Outros

O cuidado não para

Série “Faça o Bem” sobre o Novembro Azul

Neste 30 de novembro, passamos para lembrar que o cuidado com a saúde deve ser constante. Por isso, convidamos o médico João Marcos Neto, Urologista do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte para falar sobre saúde não apenas durante a campanha do Novembro Azul, mas como parte da rotina de todos os homens.

O Instituto Mário Penna com apoio do Programa Minas Tênis Solidário realizou a entrada da faixa em apoio a Campanha de Novembro Azul do Instituto Mário Penna no dia 19/11.

O Novembro Azul é uma campanha com objetivo de conscientizar a população masculina para cuidar da saúde com um todo. A ação busca enfatizar a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, que é o câncer mais comum no homem, após o câncer de pele. Confira a entrevista com o médico João Marcos.

Qual a importância da campanha do Novembro Azul?

“Essa campanha tem uma importância grande por ajudar a mostrar ao homem que ele também é gente, e como tal, necessita de cuidar da saúde, quebrando tabus da cultura masculina como a síndrome do Super Herói, do desleixo, do desconhecimento e da falta da prioridade com a saúde”.

É perceptível a mudança de comportamento dos pacientes durante esse mês?

“Durante o mês de novembro, percebo, no consultório, um aumento do número de procura de pacientes para fazer o exame de prevenção do câncer de próstata. Isso se dá sem dúvida por mérito da campanha do Novembro Azul, realizada por diversas entidades, levando informação para toda sociedade”.

Médico João Marcos Neto, Urologista do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Foto: Arquivo pessoal.Médico João Marcos Neto, Urologista do Corpo Clínico do Hospital Santa Casa de Belo Horizonte. Foto: Arquivo pessoal.

Qual o seu recado para aqueles que ainda estão reticentes para os exames de rotina?

“Ao paciente que tem receio de procurar o médico, aconselho a dar valor ao que ele tem de mais precioso que é a saúde. Quando nossa saúde está em perigo, todos os outros problemas da nossa vida passam a ser secundários. O exame de próstata não dói nem machuca. A prevenção de doenças e o diagnóstico precoce é o segredo para mantermos uma vida mais longa e saudável”.

O mês de novembro está chegando ao fim, mas o cuidado com a sua saúde não pode parar. Se previna, faça os exames de rotina e mantenha hábitos saudáveis.