Esporte

Valeu, Diogo!

Diogo Villarinho, do Teknisa/Minas, faz boa prova no Pré-olímpico de Maratonas

O nadador do Teknisa/Minas Diogo Villarinho disputou, na tarde deste domingo (20/6), em Setúbal (Portugal), o Pré-olímpico de Maratonas Aquáticas, e terminou em 21º lugar, com o tempo de 2h03m08. A competição, organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina), era classificatória para os Jogos Olímpicos de Tóquio, e o minastenista brigou até o fim pela classificação. Por pouco, Villarinho não levou a vaga disponível por continente. O canadense Hau-Li Fan, que chegou em 18º (2h03m05), ficou com a vaga. O técnico Marcelo Vaccari acompanhou o nadador na competição.

Marcelo Vaccari e Diogo Villarinho participaram do Pré-olímpico de Maratonas AquáticasMarcelo Vaccari e Diogo Villarinho participaram do Pré-olímpico de Maratonas Aquáticas

Diogo Villarinho tem histórico vencedor nas provas de maratonas aquáticas. Ainda no juvenil, foi convocado para a sua primeira seleção brasileira, para disputar o Sul-americano no Peru, em 2011. No ano seguinte, foi quinto lugar no Mundial Junior e, em 2013, se classificou para a primeira seleção absoluta, para o Mundial de Barcelona. Conquistou a primeira medalha em Copa do Mundo em 2014, com o bronze em Cancun. A partir daí, Diogo Villarinho conquistou mais medalhas em copa do mundo e também no Sul-americano Absoluto.

A conquista mais importante foi em 2015, no Mundial de Kazan, com a medalha de prata na prova de 5km por equipe. No ano de 2017, quando retornou ao Minas, se dedicou também às disputas de piscina, mas sem deixar as maratonas. Em 2019, conseguiu o feito inédito de ser o primeiro brasileiro a se classificar para o mundial tanto nas provas de natação quanto nas maratonas.

O técnico Marcelo Vaccari faz parte do projeto Olímpico de Natação – Minas Tênis Clube, processo nº 58000.011284/2018-87.

Patrocinador: Teknisa

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao