Os judocas do Minas convocados para a seleção brasileira já estão na capital federal para a disputa do Grand Slam de Brasília 2019. A competição marca o retorno do Brasil como sede de uma das etapas mais importantes e expressivas do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). Por ser o último ano do ciclo olímpico, um bom resultado no torneio pode deixar os judocas mais próximos dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, já que o Grand Slam distribui até mil pontos no ranking internacional. As disputas serão a partir de domingo e vão até a próxima terça-feira (6 a 8/10), no Centro Internacional de Convenções do Brasil. As lutas preliminares serão às 10h, enquanto as disputas por medalhas estão previstas para as 16h.
Por ser sede, o Brasil pode escalar até 4 atletas para cada uma das 14 categorias de peso (7 masculina e 7 feminina). Entre os convocados pela Confederação Brasileira de Judô (CBJ) estão os minastenistas Guilherme Guimarães (81kg), Eduardo Bettoni (90kg), André Humberto (100kg), Tiago Palmini (+100kg), Juscelino Nascimento Jr (+100kg), Mariana Silva (63kg) e os jovens Guilherme Schimidt (81kg) e Maria Taba (52kg), ambos da classe Sub-21. Para formar a seleção que disputa o Grand Slam, a CBJ chamou os dois melhores de cada categoria, mais um atleta convocado por avaliação técnica no Troféu Brasil, realizado em setembro, e um judoca da classe Sub-18 ou Sub-21.
O minastenista Tiago Palmini viveu uma grande experiência com a seleção no Japão, quando a equipe brasileira se preparava para o Campeonato Mundial de Judô, outra competição organizada pela Federação Internacional. Lá, Tiago foi apenas atleta de apoio da seleção e contribuiu para a preparação dos atletas. Desta vez, será diferente. O minastenista vai vestir o Judogui (Kimono) para defender as cores brasileiras. “Minha expectativa é muito boa. Estou vindo de bons resultados nas temporadas de 2018 e 2019, com boas lutas contra atletas renomados. Como consequência disso, veio essa convocação para uma competição tão importante. Representar a seleção brasileira dentro do Brasil é muito importante. Vou dar o meu melhor e colocar em prática tudo que venho treinando no Minas para sair de lá com um bom resultado”, comentou Palmini, vice-campeão do Troféu Brasil e 5º colocado no Ranking Nacional da categoria Pesado.
O Judoca Juscelino Nascimento Jr. também está preparado para a disputa do seu primeiro Grand Slam. Para ele, que lidera o ranking nacional da categoria Pesado, um resultado positivo pode deixá-lo mais próximo da briga por uma vaga nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020. “Essa convocação foi muito gratificante. Ela mostra que o trabalho feito no Minas, juntamente com a comissão técnica, tem gerado frutos e resultados. Fiz uma boa preparação e, agora, é buscar um resultado positivo dentro de casa, com o apoio do torcedor. Estamos na reta final por uma vaga nos Jogos Olímpicos e um bom resultado pode me colocar de volta nessa disputa. Não é fácil, mas vou em busca de um bom resultado”, comentou o judoca minastenista.
Juscelino Nascimento quer um bom resultado para entrar de vez na briga por uma vaga olímpica (Foto: Orlando Bento/MTC)
Por ser ano pré-olímpico, a corrida mundial pelos pontos no ranking classificatório para Tóquio 2020 está cada vez maior. Assim, Brasília 2019 promete ter uma disputa de altíssimo nível em termos técnicos e competitivos, com a participação de grandes estrelas do judô mundial, como o francês Teddy Riner, bicampeão olímpico e dez vezes campeão mundial do peso Pesado.
De 2009 a 2012, o torneio foi disputado no Rio de Janeiro e, neste período, o país conquistou 61 medalhas, sendo 11 ouros, 19 pratas e 31 bronzes.
Minastenistas convocados:
– Guilherme Schimidt (Sub-21) e Guilherme Guimarães, campeão e vice-campeão, respectivamente, do Troféu Brasil – 81kg.
– Eduardo Bettoni, líder do ranking nacional e bronze no Troféu Brasil – 90kg.
– André Humberto, 2º colocado no ranking nacional e prata no Troféu Brasil – 100kg.
– Juscelino Nascimento Jr. e Tiago Palmini, líder e 5º colocado no ranking nacional da categoria Pesado. Medalhas de bronze e prata, respectivamente, no Troféu Brasil – +100kg.
– Maria Taba, líder do ranking Sub-21 e medalha de bronze no Troféu Brasil – 52kg.
– Mariana Silva, medalha de prata no troféu Brasil – 63kg.
Seleção brasileira masculina completa
60kg
Eric Takabatake
Felipe Kitadai
Allan Kuwabara
Renan Torres
66kg
Daniel Cargnin
Charles Chibana
Kainan Pires
Willian Lima
73kg
Marcelo Contini
Eduardo Katsuhiro Barbosa
David Lima
Jeferson Santos Júnior
81kg
Guilherme Guimarães
Guilherme Schimidt
Eduardo Yudy Santos
Victor Penalber
90kg
Eduardo Bettoni
Rafael Macedo
Clayanderson Silva
Igor Morishigue
100kg
André Humberto
Rafael Buzacarini
Leonardo Gonçalves
Lucas Lima
+100kg
Tiago Palmini
Juscelino Nascimento Jr.
Rafael Silva
David Moura
Seleção feminina completa
48kg
Gabriela Chibana
Laura Ferreira
Eduarda Francisco
Natasha Ferreira
52kg
Maria Taba
Eleudis Valentim
Larissa Pimenta
Yasmim Lima
57kg
Rafaela Silva
Tamires Crude
Ketelyn Nascimento
Vitória Andrade
63kg
Mariana Silva
Alexia Castilhos
Ketleyn Quadros
Ryanne Lima
70kg
Maria Portela
Ellen Santana
Amanda Oliveira
Luana Carvalho
78kg
Mayra Aguiar
Samanta Soares
Camila Ponce
Giovanna Fontes
+78kg
Maria Suelen Altheman
Beatriz Souza
Sibilla Faccholli
Luiza Cruz
Os atletas minastenistas contam com o apoio da Lei de Incentivo ao Esporte por meio do projeto Olímpico de Judô – Minas Tênis Clube, processo nº 58000.010626/2016-80.
logo ir
Patrocinador: Belo Dente
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte</p