Seis atletas da Seleção Brasileira foram formados no Minas Tênis Clube (Foto: Divulgação/MTC)
O Minas Tênis Clube é um dos mais tradicionais e modernos clubes sociodesportivos do Brasil, considerado um celeiro de atletas e com um vasto histórico de títulos nacionais, internacionais e olímpicos. Com mais de 1.000 atletas federados, distribuídos em nove modalidades esportivas de alto rendimento, o Clube coleciona inúmeros títulos nacionais e internacionais. Além do esporte, a educação também está no DNA do Minas, que oferece 31 modalidades de cursos para cerca de 18 mil alunos minastenistas. O Clube ainda é um polo disseminador de cultura, com espaços públicos e eventos para produções artísticas, e atividades recreativas que visam promover saúde, lazer e bem-estar.
O Clube é considerado referência nacional e destaque na formação de atletas no cenário esportivo. Prova disso é a convocação da Seleção Brasileira para a disputa da primeira fase da Liga das Nações (VNL) Masculina 2023: seis dos 14 convocados deram início às suas carreiras no Clube.
O elenco comandado pelo técnico Renan Dal Zotto conta com o líbero Maique e o ponteiro Arthur Bento, do Itambé Minas, e os ponteiros Ricardo Lucarelli e Henrique Honorato, além dos centrais Flávio Gualberto e Otávio, que também foram lançados pelo Clube da Rua da Bahia.
“Eu comecei minha história no Minas em 2008. Eu saí do interior com 14 anos, deixei o conforto da minha família para seguir o meu sonho de jogar voleibol. O Minas abriu as portas pra mim e foi ali que me tornei atleta profissional e um cara melhor. O Minas é uma escola de formar atletas, de formar profissionais, de formar pessoas também. Sou muito grato a tudo que o Clube me proporcionou”, disse Flávio Gualberto.
A formação de craques faz parte do projeto implementado pela Diretoria do Minas. A iniciativa já dura 10 anos e tem mostrado resultado também dentro de quadra: o Itambé Minas ficou entre os quatro melhores times no Campeonato Mundial de Clubes 2023, com quase 80% do elenco formado na base. Na temporada 2021/22, os minastenistas ainda se sagraram campeões da Copa Brasil.
“O Minas tem o compromisso com a formação não só de atletas, mas também de cidadãos. Ver a Seleção Brasileira repleta de jogadores formados no Clube é uma grande satisfação para todos os minastenistas”, disse o presidente Carlos Henrique Martins Teixeira.
Já na última edição da final da Superliga 1XBET Masculina, o Itambé Minas ficou com o vice-campeonato com 14 ‘pratas da casa’ em 19 atletas inscritos na competição. Foram eles: Henrique Honorato, Marcus, Arthur Bento, Elian, André Saliba, Paulo, Maique, Juninho, Kelvi, Bryan, Filipe Baioco, Lucas Machado, Samuel Neufeld e Gabriel Vilaça.
Novos Horizontes
Atleta do Minas desde 2016, o líbero Maique chegou ao Clube com 19 anos. Ele chamou a atenção da comissão técnica e deixou Três Corações para buscar novos horizontes e uma carreira como atleta profissional com a camisa minastenista.
“Sou muito grato a tudo o que o Minas me ofereceu desde o começo da minha carreira. Sempre pude contar com uma estrutura muito boa, tanto de equipamentos para a prática esportiva quanto do auxílio de profissionais renomados. Saí da minha cidade para ir atrás de um sonho e fui muito feliz de ter conseguido realizá-lo com essa camisa”, comentou o camisa 15 do Itambé Minas.
Além de proporcionar uma estrutura de qualidade para a formação de atletas, que conta com profissionais especializados e capacitados para todo o suporte às equipes de base e da ponta, o Clube ainda mantém seu compromisso com os direitos do atleta profissional, seguindo as adequações impostas pela Lei Pelé. Isso reforça o compromisso do Minas com a democratização do esporte, além da proteção dos direitos dos jogadores profissionais.
Exemplo na formação de profissionais
O Minas Tênis Clube é modelo não só na formação de atletas, mas também no desenvolvimento de profissionais qualificados. Prova disso é a criação da ‘Jornada Científica’, ação que promove o desenvolvimento científico e aprimoramento técnico dos profissionais do esporte. O Clube oferece toda a estrutura para o crescimento de seus colaboradores, a fim de promover um ganho técnico-científico assim como uma melhora no trabalho prático junto aos atletas.
“A Jornada Científica vem da pungência do Minas Tênis Clube para o desenvolvimento de métodos e práticas novas. Essa atenção diferenciada do Clube nessas áreas faz com que tenhamos êxitos nos nossos esportes olímpicos. O Minas, além de um Clube, é uma empresa, é referência no esporte e uma academia de formação”, completou o presidente minastenista.
Além disso, o Clube ainda tem um departamento específico dedicado ao estudo técnico-científico das modalidades: a Ciências do Esporte. A área é responsável pelo desenvolvimento das técnicas e dos métodos usados nos treinamentos e na preparação física dos atletas e das equipes esportivas do Minas.
Principais títulos da equipe principal de vôlei masculino do Minas ao longo dos anos:
1962 – Campeonato Nacional
1963 – Campeonato Nacional
1982 – Copa Brasil
1984 – Campeonato Brasileiro
1984 – Campeonato Sul-americano
1985 – Campeonato Sul-americano
1985 – Campeonato Brasileiro
1986 – Campeonato Brasileiro
1999 – Campeonato Sul-americano
1999/2000 – Superliga Masculina
2000/2001 – Superliga Masculina
2001/2002 – Superliga Masculina
2006/2007 – Superliga Masculina
2021/2022 – Copa Brasil
Patrocinador: Itambé
Patrocinador: Gerdau
Patrocinador: Axial
Material esportivo: Icone
Siga as redes sociais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei
Os atletas do vôlei masculino são beneficiados com recursos de projetos vinculados ao Comitê Brasileiro de Clubes. O técnico Nery Tambeiro, o fisioterapeuta Filipe Augusto e o preparador físico Davidson Alves participam do Projeto Formação de Atletas por meio do Investimento em Profissionais do Esporte – Ciclo 2021/2024, Termo de Execução nº 25/2020, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.
