Com casa cheia, torneio Super 4 Internacional é uma grande conquista para os bolivianos
Fotos: Cristian Valenzuela/Chile
Cochabamba – O Fiat/Minas está na disputa do Super 4 Internacional, torneio realizado em homenagem aos 60 anos do Club Olympic de Cochabamba, na Bolívia. Assim, o time minastenista está tendo a chance de conhecer de perto a história de dedicação e superação do clube boliviano, que tem encontrado na união entre atletas, ex-atletas, dirigentes e comunidade a solução para conquistar melhorias para a instituição.
A mais nova aquisição do clube só foi possível por meio dessa união e representa uma grande vitória para os bolivianos. Após receberem doações de pessoas ligadas ao clube, de ex-atletas, de outras instituições e de pessoas da cidade de Cochabamba, o clube conseguiu comprar o piso usado em jogos de grandes campeonatos pelo mundo e que custa 36 dólares o metro. Foram três meses de espera desde o pedido, mas deu tudo certo. O novo piso chegou poucas horas antes do início do campeonato e uma “força tarefa” foi montada para que tudo ficasse pronto em tempo. Dirigentes do clube, funcionários, diretores do Gran Hotel Cochabamba e jogadores ajudaram na montagem. O time argentino do Bolívar chegou para o treino e o piso ainda estava sendo montado, todos do clube então resolveram ajudar também para finalizar mais rápido.
“Em 8 de julho, nosso aniversário, abrimos a campanha para doarem um metro do piso para o Club Olympic. É uma campanha para doarem o metro do piso, que vale 36 dólares. Ate hoje, compramos 1.750 metros, para nossas seis quadras e que são usadas para as nossas escolas de vôlei. Arrecadamos dinheiro com a campanha e também fizemos uma noite de música, em que o dinheiro da entrada foi direcionado para a compra do piso. A campanha segue aberta e ainda temos que pagar uma parte. É um piso importado da China, chegou em três meses, e, assim, tentamos oferecer o melhor para o nosso torneio”, comemorou a diretora geral do Club Olympic, Claudia Pavisic.
Novo piso do Club Olympic está sendo usado no torneio internacional
Com 60 anos de história, o Club Olympic começou com cerca de 30 jogadores, em uma quadra no quintal da casa da fundadora Ana Villafeñe e, hoje, conta com 1.200 alunos nas escolinhas de vôlei. Além das escolinhas, o clube conta com o time adulto, que não vive para o vôlei, como no Brasil, por exemplo. Os jogadores dividem a rotina de treinos e jogos com outras profissões.
A realização do torneio Super 4 Internacional está sendo um desafio para o clube boliviano, mas também de muita satisfação. “Nós estamos acostumados a fazer torneios de vôlei de praia, que são mais fáceis. São duplas, o desfile de abertura é menor e tudo é mais prático. É a primeira vez que fazemos um torneio deste tamanho e estávamos muito ansiosos. Estamos tentando fazer o melhor que podemos. O nosso principal objetivo de realizar esse torneio é para que nossas crianças, os nossos 1.200 alunos, possam ver de perto jogos de vôlei em alto nível. Aqui na Bolívia, por diversas razões, não temos um grande vôlei. Queremos que eles possam ver, ao vivo, grandes jogos, como já foi ontem e como será nos próximos dias”, afirmou Claudia Pasivic.
O técnico do Fiat/Minas, Nery Tambeiro, destacou o aprendizado que o time minastenista está tendo nesses dias em Cochabamba, em contato com outras realidades do vôlei. “Faço um paralelo do Minas com a estrutura daqui, e os nossos aletas estão acostumados a ter sempre o que há de melhor. Para mim e para grupo, está sendo emocionante ver todos se ajudando em prol de melhorias para o clube, como o piso, que foi muito comemorado. Para nós, é uma coisa de dia a dia, já nos é dado. Isso mostra que temos que valorizar ainda mais a estrutura que temos. São mundos diferentes, mas o envolvimento e o sentimento é o mesmo, de valorizar cada conquista. Está sendo um aprendizado para todos nós, temos que saber que lá atrás alguém brigou muito para que a gente tenha a estrutura que nós temos hoje. Não podemos nos esquecer disso nunca”, finalizou.
Crianças das escolinhas de vôlei do Club Olympic caregaram as bandeiras no desfile de abertura e bateram bola com os jogadores
Com casa cheia, o torneio Super 4 Internacional começou nessa quinta-feira e segue até domingo. Nesta sexta-feira, o primeiro jogo será entre Club Olympic e Monteros Voley (ARG), às 19h30, e o segundo jogo entre Fiat/Minas e Bolívar Voley (ARG), às 21h (Horário de Brasília).
Tabela de jogos – Super 4 Internacional
10/10 – Quinta-feira
Club Olympic/BOL (0 x 3) Bolivar Voley/ARG – 23/25, 13/25 e 14/25
Fiat/Minas/BRA (3 x 0) Monteros Voley/ARG – 25/16, 26/24 e 25/22
11/10 – Sexta-feira
19h30 – Club Olympic x Monteros Voley
21h – Fiat/Minas x Bolivar Voley
12/10 – Sábado
19h30 – Club Olympic x Fiat/Minas
21h – Bolivar Voley x Monteros Voley
13/10 – Domingo
12h – Disputa de 3º lugar
13h30 – Final
*Horário de Brasília.
Patrocinador: Fiat
Patrocinador: Newton Paiva
Patrocinador: Axial
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Siga as redes sociais oficiais do Vôlei do Minas:
Facebook: /mtcvolei
Instagram: @mtcvolei</p