Esporte

No pódio

Minastenistas abrem o Sul-americano de Natação com cinco medalhas

Equipe minastenista no Parque Olímpico da Juventude, na ArgentinaEquipe minastenista no Parque Olímpico da Juventude, na Argentina

Os nadadores do Minas começaram com tudo na disputa do Campeonato Sul-americano de Esportes Aquáticos. Nesta terça-feira (16/3), primeiro dia de disputas, os minastenistas conquistaram quatro medalhas para o Brasil e uma para a Argentina. Julia Sebastian, Lucas Peixoto e Pablo Vieira foram medalhistas de ouro, enquanto Eduardo Moraes e Fernanda Celidônio levaram medalhas de prata. A competição internacional segue até a próxima sexta-feira (19/3), em Buenos Aires, na Argentina, com as eliminatórias pela manhã e as finais a partir das 18h30 (horário de Brasília).

A primeira medalha do Brasil na competição veio com o minastenista Eduardo Moraes, que fez o seu melhor tempo nos 800m livre (8m08s50) e foi o vice-campeão. Na sequência, Fernanda Celidônio disputou os 200m medley e também fez a sua melhor marca (2m16s83), garantindo mais uma prata para o time brasileiro. A atleta ainda disputou os 50m costas nas finais desta terça-feira e terminou em sétimo lugar, com o tempo de 30s23.

O primeiro ouro foi conquistado por Lucas Peixoto, que foi mais um minastenista a fazer o seu melhor tempo, dessa vez nos 100m livre, com 49s36. “Gostei bastante da prova. Queria até fazer um pouco menos, mas como estávamos sem competir, gostei bastante, voltar a ter ritmo competitivo é bem importante. Me senti bem, só de estar aqui já está valendo a pena, a piscina é maravilhosa. Dedico essa medalha a minha família e ao meu clube, o Minas”, comemorou.

Julia Sebastian também fez bonito no primeiro dia de provas e faturou o ouro nos 100m peito (1m08s93), representando a seleção argentina. O nadador Pedro Muschioni Cristo disputou duas provas e terminou em quinto lugar nos 200m medley (2m06s52) e em oitavo nos 100m peito (1m05s41).

Lucas Peixoto fez o seu melhor tempo nos 100m livre e levou o ouro / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDALucas Peixoto fez o seu melhor tempo nos 100m livre e levou o ouro / Foto: Satiro Sodré/SSPress/CBDA

O Minas é representado por oito nadadores, além do técnico André Cordeiro, da fisioterapeuta Tatiana Ribeiro e do biomecânico Gustavo Lima, no Campeonato Sul-americano de Esportes Aquáticos. Estão na disputa pelo time brasileiro os atletas Fernanda Celidônio, Eduardo Moraes, Gabriel Perseguin Dias, Lucas Peixoto, Pablo Vieira, Pedro Muschioni Cristo e Victor Baganha. A nadadora Julia Sebastian foi convocada pela seleção argentina.

Apesar do Sul-americano ser da categoria absoluta, a delegação brasileira que está na competição é formada apenas por atletas com idade entre 17 e 21 anos. O jovem time brasileiro disputa o torneio com o objetivo de manter a hegemonia do Brasil em campeonatos sul-americanos. Em 2018, no Peru, o Brasil sagrou-se campeão geral na natação, com 52 medalhas conquistadas.

Medalhas do Minas – Sul-americano de Natação 2021

Ouro
Lucas Peixoto – 100m livre – 49s36
Julia Sebastian – 100m peito – 1m08s93
Pablo Vieira e Lucas Peixoto, ao lado de Murilo Sartori e Gustavo Saldo – 4x200m livre – 7m24s32

Prata
Eduardo Moraes – 800m livre – 8m08s50
Fernanda Celidônio – 200m medley – 2m16s83

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao