Minas Tênis Solidário: seis anos de solidariedade coletiva
No Brasil, as primeiras formas de trabalho voluntário surgiram no século 19 no escopo de uma ação benemérita, que prioriza a caridade. A partir do século 20, com o desenvolvimento dos setores e a inserção crescente nas comunidades, o voluntariado sofreu alterações em seu formato. Hoje, a prática é consolidada como ação solidária coletiva e humanitária capaz de transformar a vida das pessoas.
Essa é a perspectiva que norteia o programa Minas Tênis Solidário, braço de responsabilidade socioambiental do Clube desde 2017. O voluntariado é realidade no Minas desde 2003, ação pioneira no segmento clubístico, e ganhou novo modelo de atuação com a implementação do programa atual, cuja missão é viabilizar a ação solidária de associados, atletas, colaboradores e sociedade que desejam disponibilizar seu tempo, recursos, habilidades e/ou serviços para amparar quem precisa.
O Minas Tênis Solidário celebra este mês seis anos de atuação, com o desenvolvimento de variadas ações de cunho social e o trabalho dedicado dos gestores e voluntários, todos sócios do Clube. E os motivos para comemorar são muitos, já que a iniciativa minastenista tem feito a diferença para muitas pessoas, contribuindo para a promoção do bem-estar de crianças, jovens, adultos e idosos, em diversas comunidades e associações.
Diversidade nas parcerias
O Minas Tênis Solidário atua nas principais frentes de trabalho voluntário, distribuídas nos cinco pilares do programa, quatro deles alinhados aos pilares que norteiam a gestão do Clube: esporte, cultura, educação, lazer e meio ambiente. Com 62 instituições parceiras, o PMTS utiliza os equipamentos do Minas para promover a inclusão social e empoderar as pessoas. Além disso, são feitas visitas constantes pelos voluntários e equipes das categorias de base do Clube a lares de idosos, hospitais e clínicas, comunidades periféricas e orfanatos e instituições que atendem crianças e jovens.
O programa Lar de Idosas Padre Leopoldo Mertens, entidade filantrópica que atualmente abriga 48 mulheres, está com o Minas Tênis Solidário desde 2017. “Nós só temos a agradecer. Há muito tempo que somos parceiros do programa, e aqui no Lar a única ajuda que temos é a partir de doações como as que são feitas pelos voluntários do Minas. Nossas acolhidas vieram de situação de vulnerabilidade social, e por isso qualquer forma de apoio, mesmo que seja uma visita para escutar as idosas, fazer companhia para elas, é muito importante. Façam isso e continuem praticando o bem”, disse Zilda Costa, representante da instituição.

Outro importante parceiro do programa minastenista é o Hospital das Clínicas, que hoje recebe as oficinas do Tricô com Amor, em que são oferecidas aulas de tricô e crochê para mães e crianças da enfermaria pediátrica e da oncopediatria, com o objetivo de levar um pouco de aconchego para pais e responsáveis de crianças internadas. “A atividade tem poder transformador, em vários âmbitos da vida. Aqui, neste contexto hospitalar, onde as mães vivenciam momentos de angústia, ansiedade e ruptura da rotina diária, tais ações têm um grande significado e cumprem com vários objetivos, como oportunidade de interação e trocas, relaxamento, aprendizagem, capacitação e, por que não dizer, cuidado com si mesma, com o outro e com seu entorno”, apontou Karine Santos, terapeuta ocupacional da pediatria do Hospital das Clínicas.

A cada quatro meses, o salão do Centro de Facilidades recebe a ação de doação de sangue em parceria com a Fundação Hemominas. De acordo com Nivaldo Júnior, assessor de Captação e Cadastro da instituição, a parceria com o Minas Tênis Solidário tem papel fundamental no incentivo à prática da doação de sangue. “Percebo a importância de estabelecermos parcerias com a sociedade. Assim, conseguimos divulgar a importância da causa da doação voluntária de sangue para cada vez mais pessoas. Este é o caso do Minas, parceiro que rotineiramente oferece ajuda e demonstra total apoio à causa da doação, promovendo campanhas e trazendo doadores novos e outros que já doaram em outras oportunidades, o que contribui para que a Fundação Hemominas mantenha os estoques de sangue em níveis satisfatórios. A doação de sangue é um gesto que salva vidas e que, talvez, nem todas as pessoas tenham a dimensão da sua importância para garantir o atendimento a centenas de pacientes em nosso estado, diariamente. Por isso, é tão importante contar com a solidariedade dos associados deste clube que têm contribuído com a missão da Hemominas! Manifestamos nossos sinceros agradecimentos pela parceria valiosa e pelos 45 candidatos à doação trazidos nessa última ação! Que essa parceria com o Minas Tênis Clube continue fortalecendo e inspirando outras ações de generosidade em nossa comunidade”, defendeu o profissional.

Outro importante papel do programa minastenista é no empoderamento de mulheres por meio do trabalho, dando a elas um instrumento para conseguir independência financeira, além de fortalecer a economia doméstica gerando renda para diversas famílias em situação de vulnerabilidade social. Assim, os voluntários compartilham seus conhecimentos, seja por meio de trabalhos manuais ou outra habilidade, para ensinar a produção de mercadorias que possam ser produzidas e vendidas por elas.

Engajamento dos associados
Para impactar a vida de milhares de pessoas, é fundamental um corpo de voluntários envolvido e robusto, com vontade, disposição e disponibilidade. Desde sua criação, o Minas Tênis Solidário tem atraído novos voluntários. Grande parte desse crescimento vem da liderança, por meio do grupo de gestores. Entre 2017 e 2022, estiveram à frente da iniciativa a ex-gestora Denise Lobão e o ex-diretor de Responsabilidade Socioambiental do Minas, Delson Tolentino.
Ricardo Vieira Santiago, ex-presidente do Minas, atual vice-presidente do Conselho Deliberativo e responsável pela reformulação e criação do Minas Tênis Solidário, tem satisfação em falar do programa. “Reformular o voluntariado ao lado da minha esposa e ex-gestora, Denise Lobão, foi uma satisfação enorme. Um dos nossos objetivos de gestão era dar luz à responsabilidade socioambiental e disseminar a importância de um programa como o Minas Tênis Solidário para uma agremiação como o Minas. Vejo que deixamos um bom legado”, comentou o dirigente.
Em janeiro deste ano, os gestores passaram o bastão para as novas lideranças. O presidente Carlos Henrique Martins Teixeira está dando continuidade ao trabalho e de olho no futuro, com foco nas melhorias. “Ricardo Santiago, Denise Lobão e os demais gestores e voluntários criaram os fundamentos do programa e conseguiram nos passar um excelente trabalho feito com muita dedicação, empenho e amor. Com essa raiz sólida de sustentação criada por eles, estamos desenvolvendo o tronco dessa árvore social. O Minas Tênis Solidário é um trabalho coletivo em prol da solidariedade e da transformação social”.
Hoje, o programa conta com o comando da diretora Celinha de Oliveira e dos gestores Thereza Cristina Martins Teixeira, Tania Mara Zefferino, Cristina Barbosa e Fábio Jardim. Há também os líderes de cada pilar solidário, que atuam diretamente no desenvolvimento dos projetos e ações.

Ao lado deles, um grupo unido e que só cresce! Em março deste ano, o programa contava com 120 voluntários. Até o fim desta edição, o número havia aumentado para 186, mostrando o forte trabalho de aproximação que cada integrante faz aos demais sócios. “Nosso foco é aumentar ainda mais!”
O programa conta com o apoio institucional do Minas, mas quem faz com que o PMTS concretize as ações é o engajamento dos sócios, por meio da participação nas atividades e pela campanha Sócio Doador, com a contribuição financeira.
Quer fazer parte? Entre em contato com Ana Paula Sales, pelo e-mail ana.sales@minastc.com.br.
O que vem por aí
O Minas Tênis Solidário é de todos e está em constante evolução e ampliação. Por isso, para o próximo ano, está prevista a fundação do Instituto Minas Tênis Solidário. “Temos consciência do importante papel do programa para a inclusão social e da força da marca Minas Tênis Clube em Belo Horizonte. E assim, o objetivo é criar um CNPJ e um caixa próprios ao Instituto, dando mais autonomia e importância para a frente de responsabilidade socioambiental do Minas”. Aguarde!
Siga as redes sociais oficiais do Minas:
Facebook: /minastenisclube
Instagram: @minastenisclube