Esporte

Foco em Tóquio

Medalhista mundial, Fernando Scheffer agora mira o sonho olímpico

Um dos nomes da natação do Minas nos Jogos Olímpicos de Tóquio é Fernando Scheffer, jovem atleta que já tem no currículo uma medalha em campeonato mundial. Neste episódio da série “Minas em Tóquio”, conheça um pouco mais sobre o nadador minastenista, que é visto como ídolo por companheiros de equipe e que vai disputar os 200m livre e o revezamento 4x200m livre nos Jogos do Japão, que começam a partir do dia 23 de julho.

Natural de Canoas, no Rio Grande do Sul, Scheffer está na equipe minastenista desde 2018 e vai disputar a sua primeira edição de Jogos Olímpicos, aos 23 anos. Na Seletiva Olímpica, realizada em abril, no Rio de Janeiro, venceu a disputa dos 200m livre e fez o índice com o tempo de 1m46s28. A marca a ser batida era 1m47s02. Com a vitória, Scheffer ainda garantiu uma vaga no time brasileiro do revezamento 4x200m livre, que terá também os nadadores Breno Correia, Murilo Sartori e Luiz Altamir Melo.

Uma referência no time minastenista, Fernando Scheffer já foi citado em entrevista como ídolo do companheiro de equipe Miguel Valente, também nadador olímpico. Com grandes conquistas na carreira e dedicado aos treinos, o nadador agora mira o sonho olímpico. “Acho que muita coisa mudou nos últimos anos, amadureci, ganhei experiência em competições internacionais e tenho treinado muito forte, assim como vários atletas. A ansiedade estava forte antes da prova na Seletiva, mas tentei manter os pensamentos em ordem. Não lembro muito bem da prova, para falar a verdade, mas gostei da forma como nadei e o importante é que consegui fazer a marca. Estou muito feliz em participar da minha primeira olimpíada”, afirmou.

Confira também o perfil de Beatriz Dizotti e Bruno Fratus

Em seu currículo, Scheffer já tem o título de campeão e recordista mundial do 4x200m livre, no Mundial de Piscina Curta (25m) de Hangzhou, na China, em 2018, ao lado de Luiz Altamir, Leonardo Santos e Breno Correia. Também conquistou o ouro nos 200m e no 4x200m livre nos Jogos Pan-americanos de Lima, no Peru, em 2019, e a prata nos 400m livre. O nadador ainda é o atual recordista sul-americano dos 200m livre, com 1m45s41.

Além de Fernando Scheffer, o time olímpico de natação do Minas nos Jogos de Tóquio terá Aline Rodrigues, Beatriz Dizotti, Bruno Fratus, Vinícius Lanza e Guilherme Costa, pela seleção brasileira, e Julia Sebastian, que representa a Argentina. O técnico Sergio Marques integra a comissão técnica do Brasil. No vôlei, o Clube será representado por Macrís e Carol Gattaz, no feminino, e por Maurício Souza, no masculino. O atleta Caio Souza e o técnico Ricardo Yokoyama estão no time brasileiro de ginástica artística.

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao