O tempo vai fechar
NBB 2019/20 começa para o Minas neste sábado (Foto: Ignácio Costa / Minas Tênis Clube)
A temporada 2019/20 do Novo Basquete Brasil (NBB) gera expectativa no torcedor minastenista desde julho, quando o tradicional time da capital mineira passou a ser montado. O elenco foi definido com um único objetivo: conquistar o maior título brasileiro da modalidade.
Agora, chegou o momento que todos esperavam. Chegou o momento de ver o Minas em quadra. Está na hora do elenco receber o apoio das arquibancadas. Neste sábado (12/10), às 12h50, na Arena MTC, o Brasil vai parar para acompanhar uma grande partida. Na abertura do NBB, Minas e Flamengo medem forças em um dos jogos mais esperados da fase classificatória e que será transmitido, ao vivo, pela BAND.

O primeiro nome a ser anunciado pela diretoria minastenista já era conhecido da última temporada. Campeão da NBA em 2015, quando defendia o Golden State Warriors, o ala/armador Leandrinho renovou contrato para mais um ano com a camisa do Minas.
No primeiro ano com a camisa azul e branca, ele teve atuações memoráveis. Logo na estreia, contra o Flamengo, pela Copa Super 8, foram 20 pontos, três rebotes e seis assistências. Pelo NBB, na partida diante do Basquete Cearense, marcou 31 pontos e estabeleceu o novo recorde pessoal de pontos na competição. No NBB, tem médias de 18,4 pontos, 4,5 rebotes e 3,8 assistências por partida.
Na sequência, o Minas anunciou cinco reforços. O primeiro deles chegou para comandar a equipe na busca pelo título. Aos 39 anos, o jovem treinador Leo Costa será o comandante do Minas no NBB 2019/20. Ex-Macaé, ele fez grandes trabalhos com a equipe do interior do Rio de Janeiro.
Shilton, Alex e Tyrone reforçam o Minas na temporada 2019/20 (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
No grupo de jogadores, novidades e um velho conhecido da torcida mineira. A diretoria acertou o retorno do pivô Shilton Santos, 36 anos, ex-Corinthians. Ele vestiu a camisa do Minas nas temporadas 2014/15 e 2015/16 e é dono de três títulos do NBB (dois pelo Flamengo e um pelo Bauru).
Estreando no time minastenista, outro destaque nesta temporada será o experiente ala Alex Garcia, 39 anos, ex-Bauru. Com passagem pelas equipes do San Antonio Spurs e do New Orleans Hornets (NBA), o jogador é um velho amigo de Leandrinho. Juntos, disputaram duas Olimpíadas (2012 e 2016) e cinco Mundiais (2002, 2006, 2010, 2014 e 2019). Alex já conquistou quatro títulos do NBB (três com o Brasília e um com Bauru).
Quem também vestirá pela primeira vez a camisa do Minas é o armador Davi Rossetto, de 26 anos e campeão da última edição do NBB com o Flamengo. Com o rubro-negro carioca, o jogador teve médias de 5 pontos, 2,9 rebotes e 2,4 assistências por partida.
O ala Gui Deodato, 28 anos, ex-Mogi, é outro jogador que terá a primeira experiência como atleta do Minas. Bicampeão do Torneio de Enterradas do Jogo das Estrelas do NBB (2012 e 2013), o camisa 1 fez parte do elenco do Bauru que faturou o título do NBB na temporada 2016/17.
Treinos físicos também foram programados para a semana da estreia no NBB (Foto: Ignácio Costa / Minas Tênis Clube)
Para chegar ao lugar mais alto do pódio, a diretoria minastenista trouxe, em agosto, três jogadores norte-americanos. O primeiro a ser contratado foi o pivô Devon Scott, de 25 anos e 2m06. O jogador estava no Hispano Americano e foi destaque na Liga Argentina, como líder em eficiência, registrando, em 41 jogos, médias de 15,8 pontos, 8,2 rebotes e 2,83 assistências por partida.
Na criação de jogadas, o Minas terá em quadra o armador Farad Cobb, de 1,83m e 26 anos. Formado pela Universidade de Cincinatti, da primeira divisão dos Estados Unidos, o jogador já atuou no basquete da Eslováquia e disputou a Liga Ouro 2017/18, no Brasil, pela Unifacisa. Cobb estava no Basquete Cearense e teve médias de 10 pontos, 3,6 rebotes e 2,4 assistências na temporada 2018/19 do NBB.
E o Clube também anunciou a chegada do ala/pivô Tyrone Curnell, de 31 anos e 2,03m. A última equipe do jogador foi o Rafael Barias, da República Dominicana. Atuar no basquete brasileiro não será uma novidade para Tyrone. O ala/pivô estreou no NBB na temporada 2012/13, quando defendeu o Palmeiras. Foram dois anos com a equipe paulista. Depois, seguiu para o interior do estado de São Paulo e vestiu a camisa do Mogi por quatro temporadas seguidas. No NBB, Tyrone tem médias de 12,4 pontos, 6,9 rebotes e 3,1 assistências por partida. O novo reforço minastenista esteve em seis edições do Jogo das Estrelas do NBB.
Jogadores distribuíram autógrafos na apresentação da equipe (Foto: Orlando Bento / Minas Tênis Clube)
Em setembro, foi a vez do Clube anunciar o ala Alexei Patrício, de 22 anos e 1,90m. O jogador vem de Santa Catarina, onde disputava o Campeonato Catarinense de Basquete, pelo Joinville, com média de 13,2 pontos por partida na competição.
Nesta semana, o Clube reforçou o elenco com o jovem ala/pivô Felipe Queirós. Natural de Salvador (BA), o jogador de 21 anos e 2,02m estava no Rio Claro. Com passagens pelas equipes de Bauru, Limeira, Franca e Curitiba, o novo camisa 3 teve médias 16,1pontos, 8,1 rebotes e 1,5 assistência por jogo na Liga de Desenvolvimento de Basquete (LDB) 2018.
Até aqui…
Além dos treinos técnicos, táticos e físicos, a preparação para o NBB 2019/20 teve quatro amistosos. E o Minas venceu todos os duelos (Unifacisa, Basquete Cearense, São José e Pinheiros).
Na semana da estreia do NBB, o planejamento definido pela comissão técnica foi retomado.
“Os treinos desta semana foram focados em retomar os trabalhos após os dias que passamos fora, por conta dos amistosos. Fizemos o bloco de força, tração, movimentos que eles executam na quadra. Trabalhei com eles potência e força na academia, depois trabalhei potência na quadra. Tudo isso já pensando em transferência de força. Os treinos desta quinta e sexta já são mais voltados para a parte técnica do Leo (Costa)”, conta Paulo Alberto de Paula, preparador físico do time.
Apresentação do time
Uma semana antes da estreia no NBB, jogadores e membros da comissão técnica foram oficialmente apresentados ao público e à imprensa mineira. No último sábado (5/10), em evento realizado na Quadra do Coroa, em Contagem, região metropolitana de Belo Horizonte, os atletas sentiram o calor do público e o apoio que podem esperar nos jogos da equipe na Arena MTC.
“Gostaria de dar meus parabéns a todos do Minas, gostei muito da ideia da apresentação do time. É extremamente válido aproximar a equipe do público, esse é o grande intuito da nossa vinda aqui. As pessoas podem ver os ídolos, conversar, tirar foto. Fica também o convite para que eles possam torcer e prestigiar o Minas na temporada. Representamos o estado de Minas Gerais e a cidade de Belo Horizonte. Espero que eles comprem essa briga com a gente”, disse, no dia da apresentação, o técnico Leo Costa.
Alex e Gui Deodato vestirão a camisa do Minas pela primeira vez na carreira (Foto: Ignácio Costa / Minas Tênis Clube)
Na segunda passagem pelo Clube, o pivô Shilton também gostou do contato com o público.
“Isso sempre chama a torcida, mostrando que os jogadores estão aqui. Nós somos totalmente acessíveis, isso é muito bom para todos. Temos a oportunidade de devolver um pouco daquilo que a torcida traz, porque os torcedores estão sempre vibrando, incentivando. A gente devolve para quem vai, mas, principalmente, tentamos trazer quem está receoso, quem ainda não conhece muito bem o melhor esporte do mundo. Retribuir um pouco do carinho e do incentivo é a melhor coisa”.

Qual a avaliação que você faz do desempenho do Minas nos amistosos, sabendo que a equipe passou por grande reformulação?
“O ideal em todo amistoso é a preparação, identificar os pontos fortes e pontos fracos da equipe. Assim, você vai evoluindo, direcionando o treinamento e o pensamento, para que a equipe encontre o máximo do potencial o quanto antes. Então, nesse sentido, além das vitórias, os amistosos foram muito proveitosos.
Acho que a equipe já pegou uma ideia do que o técnico pretende, das características individuais, de como isso se complementa, para que a equipe pegue uma cara legal, se entrose e possa jogar em um nível alto” – armador Davi Rossetto.
Os títulos e a experiência do elenco ajudam a compensar os poucos dias de treino que a equipe teve com todos os atletas?
“Com certeza. Eu acredito que tem um entrosamento que vem pelo conhecimento, amizade que você tem com alguns atletas. Eu já joguei com o Alex, o Alex com o Leandro. Tive a oportunidade de atuar com o Davi, com o Shilton, com o Alexei. São coisas que ajudam, conhecemos o caráter de cada um. Isso traz tudo para um lado positivo, representa confiança, um acreditando cada vez mais no outro. São elementos que nos ajudam a crescer” – ala Gui Deodato.
Cobb e Davi Rossetto são os armadores do Minas na temporada (Foto: Ignácio Costa / Minas Tênis Clube)
Qual a cara desse Minas?
“Eu vejo um time com talento, que vai brigar por todas as posses de bola e que, em todos os jogos, vai lutar pelas vitórias” – ala/armador Alex.
Como acredita que irá ajudar o Minas na temporada?
“Por ser um atleta jovem, em formação, acredito que vou ajudar muito na rotação, tanto na defensiva quanto na ofensiva. Correr muito na quadra, ajudar a descansar alguns atletas, como o Tyrone e o Shilton. Pretendo me doar ao máximo aqui. Eu chego pronto, porque estava em atividade. Estou me sentindo muito bem, tanto na parte física quanto na confiança. É só levar isso tudo para dentro de quadra e jogar basquete” – ala/pivô Felipe Queirós.

Emoção é o que não falta no Novo Basquete Brasil (NBB). Na busca pelo título da temporada 2019/20, o apoio das arquibancadas é fundamental. CLIQUE AQUI para acompanhar os jogos dos melhores lugares da Arena MTC e fazer parte da torcida mais vibrante do Brasil. Os torcedores cadastrados devem apresentar a carteira de identidade no dia do jogo para ganhar uma camisa da Torcida Minas Storm. Serão contemplados os cem primeiros que chegarem à Arena em cada rodada. Faça seu cadastro e venha torcer conosco por uma das equipes de basquete mais tradicionais do Brasil! #MinasStorm

Os ingressos já estão à venda pela internet. CLIQUE AQUI para comprar. Os valores são R$ 20 e R$ 10 (meia-entrada), e os torcedores também podem fazer a compra nas bilheterias da Arena MTC. Sócios do Minas conseguem comprar o ingresso nas Centrais de Atendimento do Minas I e II. No sábado, os portões e as bilheterias serão abertos às 11h50. Os primeiros mil torcedores pagam o preço promocional (R$ 10).
12/10 – 12h50 – Minas X Flamengo – Arena Minas Tênis Clube – BAND
14/10 – 20h – Minas X Botafogo – Arena Minas Tênis Clube – DAZN
22/10 – 20h – Rio Claro X Minas – Rio Claro (SP) – FACEBOOK
24/10 – 19h30 – Pato Branco X Minas – Pato Branco (PR) – TWITTER
2/11 – 12h45 – São Paulo X Minas – São Paulo (SP) – BAND
4/11 – 19h30 – Paulistano X Minas – São Paulo (SP)
19/11 – 19h – Minas X Bauru – Arena Minas Tênis Clube – DAZN
23/11 – 12h45 – Minas X Franca – Arena Minas Tênis Clube – BAND
4/12 – 20h – Mogi X Minas – Mogi das Cruzes (SP) – DAZN
6/12 – 21h10 – São José X Minas – São José dos Campos (SP) – FOX SPORTS
12/12 – 19h30 – Basquete Cearense X Minas – Fortaleza (CE) – DAZN
14/12 – 16h – Unifacisa X Minas – Campina Grande (PB) – TWITTER
19/12 -19h – Minas X Pinheiros – Arena Minas Tênis Clube
21/12 – 12h45 – Minas X Corinthians – Arena Minas Tênis Clube – BAND
29/12 – 11h – Minas X Brasília – Arena Minas Tênis Clube – FACEBOOK
Patrocinador: CVC
Patrocinador: Quatree
Fornecedor de Material Esportivo: Icone
Apoio: Coleguium
Siga as redes sociais oficiais do Basquete do Minas:
Facebook: /mtcbasquete
Instagram: @mtcbasquete</p