Novos ares
“O sucesso é o resultado de um trabalho duro, dedicação e aprendizado constante”, disse um dos maiores tenistas de todos os tempos, Rafael Nadal. O resultado do empenho dos tenistas Esther Cerqueira e Daniel Gomes ultrapassará as quadras do Centro Prudential de Excelência do Tênis e chegará aos Estados Unidos. Os atletas da categoria 18 anos darão início a uma nova etapa de vida, em julho, após conquistarem bolsas de estudos em universidades americanas.
Mais de 70 ex-atletas já foram beneficiados com o trabalho realizado pelo Minas Tênis Clube na modalidade. Esse número é fruto de um trabalho consistente desempenhado pela comissão técnica, que prestigia e projeta a imagem de Clube formador para o mundo.
O primeiro amor de Esther não foi o tênis. A atleta passou pela natação até se encontrar na modalidade mais tradicional do Clube e, antes mesmo de ingressar no ensino médio, já fazia planos para o futuro. Ao iniciar consultorias com empresas vinculadas a universidades internacionais, ela descobriu que o tênis poderia abrir seus caminhos e chegar à Minnesota State University, em Mankato, no estado de Minnesota.
“Os torneios que participei como atleta do Minas foram essenciais para chamar a atenção de faculdades que eu cobiçava fora do país. Passei por algumas etapas de entrevistas, conversas com técnicos, até escolher o meu destino. Grande parte da conquista desse sonho atribuo às minhas vivências internacionais, ao que o Clube me proporcionou e aos meus treinadores”, destacou a associada.
Conquistar uma bolsa de estudos nos Estados Unidos sempre foi o desejo de Daniel Gomes. Ao entrar na equipe aos 13 anos e se deparar com os cases de sucesso da modalidade, o tenista buscou entender mais sobre os caminhos que poderia traçar até conquistar a bolsa na University of Lynchburg, em Lynchburg, na Virgínia. Ao todo, o Minas já auxiliou a ida de mais de 70 atletas para o exterior e o tênis é o “instrumento de força” dessas conquistas.
“Estudar nos Estados Unidos sempre foi um objetivo para mim. Há dois anos, eu fechei com uma empresa que me orientou sobre as possibilidades e batemos muito na tecla da prática do tênis para ter a aprovação. Estou no Minas desde os 13 anos e minha carreira como tenista do Clube possibilitou essa nova oportunidade”, destacou o tenista.
Os próximos passos como atleta são incertos, mas a bagagem conquistada até aqui não muda. “Para o futuro, espero ter sucesso no mercado de trabalho na área que eu escolher. Tenho sim a pretensão de continuar jogando durante a graduação, e até mesmo depois da faculdade. O tênis é um esporte que eu amo demais. Sou muito grato ao que vivenciei na minha carreira como atleta e espero manter contato com os colegas e treinadores que passaram pela minha formação pessoal e profissional no Minas”, completou Daniel.
Boa sorte nessa nova caminhada, tenistas!
Patrocinador: Vivo
Patrocinador: Prudential
Siga as redes sociais oficiais do tênis do Minas:
Facebook – mtcesporte
Instagram – @mtcesporte
Os atletas do tênis do Minas contam com o apoio do Comitê Brasileiro de Clubes e são beneficiados com recursos aprovado nas Leis Federal e Estadual (MG) de Incentivo ao Esporte: Projetos Formação e Desenvolvimento de Atletas por meio da Integração das Ciências do Esporte, processo nº 71000.045206/2024-92 e Formação e Desenvolvimento de Atletas de Tênis e Ginástica Ano III, nº 2022.15.0036, Decreto nº 46.308/2013. Por meio deste mecanismo é possível que o apoio financeiro, feito por empresas, a projetos esportivos aprovados pela SEDESE, seja deduzido do saldo devedor mensal do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, também conhecida como “ICMS Corrente”, alocando o recurso em forma de esportes para a população. Esse projeto é gratuito aos beneficiários.
Os técnicos Fernanda Ferreira, Dieggo Moura, Maurício Davis e Thiago Dogliani e o preparador físico Matheus Machado participam do Projeto MINAS TÊNIS CLUBE – RECURSOS HUMANOS CICLO 2025/2028, Termo de Execução nº 35/2024, parceria Minas e Comitê Brasileiro de Clubes.