Taça Paraná
As equipes femininas Sub-16 e Sub-18 e masculina Sub-21 do Minas Náutico fizeram uma grande competição e terminaram a 19ª edição da Taça Paraná, realizada na cidade de São José dos Pinhais, entre os primeiros colocados do Brasil. De forma invicta, as meninas menores de 16 anos, comandadas pelo técnico Josimar Reis, conquistaram o título da competição. Já o time Sub-18, que foi campeão no ano passado, só foi derrotado na final e, desta forma, ficou com o vice-campeonato. Entre os homens, o time Sub-21 também ficou na segunda colocação do torneio, que reuniu mais de 2.500 atletas e é considerado o maior torneio de base da América do Sul.
Equipes femininas subiram ao pódio da Taça Paraná (Foto: Divulgação/MTC)
Além do primeiro e segundo lugares, o Minas Náutico também foi destaque nas seleções femininas do campeonato. Luiza Vicente foi escolhida a melhor a ataque e melhor jogadora da categoria Sub-16, enquanto Júlia kudiess foi a melhor atacante do Sub-18.
O time Sub-16 fez uma bela campanha e chegou à final da Série Ouro invicto. Na final, as minastenistas enfrentaram o Grajaú Tênis Clube/ASSIM Saúde, do Rio de Janeiro. Após abrir 2 sets a 0 (25/16 e 25/18) na decisão, as meninas do Minas perderam o terceiro set, por 25/11. No quarto set, as atletas do Minas Náutico tiveram frieza para fechar a partida (25/23) e ficaram com o título. “Ainda não caiu a ficha. É um time ainda muito imaturo, não só dentro de quadra, mas também fora, é uma luta constante com essas meninas, uma luta diária, mas é gratificante quando a gente vê o esforço delas, a dedicação e a entrega, e eu estou muito feliz, e não tem como ter outro sentimento”, comemorou o técnico campeão.
Já a equipe Sub-18, que defendia o título da competição, conquistado em 2018, ficou na segunda posição. Na final, a equipe do técnico Marcello Bencardino fez um duelo equilibrado contra o time do CRES Varginha/Voleibol do Futuro. Após mais de 1h30 de disputa, a equipe do Sul de Minas venceu a decisão, por 3 sets a 2. “Tivemos uma grande participação neste ano. A Taça Paraná é um torneio muito forte e muito bom para as atletas ganharem experiência e rodagem. A ideia inicial era trazer, aqui para o Paraná, a equipe Sub-21, mas mudamos a estratégia e trouxemos o Sub-18 para ganhar experiência. Para nós, isso foi ótimo. Ganhamos qualidade de jogo e chegamos ao ponto mais alto da competição, que foi a final. As atletas se desenvolveram muito bem e evoluíram durante o torneio. Na final, a equipe de Varginha foi um pouco superior e, nos detalhes, acabou levando o título. O mais importante é que terminamos a competição entre os dois melhores em uma categoria que teve 24 equipes de diversos estados”, analisou o treinador minastenista.
No masculino, a equipe Sub-21, comandada pelos técnicos Fernando Martins e Marcelo Mello, terminou a competição em segundo lugar. Na final, a equipe minastenista foi superada pelo Sesi-SP, por 3 sets a 2.
As atletas das equipes femininas Sub-16 e Sub-18 do Minas Náutico participam da 19ª Taça Paraná com incentivo do projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Voleibol Feminino Sub-14 a Sub-18– Ano III – número 2017.01.50 e Decreto 46.308/13, pelo mecanismo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte.
Os atletas da equipe Sub-21 participaram da 19ª Taça Paraná com incentivo do projeto Formação e Desenvolvimento de Atletas do Voleibol Masculino Sub-15 a Sub-19 – Ano II – número 2017.01.30 e Decreto 46.308/13, pelo mecanismo Minas Esportiva Incentivo ao Esporte.
</p