Esporte

De olho em Tóquio

Diogo Villarinho disputa Pré-olímpico de Maratonas em busca de vaga nos Jogos do Japão

Em busca do sonho de competir nos Jogos de Tóquio, o nadador Diogo Villarinho, do Teknisa/Minas, vai disputar o Pré-olímpico de Maratonas Aquáticas, no próximo domingo (20/6), em Setúbal (Portugal). A competição é organizada pela Federação Internacional de Natação (Fina), e os atletas vão disputar as vagas restantes para Tóquio. Classificam os nove primeiros colocados, sendo um por país; um nadador de cada continente, somados aos nove e não sendo do mesmo país; e o melhor nadador do Japão. A prova (10km) está marcada para começar às 12h (Horário de Brasília), e o Canal Olímpico do Brasil vai transmitir (www.canalolimpicodobrasil.com.br). O técnico Marcelo Vaccari acompanha o nadador minastenista em Portugal.

Diogo Villarinho está com foco total na competição para conquistar a sonhada vaga olímpica para Tóquio. “Desde o início me preparei para os 1.500m livre, na natação, e para os 10km, nas maratonas. No Mundial de Gwangju, disputei a competição nas duas modalidades e tinha esse sonho para os Jogos de Tóquio. A vaga na piscina não veio, mas estou muito animado e focado para a prova em Setúbal. Vai ser a minha segunda seletiva olímpica, uma outra oportunidade de conquistar o meu maior sonho que é representar o Brasil nos Jogos Olímpicos”, afirmou.

Técnico Marcelo Vaccari e Diogo Villarinho estão em Portugal para o Pré-olímpico de Maratonas AquáticasTécnico Marcelo Vaccari e Diogo Villarinho estão em Portugal para o Pré-olímpico de Maratonas Aquáticas

O nadador do Teknisa/Minas também ressaltou que a disputa em Portugal vai ser de alto nível. “O Pré-olimpico, sem dúvidas, será uma prova muito forte. Vários países importantes e com tradição vão brigar por essas vagas com o Brasil. A minha estratégia é posicionar bem durante a prova e estar sempre atento a todas as movimentações do pelotão para brigar até o fim pelo top 10 da prova. Disputar a seletiva de maratonas tem um gostinho especial, é a modalidade em que tive mais sucesso em toda a minha carreira, me sinto realmente em casa. Não vejo a hora de cair na água e fazer o meu melhor”, comentou Villarinho.

Diogo foi atleta do Clube entre 2011 e 2016, e depois retornou em 2017. Ainda no juvenil, foi convocado para a sua primeira seleção brasileira, para disputar o Sul-americano no Peru, em 2011. No ano seguinte, foi quinto lugar no Mundial Junior e, em 2013, se classificou para a primeira seleção absoluta, para o Mundial de Barcelona. Conquistou a primeira medalha em Copa do Mundo em 2014, com o bronze em Cancun. A partir daí, Diogo Villarinho conquistou mais medalhas em copa do mundo e também no Sul-americano Absoluto. A conquista mais importante foi em 2015, no Mundial de Kazan, com a medalha de prata na prova de 5km por equipe. No ano de 2017, quando retornou ao Minas, se dedicou também às disputas de piscina, mas sem deixar as maratonas. Em 2019, conseguiu o feito inédito de ser o primeiro brasileiro a se classificar para o mundial tanto nas provas de natação quanto nas maratonas.

Os atletas são beneficiados pelo projeto “Olímpico de Natação – Minas Tênis Clube”, processo nº 58000.011284/2018-87 através da Lei de Incentivo ao Esporte.

Patrocinador: Teknisa

Siga as redes sociais oficiais da Natação do Minas:
Facebook: /mtcnatacao
Instagram: @mtcnatacao