Nas últimas semanas, as categorias Sub-16 e Sub-17 de vôlei masculino do Minas tiveram grande destaque diante de equipes nacionais e internacionais. Os times das duas categorias, comandadas pelo técnico Rodrigo Regattieri, têm desenvolvido um trabalho técnico minucioso e, como resultado, alcançaram o título de campeão do Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol Sub-16, no Rio de Janeiro; e o título de campeão do 46th AAU Boys National Championship – Open Division (Divisão de Elite), realizado em Orlando, nos Estados Unidos.
O técnico Rodrigo Regattieri Maia, que foi contratado pelo Minas Tênis Clube em 2008 e é integrante do Projeto Formação de Atletas por Meio do Investimento em Profissionais do Esporte – nº 64 (parceria Minas e CBC desde 2017), avalia que a conquista do título de campeão no Campeonato Brasileiro Interclubes Sub-16 foi fundamental para dar mais experiência e mais motivação para os atletas, já que a conquista do título foi inédita para os jovens da categoria.
A viagem para a disputa do AAU Boys National Championship também foi importante para agregar, não somente conhecimento técnico, como amadurecimento pessoal para os jovens jogadores. Os atletas minastenistas foram instalados em residências de atletas americanos e, com isso, puderam ter contato com pessoas e culturas diferentes, estimulando o processo de formação do atleta-cidadão.
Rodrigo Regattieri com o troféu de campeão do AAU Boys National Championship
Segundo Rodrigo Regattieri, as duas categorias mostraram evolução nos resultados. Confira, abaixo, as novas conquistas das equipes:
Atletas do Sub-16 (categoria coordenada por Rodrigo desde o início deste de 2019)
– Evoluíram nas competições em nível estadual (4º lugar em 2018) e nacional (4º lugar em 2017) para a conquista do primeiro lugar no Campeonato Brasileiro Interclubes de Voleibol – Masculino Sub-16 e primeiro lugar no 46th AAU Boys National Championship – Open Division (Divisão de Elite), em 2019.
Atletas do Sub-17 (categoria coordenada por Rodrigo desde o início de 2018)
– Evoluíram nas competições em nível estadual (7º lugar em 2017 e 2º lugar em 2018) para o primeiro lugar no 46th AAU Boys National Championship – Open Division (Divisão de Elite), em 2019. Além disso, os atletas Edson Junio da Paixão, Lucas Figueiredo e Marcus Vinícius Coelho, que vieram das duas categorias de base, hoje fazem parte da Seleção Brasileira Sub-21.
</p