Outros

Tricô com Amor

Ação solidária retorna com tudo após pandemia

As oficinas do Tricô com Amor estão de volta! As aulas de tricô e crochê são oferecidas para mães e crianças da enfermaria pediátrica e da oncopediatria como uma iniciativa do Programa Minas Tênis Solidário. O projeto foi iniciado em 2018, porém, em 2020, devido a pandemia, precisou ser interrompido, retornando às atividades em abril deste ano.

Com o objetivo de levar um pouco de aconchego para pais e responsáveis de crianças internadas, a oficina é realizada nas tardes de segunda-feira, no Hospital das Clínicas, e é parte do Projeto Educação Solidária. A coordenadora voluntária da ação, Sandra Bento, conta com a parceria das voluntárias Vera Rodrigues e Juliana Telles. Juntas, elas dedicam parte do tempo proporcionando novos conhecimentos, autonomia e interação entre as mães, além da possibilidade de uma nova fonte de renda com a venda das peças produzidas.

Sandra Bento, coordenadora do Tricô com Amor, afirma: “O projeto, que teve início em 2018, contribui muito para o bem-estar mental da maioria das participantes, o que inclui as voluntárias e as mãezinhas. É nítida a satisfação delas no final do projeto, ao final do dia, ao terem aprendido algo novo. Infelizmente com a pandemia, tivemos que ficar distanciados, mas é satisfatório para algumas mães saber que o projeto retornou. Podermos dar a essas mães que estão aqui internadas uma condição para elas aliviarem um pouco a ansiedade e o stress que vivem dentro do ambiente do hospital e fazer parte disso tem sido também muito gratificante”, aponta a voluntária.

Maria José de Castro, mãe de uma criança internada na enfermaria, parabeniza o programa pela ação: “É uma coisa muito útil para os pacientes e acompanhantes. Acho que toda firma deveria fazer um trabalho como esse. Esse trabalho é vida”, alega a paciente.

Para Juliana Telles, voluntária do PMTS: “a oficina Tricô com Amor é uma iniciativa muito importante para o voluntariado do Minas, pois colabora para a interação social entre as mães, a troca de experiência uma com a outra, auxilia no aprendizado de um trabalho manual que pode virar fonte de renda e ajuda a amenizar o sofrimento das incertezas que uma doença na fase infantil pode causar”, afirma a minastenista.

Karine Santos, terapeuta ocupacional da pediatria do Hospital das Clínicas, aponta os benefícios da iniciativa: “acredito que a atividade tem poder transformador, em vários âmbitos da vida. Aqui, neste contexto hospitalar, onde as mães vivenciam momentos de angústia, ansiedade e ruptura da rotina diária, tais ações têm um grande significado e cumprem com vários objetivos, como oportunidade de interação e trocas, relaxamento, aprendizagem, capacitação e, por que não dizer, cuidado com si mesma, com o outro e com seu entorno”, aponta a profissional.

Os insumos utilizados, como linha, malha, agulhas, são adquiridos pelo PMTS e doados para as alunas da oficina, que aprendem as técnicas e nos momentos livres praticam a arte. E na tarde da última segunda-feira, dia 22/5, foram entregues insumos suficientes para 4 meses de aulas.

Se você sabe fazer tricô ou crochê e quer abraçar essa causa envie uma mensagem de whatsapp para Ana Sales, 99182-1322.

Siga as redes sociais oficiais do Minas:

Facebook: /minastenisclube

Instagram: @minastenisclube