O tão aguardado ano olímpico chegou. E a contagem regressiva para os Jogos Olímpicos de Tóquio também já começou. Neste fim de semana, a seleção brasileira de judô terá o seu primeiro grande compromisso na temporada. Neste sábado e domingo (8 e 9/2), será disputado o tradicional e forte Grand Slam de Paris, na França. O Brasil será representado por 16 judocas, dentre eles, os minastenistas Mariana Silva (63kg) e Guilherme Schimidt (81kg). Ao todo, cerca de 700 judocas do mundo inteiro participam da competição.
O Grand Slam de Paris é uma das competições mais tradicionais do Circuito Mundial da Federação Internacional de Judô (FIJ). O torneio distribui até mil pontos no Ranking Mundial, um dos principais critérios da Confederação Brasileira de Judô (CBJ) para formar a seleção olímpica.
Além dos minastenistas estão de briga por medalhas e por pontos no ranking os brasileiros Allan Kuwabara (60kg), Phelipe Pelim (60kg), Willian Lima (66kg), Marcelo Contini (73kg), Michael Marcelino (73kg), Leandro Guilheiro (81kg), David Moura (+100kg) e Rafael Silva Baby (+100kg). A seleção feminina é formada por Sarah Menezes (52kg), Larissa Pimenta (52kg), Jessica Pereira (57kg), Samara Contarini (63kg), Beatriz Souza (+78kg) e Maria Suelen Altheman (+78kg).
A judoca Mariana Silva volta a competir no Circuito Mundial. Para a atleta, que sofreu com lesões no joelho, o momento, agora, é de muita alegria. “Comecei esse ano do jeito que eu gosto, no 220. Passei o mês de janeiro todo em treinamento de campo fora do Brasil. Foi uma semana em Mittersil, na Aústria, depois em Roma, na Itália, e fiquei mais uma semana com a seleção em Pindamonhangaba (SP). Me sinto pronta e muito motivada para buscar uma medalha no cenário mundial. Sou muito grata por todo o apoio que tive até aqui para cada dia me sentir mais forte. Agradeço a Deus e a todos que caminharam comigo. É muita felicidade por estar em condições de lutar pelo meu sonho, que é representar o Brasil em mais uma Olimpíada”, destacou a judoca do Minas, que entra no tatame no sábado (8/2).
Após se recuperar de lesões no joelho, Mariana Silva volta a disputar competições no Circuito Mundial (Foto: Orlando Bento/MTC)
Já Guilherme Schimidt garantiu o direito de disputar o Grand Slam de Paris após vencer o reality Ippon, da TV Globo, em parceria com a CBJ. O atleta também não teve folga. Ele parou apenas alguns dias para curtir as festas de fim de ano com a família e se dedicou à preparação para o Grand Slam. “Me preparei muito forte para esta competição. Se eu conseguir trazer a medalha de ouro, que é o que almejo, ficarei mais perto do meu sonho. Estou um pouco ansioso para esta disputa e para este ano, que é decisivo, mas também estou muito confiante e tenho certeza que estou capacitado para alcançar os melhores resultados”, comentou o minastenista, que entra na disputa no domingo (9/2).
Guilherme Schimidt representa o País na França (Foto: Orlando Bento/MTC)
As lutas preliminares começam 10h. Já as disputas de medalhas serão a partir das 13h, sempre no horário de Brasília (DF).
Patrocinador: Belo Dente
Siga as redes sociais oficiais da equipe de judô do Minas:
Facebook: /mtcesporte
Instagram: @mtcesporte</p