiro/Inovafoto/CBV
O segundo jogo da série final será na próxima sexta-feira (16/4). Caso seja necessário, as equipes voltam a se enfrentar no terceiro e último duelo, no domingo (18/4). Os jogos serão sempre às 19h, em Saquarema (RJ), com transmissão do Sportv 2.
Entrevista coletiva
Na tarde desta terça-feira, Nery Tambeiro e William participaram da entrevista coletiva on-line, organizada pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV). Confira, abaixo, trechos da entrevista.
Formação da base
“Quando cheguei ao Minas sabia do desafio. Eu vim para o Clube não só para conquistar títulos, mas também para ajudar nessa formação de atletas. O Minas é referência no Brasil e poucos clubes apostam na base como lá. É um clube que não depende de patrocínio para montar um time para jogar a Superliga e consegue jogar com a base. Eu estou muito feliz e honrado por ser reconhecido como um dos que ajudou nessa trajetória. No início, conversando com Nery, comentei que nunca tinha visto uma base que treina tanto quanto a do Minas. Já no Campeonato Mineiro, em alguns jogos que não estive presente, vi os garotos entrando bem e fazendo bons jogos, ali eu já sabia que poderíamos ter uma boa temporada pela frente. E meu papel é passar tranquilidade para eles durante as partidas, para que consigam desempenhar tudo que já fazem nos treinamentos.” – William.
Psicológico dos jovens atletas
“Muitos atletas estão na primeira final, mas a gente vem trabalhando intensamente e pensando jogo por jogo. O grupo encarou bem a semifinal e todos estão dedicados para a final. A mescla dos jovens com os mais experientes vem sendo importante para passar essa tranquilidade e apoio” – Nery Tambeiro.
Confiança no grupo
“Eu confio muito nesse grupo. Todos sabem dos objetivos e estão dando o melhor de si. Cabe a mim, como treinador, tirar o melhor deles. Tivemos problemas com a Covid-19 durante o segundo turno, perdemos jogadores por alguns jogos, mas conseguimos seguir bem. Nos preparamos para chegar no momento principal da temporada com todos inteiros e à disposição para ajudar a equipe” – Nery Tambeiro.
Superliga 2020/21 – Finais
14/4 – 19h – EMS Taubaté Funvic x Fiat/Minas – Saquarema (RJ) – Sportv 2
16/4 – 19h – Fiat/Minas x EMS Taubaté Funvic – Saquarema (RJ) – Sportv 2
18/4 – 19h – EMS Taubaté Funvic x Fiat/Minas – Saquarema (RJ) – Sportv 2 (se necessário)
O Campeonato Brasileiro Interclubes de Vôlei – Superliga Banco do Brasil Masculina faz parte do rol de Campeonatos Brasileiros Interclubes em que parte dos atletas dos Clubes integrados ao Comitê Brasileiro de Clubes – CBC tem as despesas de hospedagem e transporte aéreo custeadas com recursos públicos geridos por esta fonte.

Patrocinador: Fiat
Patrocinador: Axial
Patrocinador: Newton
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei