Esporte

Olho em Tóquio

Rayan Castro e Alice Hellen disputam a Copa do Mundo de Baku

Alice Hellen e Rayan Castro estão em treinamento desde do dia 3 de janeiro. O objetivo é buscar um bom resultado na primeira etapa de 2020 da Copa do Mundo de Ginástica de Trampolim, que será disputada neste fim de semana (15 e 16) em Baku, no Azerbaijão. A competição reúne ginastas do mundo todo e é uma das últimas etapas a somar pontos para o ranking mundial classificatório para os Jogos Olímpicos de Tóquio. Além dos dois ginastas do Clube, o técnico minastenista Alexandro Rungue integra a comissão técnica da seleção brasileira.

RayanRayan Castro e Alice Hellen representam o Brasil em Baku, neste fim de semana (Foto: Divulgação/MTC)

Rayan entra nas disputas preliminares a partir das 5h30 deste sábado, enquanto Alice inicia a competição a partir das 9h30, sempre no horário de Brasília (DF). Se chegarem às disputas por medalhas, eles voltam a competir no domingo. Todas as provas serão transmitidas pelo site da Federação Internacional de Ginástica (FIG). Clique AQUI para acessar.

Em 2019, Alice disputou quatro etapas de Copa do Mundo e, neste ano, já tem programada, além da etapa do Azerbaijão, a da Itália, que será no fim de março. As competições podem definir a única vaga da ginástica de trampolim feminina do Brasil nos Jogos Olímpicos. “Serão etapas importantes e definitivas. Não tem nada confirmado, ainda, e eu estou treinando forte para tentar melhorar no ranking mundial. Se conseguir bons resultados, posso garantir a vaga para o Brasil e é com este pensando que eu chego em Baku”, comentou Alice.

Na Copa do Mundo do Azerbaijão, no ano passado, Alice fez história. Ao lado da brasileira Camilla Gomes, ela conquistou a medalha de bronze no Trampolim Sincronizado. Até então, este foi o melhor resultado da ginastica de trampolim do Brasil em Copas do Mundo.

Já Rayan Castro, de 17 anos, disputar uma vaga olímpica é algo para lá de especial. Em 2019, logo em seu primeiro ano de categoria Adulta, Rayan foi o 5º colocado nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, e disputou duas etapas de Copa do Mundo, sendo, em uma delas, o melhor brasileiro da disputa. Ele também está no Azerbaijão e vai para a Itália, em março. “2019 foi um ano muito especial e ele veio para mostrar que eu posso chegar onde eu quero. É surreal saber que, em meu segundo ano como Adulto, já estou na disputa de uma vaga olímpica. Há pouco tempo, eu via grandes ídolos e, hoje, treino e disputo vaga com eles. Para mim é motivo de muita alegria e eu vou fazer de tudo para conquistar a vaga para representar o Minas e o Brasil em Tóquio. Para isso, pretendo fazer uma boa competição neste fim de semana e no próximo mês”, afirmou Rayan.

Siga as redes sociais oficiais da equipe de ginástica do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte
</p