É comum vermos praias, piscinas, parques e clubes lotados nos primeiros meses do ano. Em dias de muito calor, grupos de amigos e familiares procuram atividades ao ar livre com frequência. O lazer não serve apenas para descontração, mas também para amenizar as sensações e os efeitos provocados pelas altas temperaturas.
É preciso destacar, porém, que cuidados precisam ser tomados em dias quentes. Para isso, o site do Minas conversou com a Dr.ª Carla Tavares, coordenadora do Departamento Médico do Minas Tênis Clube, e com Sabrina Fabrini, nutricionista do Clube, que falaram sobre a importância e os cuidados necessários com a hidratação e a alimentação em dias de muito calor.
Fique de olho
Em dias quentes, o corpo humano precisa eliminar o calor para manter a temperatura corporal estável. O processo serve para evitar a hipertermia (elevação da temperatura corporal) e as consequências negativas para o organismo, o que gera o aumento da eliminação de água e sais minerais.
“O dano mais frequente causado ao organismo no calor excessivo é a desidratação. Para preveni-la, é fundamental a ingestão adequada de líquidos. Sentir sede é um sinal de que o corpo já está sofrendo uma pequena desidratação. Não se deve esperar a vontade de beber água para se hidratar. Recomenda-se ingerir líquido ao longo de todo o dia, com ingestão média de 2 a 2,5 litros de água por dia. O volume pode variar de acordo com o peso corporal e com a transpiração, sendo interessante realizar cálculos individualizados para maior precisão”, comenta a Dr.ª Carla Tavares.

A observação da coloração da urina é uma boa dica para saber se a hidratação está adequada. “A primeira coisa é sentir o corpo. Quando você sente sede, é sinal de que seu corpo está um pouco desidratado. Outra dica é avaliar a cor da urina. Quanto mais escura e amarelada estiver a urina, mais desidratado o corpo está. O ideal é estar com a urina clara e que se tome água sem a necessidade de sentir sede para isso. Tudo está relacionado a prestar atenção no seu corpo” comenta Sabrina Fabrini, nutricionista do Minas Tênis Clube.
O cuidado com a hidratação deve ser maior com crianças e idosos, já que estamos falando de organismos com maior dificuldade de termorregulação (controle da temperatura corporal).
Para os esportistas
Para quem pratica esportes, o cuidado com a hidratação deve ser maior. Em dias de temperaturas elevadas, a perda de fluidos no suor é maior e pode variar de acordo com a intensidade do exercício. É necessário ingerir líquido antes, durante e depois da atividade física.
“Para os atletas e esportistas, os cuidados com a hidratação devem ser intensificados. A perda de fluídos no suor é ainda maior com temperaturas elevadas e pode variar conforme a intensidade do exercício. A recomendação é ingerir em torno de 400, 600ml de água cerca de duas horas antes de iniciar as atividades. Durante o exercício, a cada 20, 30 minutos, tome cerca de 200ml de água. Se for se exercitar por mais de uma hora, invista também em bebidas isotônicas para repor também eletrólitos e sais minerais. Depois do exercício, o ideal é repor o que foi perdido. Se for possível pesar antes e após o exercício, fica fácil saber quanto é necessário repor de água”, comenta a médica minastenista.
As altas temperaturas também provocam a vasodilatação periférica (relaxamento dos vasos sanguíneos nas extremidades do corpo), podendo gerar a sensação de cansaço, fadiga, inchaço das extremidades, queda na pressão arterial e até desmaios. Para prevenir os efeitos indesejados, o ideal é evitar os horários de sol mais forte, entre 10h e 16h, manter-se bem hidratado e alimentado, usar protetor solar, roupas adequadas e chapéu ou boné.
Boa alimentação
Tão necessária quanto a hidratação, a alimentação é importantíssima nos dias de muito calor. “Alimentos leves, como frutas, verduras e legumes, são ricos em água, vitaminas e minerais, ajudando a hidratar o corpo e facilitando a digestão, que costuma ficar prejudicada no calor excessivo”, lembra Carla Tavares. “Prefira frutas que, naturalmente, são ricas em água, como melão, melancia, abacaxi. Existem frutas, sucos, água de coco, a água flavorizada. Tem gente que não gosta de tomar a água pura, então a dica que a gente dá é colocar um pouco de canela, alguns cravinhos, casca ou raspa de frutas. A própria fruta mesmo, como uma rodela do limão, laranja. O abacaxi também combina muito com essa água flavorizada”, completa Sabrina Fabrini.
Em dias de muito calor, também é importante controlar o consumo de bebidas alcoólicas. O álcool inibe a ação antidiurética, favorecendo a liberação de urina. Dessa forma, o risco de desidratação e de suas complicações é maior.
Siga as redes sociais oficiais do Minas:
Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube
Fotos: Ignácio Costa / Minas Tênis Clube